Autor Convidado: Daniel Guedelha

Saúde e as novas tecnologias… vamos fazer acontecer?

Muitas vezes questionamos os nossos políticos e a sua incapacidade de fazer acontecer e de criar valor para Portugal! Permitam-me discordar …. pelo menos parcialmente. Esta capacidade de criar e fazer acontecer está ao alcance de todos nós!

Photo by National Cancer Institute on Unsplash (1)

A nossa sociedade, aberta e democrática, deve procurar criar valor de forma intrínseca e orgânica. Não devemos esperar que alguém nos diga o que deve ser feito, que nos conceda subsídios, ou que seja criada algum tipo de task force. Não precisamos de nada disto para gerar valor… existem diversas formas de intervenção cívica para o fazer e, subsequentemente, ajudar a nossa sociedade.

Em 2020, juntamente com o meu amigo André Correia, pensámos de que forma poderíamos assumir um papel mais ativo na sociedade portuguesa nas áreas que melhor conhecemos: saúde e novas tecnologias. Queríamos dar um contributo positivo e, ainda mesmo que pequeno, que conseguisse chegar a várias pessoas. 

A nossa decisão foi de iniciar o podcast CRUZAMENTO em que os temas da saúde e do digital se cruzassem, para criar um espaço de entrevistas aberto e inovador. 

Depois de mais de 15 entrevistas gravadas, a personalidades nacionais com vasta experiência nestas áreas, temos recebido diversos feedbacks muito positivos. Entre eles, e talvez aquele que nos tem deixado mais orgulhosos, é o contributo positivo que estamos a dar para aumentar a literacia digital no nosso país assim como a divulgação de bons exemplos que merecem ser partilhados e conhecidos. 

Claro que isto só é possível porque Portugal tem um capital humano de excelente qualidade! Todas as personalidades que temos tido o privilégio de entrevistar têm sido exemplares e partilhado o seu conhecimento e experiência de forma aberta e construtiva!

E como chegámos aqui? Simplesmente… começámos. Numa expressão bem portuguesa, “arregaçando as mangas e deitando mãos à obra”.

Por isso, sim, é possível contribuir, e criar valor para a nossa sociedade, através de pequenas iniciativas que, no seu conjunto, permitem construir um país e uma sociedade melhores.

Também o blog hugo-barbosa.com, se encaixa nesse espírito de missão, de criar valor, de partilhar, de debater e sobretudo de…. aprender!

Voltando ao início do texto: como sociedade que somos podemos esperar que nos digam o que temos de fazer, esperar pelos subsídios ou pela criação de uma task force… ou então… podemos simplesmente: fazer acontecer.

Pode ser desconfortável e certamente que não vai sair perfeito à primeira! Também vão existir várias críticas e opiniões negativas. Mas no final vale sempre a pena; nem que seja para aprender com o que correu mal! (alguns chamam a isto empreendedorismo).

E você? Qual será a sua próxima contribuição para procurarmos juntos e unidos acrescentar valor a Portugal? 

Daniel Guedelha – fevereiro 2021 Saber Mais

Manager em Estratégia Global, indústria farmacêutica 

Engenheiro Biológico (IST, Portugal), MBA (Universidade de St. Gallen, Suíça) 

  1. https://unsplash.com/s/photos/healthcare

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

3 opiniões sobre “Autor Convidado: Daniel Guedelha

  1. Olá Daniel e Hugo,

    Bom tema! A questão do empreendedorismo deveria ser mais desmistificada. Pessoalmente parece-me que sempre que o tema é abordado, existem muitos “enfeites” a camuflar os tópicos Tempo e Desafios relacionados com o início de qualquer atividadade, e também a ideia que o empreendedorismo está ligado apenas a startups tecnológicas que apresentem uma nova tecnologia ou conceito revolucionário/disruptivo.
    Temos visto, fruto da pandemia, muitas pessoas a empreenderem de forma muito simples, com muito poucos recursos, mas com ums capacidade de superação e resiliência enorme. Quando olhamos para a inovação, os media ficam estupefactos quando encontram apenas mudanças em determinada parte do negócio. E isto, para mim, é empreendedorismo!
    Já agora, parabéns pelos projetos. Blogs, podcasts e outros projetos deste género são sem dúvida o ponto de partida para muitas ideias que podem vir a mudar o nosso amanhã, são uma fonte de inspiração para muitas pessoas que procuram manter informadas e atualizadas dos seus temas de interesse e nestes recursos é possível encontrar por vezes soluções que andamos à procura, e uma simples frase pode ser capaz de catalizar o nascimento dessa solução!
    Força nos vossos projetos.

    Gostar

  2. Olá Frederico,

    Muito obrigado pelo teu comentário.
    O empreendedorismo não tem de ser complicado ou “sofisticado”. Por vezes podemos acrescentar valor com pequenos elementos que, no seu conjunto, podem fazer parte de uma mudança mais robusta e orgânica do nosso Portugal.
    Abraço e até breve
    Daniel

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: