A Semana em voo picado: Estamos a ganhar… mas o jogo ainda só vai a meio!

Na segunda-feira Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional de Farmácias, afirma que, as suas associadas, têm capacidade de vacinar “cerca de 350 mil a 500 mil pessoas por semana”!… Bem sabemos que esta é uma capacidade que apenas interessa mobilizar quando forem ultrapassados os problemas de abastecimento com que nos temos vindo a deparar até agora… mas… ainda assim… fica o recado… se queremos ser rápidos a atingir o maior numero de pessoas, no mais curto espaço de tempo, não podemos deixar de fora esta poderosa rede de proximidade que são as farmácias de rua!… À atenção de António Costa e Marta Temido!

Entretanto, no mundo da educação, os Reitores vem defender a inclusão das universidades no programa Escola Digital através do qual estão a ser comprados computadores para alunos do ensino secundário!… É uma reivindicação compreensível… mas eu cá desconfio sempre destes programas de compra massiva de recursos para distribuir!… cheira-me sempre que os beneficiários não serão, exactamente, aqueles que deveriam ser!… Mas isto deve ser o meu mau feitio!  

Na terça-feira o PAN apresenta um requerimento para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais!… Em causa as alegadas “declarações homofóbicas e atentatórias aos Direitos Humanos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo”… O PS e o PSD declaram que votarão contra por considerarem que não é competência do parlamento fiscalizar aquele órgão de soberania!!! A sério?… mas ouvir um responsável de um órgão de soberania sobre declarações daquele calibre, tem alguma coisa que ver com a fiscalização desse mesmo órgão de soberania?… A mim não me parece!… Pelo que seria bom que, PS e PSD, tivessem a coragem de dizer porque, verdadeiramente, não querem chamar João Caupers para que se explique na casa da democracia… porque esta não cola!…

No mesmo dia uma carta aberta assinada por uma centena de personalidades ligadas às áreas da saúde, da ciência, do ensino superior e da educação, pede reabertura das escolas em março!… O documento sugere uma abertura faseada começando pelos mais novos mas seguindo de forma continua para cobrir todos os escalões etários!… Mais um pedido que compreendo… mas com o qual não estou complectamente de acordo! É verdade que as escolas devem ser as primeiras a abrir… Mas não estou seguro que tenhamos chegado ao momento de dar esse sinal de abertura!… prefiro, sinceramente, esperar umas semanas mais e abrir de vez… do que abrir agora para voltar a fechar depois!

Na quarta-feira o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a COVID19, declara que, face aos atrasos nas entregas das várias vacinas e às limitações da vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos, é possível que não se consiga cumprir o plano de vacinação… Como forma de contrariar este atraso está a ser estudado o alargamento do período entre a administração das duas doses, o que permitirá chegar a mais 200 mil idosos com mais de 80 anos até ao final do mês de março. Finalmente um coordenador que parece que vai coordenar alguma coisa!… Parabéns Sr. Vice-Almirante!

No mesmo dia António Costa anuncia o apoio á recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU)… Uma recandidatura que muito honra Portugal… bem feito António Costa e muito obrigado António Guterres!…

Na quinta-feira é aprovado o 12º Estado de Emergência com os votos do PS e PSD… desta vez PCP, PEV, Chega, IL votaram contra!…

Na sua comunicação ao País, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que não é hora de dar mensagens contraditórias que confundam as pessoas… assim, manda a prudência, que mantenhamos os cuidados até à Páscoa, para garantir que a recuperação vem para ficar!… A mim parece-me sensato!… E parece-me muito bem que o presidente venha marcar o tom de responsabilidade para todos…

Ainda na quinta-feira Rui Rio anuncia Carlos Moedas para a corrida á câmara Lisboeta!… Um bom candidato que poderá assegurar luta a Fernando Medina… Rio poderá não ganhar Lisboa, mas já ganhou com esta candidatura!…

Na sexta-feira a imprensa mostra as condições do novo estado de emergência com um confinamento semelhante ao da quinzena anterior!… Entretanto o governo anuncia que apresentará um plano de desconfinamento a 11 de Março… Rui Rio diz que é tarde… que já devia estar feito!… Tem razão Rui Rio… mas mais vale tarde que nunca… venha daí o plano!

De fora chegam boas notícias… à medida que a vacinação avança em alguns países, surgem mais e mais dados sobre a eficácia das vacinas em contexto real. Assim, de Israel, dos Estados Unidos e do Reino Unido, surgem sinais bastante animadores. 

Em Portugal, surgem também alguns sinais como o do Hospital de São João onde, no último mês, não se observou qualquer caso da doença entre os profissionais que já receberam a vacina. 

No sábado voltamos a ter boas notícias com o mais baixo número diário de mortes por covid-19 desde o final de outubro… está a acontecer… mas temos de continuar!

Entretanto, depois do sufoco dos últimos meses, é importante que tenhamos perspectiva sobre o impacto da pandemia no nosso país. Achei, por isso, muito interessante o trabalho publicado no Expresso e que nos mostra que Portugal foi o segundo país da UE que passou menos dias com medidas de confinamento totais ou parciais!… Surpreendido?… Também eu… mas parece que é assim mesmo!… Os dados são do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC).

Ainda no sábado, o regulador do medicamento norte-americano (FDA) aprovou a vacina da Johnson & Johnson para COVID19…

Já no Domingo ficamos a saber que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá aprovar a mesma vacina no início do mês março!… Sinceramente custa-me a entender este atraso sistemático da EMA… não sei até que ponto este atraso está, depois relacionado com os atrasos no abastecimento, mas a verdade é que os países que tem aprovado primeiro estão, agora mesmo, mais adiantados do que os países da UE!… 

Importante recordar que esta vacina é de dose única, o que significa que, a sua disponibilidade, permitirá avançar bastante mais rápido com a vacinação de camadas mais alargadas da população!…

Finalmente, uma menção ao dia das doenças raras assinalado este domingo!… Na verdade, o dia escolhido para assinalar esta causa é o 29 de Fevereiro… precisamente por se tratar de um “dia raro” que acontece apenas de 4 em 4 anos!… Desta forma, em anos não bissextos, o dia é festejado a 28 de Fevereiro!

Uma doença rara é aquela que afeta menos de 5 pessoas em cada 10.000!… No entanto, vistas no seu conjunto, elas afetam cerca 300 milhões1 de pessoas em todo o mundo… uma prevalência semelhante a doenças como a diabetes ou a asma!…

Raras ou não… nenhum doente pode ficar para trás… e por isso não posso deixar de usar este meio para dar voz a esta causa!… 

Convido-vos, assim, a ver o vídeo oficial do “Dia das Doenças raras 2021”… 

Junta a tua voz a esta causa!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ASemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa; #RareDiseasesDay

  1. https://www.rarediseaseday.org/

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

2 opiniões sobre “A Semana em voo picado: Estamos a ganhar… mas o jogo ainda só vai a meio!

  1. Olá Hugo, quero apenas comentar a reabertura das escolas.
    Compreendo que haja muita gente que defenda que se deve esperar mais uns dias… semanas. Eu, no entanto discordo totalmente dessa opinião!
    A evidência, de Junho de 2020, diz que os casos não aumentaram de forma significativa por causa da reabertura das creches e escolas. Aliás, estas instituições tem mais cuidados do que qualquer empresa que está a receber os seus funcionários que não querem estar em casa em teletrabalho.
    Eu tenho dois filhos pequenos: a mais nova de um ano não sabe o que é estar com outras pessoas para além dos pais. O mais velho, de 6 anos acabados de fazer, está a ficar intratável por não aguentar mais tempo fechado em casa. E garanto-te que não é falta de educação!… é apenas a incompreensão de uma miúdo que vê os políticos na televisão a passearem na rua sabe-se lá porquê, a darem entrevistas sem máscara a um batalhão de jornalistas amontoados uns nos outros… é a olhar pela janela e perguntar porque é que estão tantos carros na rua enquanto nós não podemos sair… enfim, o que se passa no nosso país é absolutamente inexplicável.
    Por um lado temos um Presidente cauteloso, a proibir a reabertura de tudo e mais alguma coisa antes da Páscoa para evitar mensagens contraditórias, por outro lado temos raios de sol que levam multidões para junto das praias e não há ninguém a fiscalizar estes comportamentos. E, por causa disto, temos que ficar todos em casa mais uns quantos dias…
    Francamente, acho que estamos a fazer as coisas de forma errada… para mim, as escolas deviam ter aberto hoje!
    O que se deveria fazer em vez de se manterem as escolas encerradas era fiscalizar comportamentos que põem todos em risco, verificar se a obrigação do teletrabalho está a ser cumprida, perceber porque é que há tanto trânsito na rua quando estamos todos confinados.
    Por isso e, para terminar, defendo a todos os níveis a reabertura imediata das creches e escolas, porque a sanidade mental das nossas crianças não tem preço e não são estas instituições que promovem comportamentos de risco!

    Liked by 1 person

    1. Olá Joana,
      Eu entendo o ponto das escolas sobretudo no que diz respeito á falta que ela faz ás crianças…
      Mas na minha opinião a decisão da abertura ou não das escolas não pode ser misturada com muitas outras medidas que elencas e, sobre as quais, estou plenamente de acordo contigo… Como são a fiscalização de comportamentos que põem todos em risco, a verificação do cumprimento da obrigação de teletrabalho, a fiscalização dos muitos que andam na rua quando deviam estar em causa etc…
      Sobre tudo isto estamos de acordo… o que não estamos de acordo é que isto seja uma espécie de moeda de troca… tipo em vez de fechar as escolhas deviam era… Estas medidas fazem falta abram-se ou não se abram as escolas!
      Mas voltando ao tema central… como disse compreendo a falta que as mesmas fazem aos miúdos… mas não estou de acordo com a conclusão que tiras sobre que as escolas não são um local de contágio… infelizmente em portugal os inquéritos epidemiologicos são tão escassos ou tão mal feitos que não temos informação de mais de 80% dos canais de contagio… pelo que me parece abusivo ser tão afirmativo em relação a este ponto… (e bem vez que isso mesmo e o seu contrario se repete a exaustão dependendo de que especialista se trata)
      Já o que não é dúbio é o impacto que as escolas abertas têm no aumento exponencial da mobilidade… basta recordarmos o que acontece ao transito de cada vez que começam férias escolares!… Entendo, por isso, que não se trata apenas de saber se existem muitos ou poucos contágios nas escolas… mas sim o de reconhecer que num pais onde todos querem levar o seu filho á sala de aula, não é compatível ter as escolas abertas e pensar que vamos ter confinamento…
      Por isso me parece mais prudente esperar umas semanas… exactamente para tentar que o direito ao ensino presencial não volta a ser retirado ás nossas crianças e jovens.
      beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: