A Semana em voo picado: “tira vacina… põe vacina!…

A semana começa com o primeiro dia de desconfinamento… e com o primeiro-ministro a avisar que não é tempo de “sair e fazer tudo”, advertindo que a situação pandémica ainda é grave e que “até à Páscoa, se mantém o dever geral de confinamento”. 

Entretanto o ministro da Educação anuncia que a vacinação do pessoal docente e não docente se iniciará no próximo fim de semana!… Naquilo que parecia ser um timing ajustado ao calendário de reabertura das escolas.

Ainda na segunda-feira o Tribunal Constitucional dá razão ao Presidente da República e chumba a nova lei da eutanásia pedindo aos deputados que apresentem “condições claras, precisas, antecipáveis e controláveis” para que a morte medicamente assistida seja permitida… 1:0 para Marcelo que sem invocar a “inviolabilidade da vida Humana” consegue condicionar uma decisão que parecia definitivamente tomada!

Ao fechar o dia o país é surpreendido pelo anúncio da suspensão da administração da vacina contra a COVID19 produzida pela AstraZeneca!… Um anuncio feito com honras de conferencia de imprensa conjunta entre Infarmed, DGS e Task force para a vacinação, e em que estas 3 entidades afirmam, basicamente, que não há razão para a suspenderem mas que a suspendem mesmo assim, alegando para isso o principio da precaução… veja aqui a minha opinião sobre este tema publicada neste Blog na quinta-feira passada.

Já na terça-feira ficamos a conhecer as consequências directas desta decisão: um atraso de duas semanas para a conclusão da primeira fase do plano de vacinação… assim como o adiamento da vacinação de professores e funcionários escolares prevista para este fim de semana… Afinal as escolas abrem sem que se tenha iniciado este processo!

Da Europa chega-nos a garantia de Ursula von der Leyen de que o consórcio entre a farmacêutica Pfizer e a BioNTech vai assegurar uma entrega adicional de 10 milhões de doses da sua vacina contra a covid-19 no segundo trimestre deste ano!… Bem precisamos!…

Na quarta-feira ficamos a saber que ainda não é em Março que os profissionais de saúde irão receber o subsídio de risco que o governo havia prometido para Fevereiro!… “Shame on you” Sr. António Costa!

No mesmo dia é aprovado pela União Europeia o passaporte de vacinação!… Um documento que visa facilitar as viagens dentro do espaço europeu permitindo uma maior abertura de circulação para aqueles que tiverem sido vacinados!… Bem sei que esta não é uma medida isenta de críticas, mas parece-me um caminho para uma abertura gradual e um regresso controlado a alguma “normalidade”!… 

Ainda na quarta-feira, na sequência de uma proposta do PSD que visava obrigar os políticos a declararem eventuais ligações a associações relevantes como a Maçonaria ou a Opus Dei, António Lobo Xavier falou sobre casos de extorsão e ameaça por parte de uma alegada rede maçónica com o envolvimento de políticos e magistrados!… Sou eu que estou louco ou não será isto tema para iniciar uma investigação seria sobre esta alegação?… A PJ já interrogou Lobo Xavier?… Espero que sim… mas temo, sinceramente, que não!

Na quinta-feira o Vice-Almirante Gouveia e Melo explicou que para a segunda fase do plano de vacinação, prevista para abril, serão criados postos de vacinação rápida ou massiva assim como será lançado uma nova página de Internet para agendamentos. Mais tarde, quando a maior disponibilidade de vacinas o justificar também as farmácias serão trazidas a esta luta!… Mais uma vez, agrada-me a clareza e sensatez do responsável desta task force!… 

Entretanto sabemos que a Bélgica, um dos países mais afetados pela pandemia, quer utilizar as doses da vacina AstraZeneca que foram rejeitadas pelos outros países europeus. Segundo a imprensa o Ministro Belga dos assuntos sociais terá enviado uma carta aquela farmacêutica a propor esta aproximação!… Dois comentários rápidos… 1º. É vergonhosa a acção da Bélgica!… 2º. Ela põe a nu a burrice dos responsáveis políticos que, por medo e sem suporte científico, criaram todo este circo mediático em volta desta vacina!

Entretanto a agência Europeia do Medicamento (EMA) conclui a análise aos casos de fenómenos tromboembolicos reportados em doentes que tinham feito a vacina da AstraZeneca, tendo concluido que a mesma “é uma vacina segura e eficiente (…) benéfica a proteger pessoas da covid-19 e dos riscos associados de morte e hospitalização, e supera os possíveis riscos”. Na sequência desta decisão, as autoridades anunciam que a utilização da mesma será retomada já na semana seguinte!… 

Uma boa decisão, mas que não evita nem o atraso que a suspensão já provocou, nem o abalo de confiança da população tanto em relação a esta vacina como em relação ao próprio processo de vacinação!…

Sobre esta desconfiança o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo esclarece que, quem recusar receber esta vacina perderá a vez e terá que ficar à espera… Mais uma vez claro e transparente, Chapeaux!

Na sexta-feira o Governo esclarece que continuaremos sem publico nos estádios de futebol assim como não haverá publico nos grandes prémios de F1 e MotoGP!… Pela minha parte, parece-me bem que tenhamos esta transparência desde já!… 

No sábado assinalamos o Dia Internacional da Felicidade… uma efeméride criada em julho de 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e que visa reconhecer a importância da felicidade nas vidas das pessoas em todo o mundo. Curioso? Então dê uma espreitadela no vídeo da campanha deste ano:

Ainda no sábado o Diário de Notícias conta-nos sobre o avanço que países como Israel, Chile, Marrocos e Emirados Árabes Unidos levam nas suas campanhas de vacinação quando comparadas com os países da UE!… Do mesmo modo sabemos que também nos EUA e no UK as campanhas seguem a um ritmo incomparavelmente mais acelerado que o nosso!… Nada de novo!… Já o sabíamos… mas já é tempo da europa acordar… e, seguramente, que não é ameaçando bloquear a exportação de vacinas que chegaremos lá!…

No Domingo, fizemos o balanço da primeira semana de desconfinamento com números positivos!… Na verdade, tanto o número de novos infectados (468), como o de doentes internados (848) como o de internados em UCI (194) mantiveram tendência de descida!… 

Boas notícias, mas… é importante termos em mente que, dado o longo período de incubação desta doença, é possível que os efeitos deste desconfinamento se façam sentir um pouco mais tarde…

Neste sentido, Carlos Antunes, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirma que, com a tendência atual, é possível que o Rt atinja um valor próximo de 1 ainda antes da Páscoa!… Muita atenção por isso!

Cuidem-se e tenham uma boa semana!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ASemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

2 opiniões sobre “A Semana em voo picado: “tira vacina… põe vacina!…

  1. ….muito me custa dizer … sendo um “europeista” convicto…. nesta palhaçada da vacina da Astra Zeneca …mais uma vez a “EUROPA” a fazer uma triste figura e a mostrar falta “deles” no sítio … e uma liderança fraca … mais uma vez … mais uma crise … e a “EUROPA” falha !!! …assim não dá !!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: