A Semana em voo picado: Só não vê quem não quer ver!

Arrancamos a semana com os piores números, desde o início da pandemia, quanto a mortes por COVID19… e com o fantasma de o Governo poder voltar atrás na abertura das regras para a quadra natalícia!

Alguns especialistas avançam que os números da mortalidade refletem um atraso de 4 semanas em relação à onda de novos casos… o que significa que este aumento de número de mortes se deve, sobretudo, à subida de casos durante o mês de Novembro… se assim é… esperemos que os novos casos se mantenham com tendência de descida… não tanto por causa do Natal… mas pelas vidas que se podem vir a poupar!

Esta segunda-feira foi ainda marcada pelo início do plano de vacinação nos EUA… Aos poucos, os vários países iniciam aquele que será um passo decisivo para que possamos “vencer esta guerra contra o vírus”!

Na terça-feira ficamos a saber que os bancos europeus vão poder voltar a distribuir dividendos aos seus accionistas (depois de estes estarem congelados desde março), ainda, assim, com limitação a 15% dos lucros acumulados de 2019-2020… 

Ora aqui está uma notícia que, seguramente, polarizará opiniões… por um lado aqueles que acham que os dividendos são uma coisa má… por outro os que acham que o estado não tem nada que se meter na vida das empresas…

Pela minha parte creio que os dois lados estão errados!… E aos primeiros diria que sem dividendos não há investimento… e… sem investimento não há economia… aos segundos que quem não quer que o estado se meta para limitar os dividendos a ele não pode reclamar quando pretende ajudas ou subsídios!… 

Na quarta-feira os jornais levantam o véu acerca das, mais que prováveis, recomendações para o Natal!… neste capítulo nada de novo… distanciamento social de 2 metros entre convidados que não partilhem o agregado familiar.… máscara sempre que não se estiver a comer… precauções com os animais de estimação se tivermos pessoas de fora do agregado familiar… não partilhar toalhas nas casas de banho… se tiver sintomas ficar em isolamento!… 

Como disse nada de novo… o que não significa que seja fácil… pois a mim parece-me mesmo muito difícil… já se verá o nível de adesão a estas regras nas casas de cada um de nós!

A semana segue e na quinta-feira o Jornal Económico conta-nos que, segundo a diretora de Investigação e Advocacia da Amnistia Internacional Portugal, existe um “problema sistémico” e “um padrão de abusos dentro” das estruturas do SEF…. 

Trata-se assim, aparentemente, de uma confirmação de que o caso de Ihor Homenyuk não terá sido apenas “um caso isolado”!… E o Sr. Ministro da Administração Interna, ainda por aí anda?

André Ventura dá uma entrevista ao Observador onde diz que recebeu de Deus a missão de mudar Portugal!!!… É isto… já só faltava o apelo divino… só não vê quem não quer ver!…

Finalmente o governo decreta recolher obrigatório na noite de passagem de ano a partir das 23:00 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro a partir das 13:00!

Do mal o menos… sempre mantivemos alguma liberdade para o Natal!…

Na sexta-feira encontro um artigo no “Jornal Economico” onde António Bernardo, presidente da consultora Roland Berger, alerta para o facto da restruturação da TAP estar a ser “demasiado politizada” defendendo a necessidade de uma reestruturação e posterior privatização sustentando que “a fusão ou compra de participação por uma grande companhia aérea deve ser o ponto de chegada”. 

Talvez seja este o caminho… não sei… mas seja este ou outro… o importante é assegurar que a solução final mantem a cobertura adequada de transporte aéreo de, e para, Portugal… e que a TAP não continue a ser o sorvedouro de recursos que tem sido ao longos dos anos!

Entramos no fim de semana com a sondagem da Universidade Católica e da RTP sobre os hipotéticos resultados eleitorais caso as eleições fossem agora… escolhi este tema, para assinalar aqui, não pelos seus resultados em especial… mas dadas as diferenças tão significativas versus uma sondagem do expresso publicada a 17 Dezembro último!…

Bem sei que são sondagens distintas… que o período das entrevistas não coincidiu… que não devemos analisar sondagens com foco nos números, mas nas tendências… mas… ainda assim, há algo aqui que não me faz nenhum sentido… senão vejamos:

  • A sondagem do Expresso apresenta o PS a subir aos 39% e o PSD a descer aos 25%… naquele que seria um cenário que o PS valeria mais que toda a direita junta… 
  • Já a sondagem da RTP atribui ao PS 37%, em linha com outras sondagens recentes, e ao PSD 30% o que corresponderia a uma subida de 2ppt face a outros estudos recentes.

Como não acredito em bruxas… e como estou seguro que tanto a Universidade Católica como o ISCTE são instituições credíveis e altamente capacitadas para estes estudos… fica-me a pergunta sobre que tipo de epifenómenos podem explicar tal desacerto?

A semana fecha com o Expresso a noticiar que a ivermectina, um anti-parasitário produzido pela Portuguesa Hovione, parece apresentar um potencial interessante para o tratamento precoce da COVID19… o produto, para além de já estar disponível no mercado parece apresentar um perfil risco-benefício e custo-eficácia favoráveis, tendo apresentado resultados promissores em alguns estudos preliminares!…

Sem prejuízo da necessidade de mais dados científicos, esta é mais uma boa noticia… e pode constituir-se como um avanço significativo no combate a esta crise pandémica!

Ainda no Domingo, André Ventura defende, em entrevista ao Expresso, que o Presidente possa ter um braço armado no Parlamento para “que possa liderar o Estado e não ser apenas uma figura de corta fitas, para tirar selfies e aparecer nas cerimónias de prémios”…. revelador… muito revelador… mais uma vez… só não vê quem não quer ver!…

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ASemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: