A Semana em voo picado: Ooopsss, dois tropeções a fechar o ano!

Na semana que nos transportou até ao novo ano, soubemos dos aumentos na Administração da TAP!.. Em resumo Ramiro Sequeira, que ocupava anteriormente o cargo de administrador operacional (chief operating officer) pelo qual auferia 17 mil euros brutos por mês, vê o seu salário subir para 35 mil Euros brutos por mês!… Ainda assim a baixo dos 45 mil do seu antecessor Antonoaldo Neves!… Adicionalmente também Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da TAP, teve um aumento salarial de 1500 Euros mês (ficando a ganhar 13,5 mil euros brutos) e Alexandra Vieira Reis, que já era diretora da TAP e passou para a comissão executiva, se vê aumentada em 11 mil Euros por mês passando a auferir um salário mensal de 25 mil euros brutos.

Aparentemente os aumentos foram decididos em outubro pela Comissão de Vencimentos da TAP e, segundo a imprensa, o Governo teve conhecimento e terá dado aval às alterações.

O país incendiou-se… entre aqueles que bradaram aos céus pelos valores em causa… aqueles que criticaram a oportunidade da decisão e aqueles que a tentaram justificar de forma mais ou menos atabalhoada! 

O governo acaba por tomar uma posição já na terça-feira, esclarecendo que… 

1. Os vencimentos avançados pela comunicação social “não são aqueles que efetivamente têm sido pagos, uma vez que se trata de valores brutos, sobre os quais têm sido aplicadas reduções que atingiram os 35% durante o lay off…”.  

2. O aumento de Ramiro Sequeira corresponde a um “evidente acréscimo de responsabilidades” e que o seu salário seguirá sendo “bastante inferior ao salário de referência do seu antecessor nas mesmas funções”. Com isto o ministro sustenta que “o CEO da TAP não teve qualquer aumento de remuneração, pelo contrário, verificou-se uma diminuição”. Quanto à situação de Alexandra Reis o aumento de salário é igualmente justificado pela passagem à administração da empresa… tratando-se de uma “atualização salarial correspondente à mudança de funções”. 

3. Por fim destaca o facto de os dois estarem a acumular as novas funções com as funções antigas… pelo que o aumento contabiliza as duas funções!

Ora… vejamos estas justificações do governo uma a uma… 

O primeiro ponto é absolutamente irrelevante… Sim, os valores anunciado são brutos… como aliás, estava claro nas noticias do dia anterior… E depois? Não serão, do mesmo modo, aumentos para mais do dobro num caso e quase o dobro no outro?… A utilização deste argumento serve apenas para confundir a opinião publica!…

O segundo ponto é O PONTO!… Se existe algo que justifique estes aumentos (pelo menos estes dois aumentos) a mudança de posição é, efectivamente, esse algo… faltaria agora explicar a oportunidade… coisa que me parece mais complicado!… Seria tão difícil propor a Ramiro Sequeira e a Alexandra Vieira Reis aumentos um pouco “menos agressivos”?… Bem sei que é o mercado… mas também o mercado atravessa uma fase difícil… e… ninguém entende que, numa altura em que se prevê o despedimento de 1800 pessoas assim como o corte de 25% na massa salarial, se decidam aumentos deste calibre…

O próprio presidente da República apelou ao bom senso para que não houvesse aumentos porque “em política, o que parece é, e a perceção é fundamental”.

Quanto ao terceiro ponto… não sei o que diga… deve ter sido a brincar, de certeza!… a menos que os seus salários voltem a baixar quando estes administradores forem substituídos nas funções anteriores! 

Finalmente sobre o caso de Miguel Frasquilho o ministro explicou que o mesmo acumulou, com as funções que já exercia, as funções anteriormente desempenhadas por Humberto Pedrosa! Apesar disto Miguel Frasquilho acabou por renunciar a este aumento. Ora aqui está uma decisão certa no momento errado!… Pois ficamos com a ideia que a renuncia se deve á pressão mediática e não a qualquer rebate de consciência de Miguel Fraquilho… De qualquer modo, vale mais tarde que nunca!

Na quarta-feira acordamos com a notícia da aprovação da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca no Reino Unido. Esta nova vacina recorre a uma técnica diferente daquela que é utilizada pelo consorcio Pfizer / BioNTeck… e que, por isso mesmo, tem um custo inferior e não é tão exigente do ponto de vista logístico, uma vez que pode ser guardada em condições normais de refrigeração. 

A inclusão desta nova vacina no nosso arsenal contra a COVID19 é uma excelente notícia antes do fecho do ano de 2020.

Entretanto o número de casos de COVID-19, em Portugal, volta a subir superando os 6000 casos1

E chegamos ao último dia do ano… Quinta-feira 31 de Dezembro 2020… e uma nova polémica estala com os jornais a revelar que o Governo Português terá dado informações falsas para justificar a escolha do procurador europeu José Guerra em vez de Ana Carla Almeida.

José Guerra garante não ter qualquer responsabilidade nestes erros e que os mesmos só podem ser devidos a um lapso. Por seu turno a ministra da Justiça escusou-se a comentar o documento, dizendo apenas que este é um processo de natureza reservada. 

Pois a mim me parece que quem devia ser “reservada” era a Sra. Ministra… 

Mais uma vez, estamos perante uma situação intolerável e em, ao que tudo leva a querer, a culpa voltará a morrer solteira!

Como é possível que o governo sustente a sua escolha, e consequente desqualificação de uma candidata que já havia sido incomoda para o governo, com falsidades e os responsáveis ainda estejam nos seus lugares?… É caso para dizer que “quem se mete com o PS, leva”… Porque… não acredito que tenha sido um lapso!… são 3 falsidades, uma delas repetidas 6 vezes na missiva enviada ao Conselho Europeu!… Não nos façam de parvos, por favor!!!  

O ano começa com a notícia da partida de Carlos do Carmo! Portugal e a cultura Portuguesa fica mais pobre com a partida daquele que nas palavras do musicólogo Rui Vieira Nery foi “maior força renovadora do fado, depois de Amália Rodrigues”. Paz á sua alma!

Ainda no dia 1 de Janeiro Catarina Martins pediu ao governo que tenha “coragem” para mexer de forma estrutural na economia, em áreas concretas como as leis laborais e nas regras da habitação… Catarina Martins não perde uma oportunidade!… Adivinha-se um ano interessante!

António Costa assinala o início da Presidência portuguesa da União Europeia com uma mensagem de ano novo em que apresenta a vacinação contra a COVID-19 e o arranque do Programa de Recuperação e Resiliência como as grandes prioridades para a Europa e para Portugal em 2021. Para isso pede “a mobilização extraordinária dos portugueses” … “agora orientada para a reconstrução”… 

Aqui estamos António Costa… seguramente que os Portugueses se mobilizarão pelo seu país… saiba o seu governo estar á altura do povo que diz servir!

No Sábado o tema do dia foi a dobragem do novo filme da Disney… um filme com um protagonista negro e a voz de actores negros na versão original, mas que, na versão portuguesa, a dobragem foi feita por actores brancos!

Sou 100% anti-racista… mas não entendo a polémica!… Para mim é-me indiferente a côr do actor que faz a dobragem!… A personagem seguirá dando as mesmas mensagens e a passar os mesmos valores áqueles que virem o filme… e o símbolo de um protagonista negro num filme de animação da Disney mantem-se intocado!…

Sou 100% a favor da causa anti-racista… mas não me parece que esta polémica a sirva… pelo contrário me parece que joga contra!

Ainda no Sábado o semanário SOL traz um trabalho muito interessante onde 10 especialistas2 que ficamos a conhecer com a pandemia fazem as suas previsões para a evolução da COVID19 em 2021… esperam-se boas notícias a partir do verão! 

Domingo o DN, dá-nos conta da mais recente sondagem da AXIMAGE para o DN, o JN e a TSF, em que o PS mantem uma diferença de 13 ppts para o PSD… Rui Rio precisa de arrepiar caminho! Outros pontos de destaque nesta sondagem são o crescimento da Iniciativa Liberal e o quase desaparecimento do CDS3!… 

Ainda no domingo, ficamos a saber que, no dia anterior, Portugal tinha registado o segundo maior aumento do número de doentes internados desde o início da pandemia. De facto, os números dos últimos dias mantêm-se preocupantes levantando duvidas sobre os potenciais efeitos das festas natalícias e de ano novo… do meu sofá não me surpreendo!… Já sabíamos que íamos pagar a factura… confinemos agora para compensar e tentar inverter os números tão rápido quanto possível!

Nota: A rubrica “A Semana em voo picado” não incluirá uma análise sobre os debates das presidenciais uma vez que estas terão uma rubrica a parte… “stay tunned” 

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ASemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://expresso.pt/coronavirus/2020-12-30-Covid-19.-Casos-voltam-a-superar-os-6000-regiao-Centro-com-recorde-de-infecoes-diarias-o-surto-em-Portugal-em-graficos-e-mapas
  2. António Silva Graça, Baltazar Nunes, Carla Nunes, Filipe Froes, Gabriela Gomes, Manuel Carmo Gomes, Nelson Pereira, Óscar Felgueiras, Pedro Simas e Ricardo Mexia
  3. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/03-jan-2021/ps-mantem-fosso-de-13-pontos-para-o-psd-13189598.html#media-2

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: