A Semana em voo picado: seguimos em frente… mas com cautela!

A semana abre com as declarações do comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, a afirmar que a Europa poderá alcançar imunidade de grupo contra a covid-19 já a 14 de julho!… Para sustentar esta previsão o comissário refere que serão entregues, entre março e junho, qualquer coisa entre 300 e 350 milhões de doses o que, a somar às doses já entregues até aqui, permitirá alcançar este objectivo…

Photo by Mat Napo on Unsplash

A mim parece-me que o Sr. Comissário está a confundir “entrega de doses” com “vacinação efectiva” da população!… É que a imunidade de grupo só será atingida quando as pessoas tiverem sido, efectivamente, vacinadas com as duas doses (com excepção para a vacina da Johnson & Johnson que supõe apenas uma inoculação)…

De qualquer maneira este volume de entregas para os próximos meses é uma boa noticia para todos os europeus!…

Na terça-feira Governo e Presidente da República falam a uma só voz avisando que seguiremos, com total rigor e cautela, o plano de desconfinamento e que podemos contar com a manutenção do estado de emergência pelo menos até Maio!  Pois muito bem!… continuemos a comunicar com esta clareza… ninguém quer voltar a ver Portugal com os piores resultados da europa no que à pandemia dia respeito!

Terça-feira foi também o dia da reunião com os especialistas onde se confirmou a tendência de descida na incidência da doença provocada pelo vírus da SARS-COVII… com uma redução significativa do número de casos activos e do número de internamentos tanto em enfermaria como nas unidades de cuidados intensivos. Apesar disto é importante termos em conta que o R está a aumentar sendo agora de 0,89 (na ultima reunião era de 0,64)… um aumento que era, de alguma forma, esperado dada a redução do numero de casos, dizem os especialistas!

Boas notícias por isso… que justificam a manutenção do plano de desconfinamento… mas que não mudam a necessidade de se continuar a monitorizar todos os indicadores para que não sejamos surpreendidos outra vez!

Entretanto Rui Rio apresenta o candidato apoiado pelo PSD à Câmara Municipal do Porto: Vladimiro Feliz… Não conheço o senhor!… Sei que foi vereador da mesma Câmara no tempo em que Rui Rio era presidente e que mereceu, do líder do partido, os mais rasgados elogios!… Pode mesmo ser que seja competentíssimo… mas fica-me a ideia de que Rio não conseguiu no Porto aquilo que havia conseguido em Lisboa! 

Na quarta-feira surge mais um episódio da novela que opõe a comissão Europeia à AstraZeneca relativa ao fornecimento de vacinas contra a COVID19. Com a farmacêutica a ser acusada de ter escondido, em Itália, cerca de 29 milhões de doses de vacinas prontas para ser enviadas para o Reino Unido. 

A empresa emitiu, de imediato, um comunicado1 onde nega tais acusações, explicando que parte destas vacinas, cerca de 13 milhões de doses, estariam destinadas a países pobres, de acordo com o compromisso assumido no âmbito do plano COVAX da OMS, suportado pela União Europeia… e que os restantes 16 milhões de doses, esperavam apenas ser libertadas pelo controlo de qualidade para serem despachadas para países da União!…

Se assim é parece-me que o problema está resolutivo… venham daí estas doses… que tanta falta nos fazem! 

Ainda na quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa publica, depois de ouvidos os partidos, o Decreto Presidencial para a renovação da declaração do estado de emergência… 

Já na quinta-feira o Parlamento aprova esta mesma renovação do Estado de Emergência, com os votos de PS, PSD, CDS e PAN. 

No mesmo dia um grupo de investigadores apresentou ao Governo uma proposta de recuperação para os alunos do 1º ao 9º ano, uma vez regressados às escolas… 

Esta proposta inclui a introdução de programas de tutoria às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como a criação de escolas de verão….

Que bonito que é quando a sociedade civil se mobiliza para exigir medidas ao poder político!… É deste tipo de exigência que precisamos… com propostas concretas… suportadas em conhecimento… O meu aplauso!

Entretanto a imprensa dá-nos conta de que o governo estaria a pressionar Marcelo Rebelo de Sousa para que não aprove os aumentos dos apoios sociais para trabalhadores independentes e sócios-gerentes, aprovados pela oposição na Assembleia da República!… Poi a mim parece-me que o Governo se esqueceu que não tem maioria absoluta… vive mal com o facto de não controlar o Parlamento?… Temos pena!… É a democracia, sabem?

Entretanto, um dia depois da audição de José Honório na comissão de inquérito ao BES, o PS requereu que sejam ouvidos Cavaco Silva, Durão Barroso e Passos Coelho assim como o do ex-comissário europeu Carlos Moedas!… Não vejo qualquer problema em chamar quem quer que seja para ser ouvido!… Mas há algo aqui que não bate certo!… Então o Dr. Ricardo Salgado, que continua a afirmar a pés juntos a viabilidade do BES, tinha dito, exactamente, o contrário ao governo de então?… Então o Dr. Ricardo Salgado, tinha entregado este memorando a mostrar este buraco… e até agora… 7 anos e não sei quantas comissões de inquérito depois… é que se sabe disto?… Sinceramente cheira-me a fumo!… Mas cheira mesmo!…

Ainda na quinta-feira o Correio da Manhã, segue a sua linha editorial habitual, e publica uma notícia com o titulo: “Turistas estrangeiros autorizados a circular em Portugal durante o período da Páscoa!”… Claro que as redes sociais se incendiaram de imediato perante tal injustiça!… Só que… afinal… esta autorização apenas se refere ao percurso entre o aeroporto de entrada e o alojamento onde têm a sua reserva!… Sinceramente a forma como as pessoas se indignam com alguma coisa que não leram ou não sabem, não deixa de me surpreender!… Amigos… Não existe qualquer liberdade de movimento para turistas que não exista para portugueses!… ou pensam, os senhores, que os portugueses que chegarem de viajem não têm autorização para ir do aeroporto até sua casa? Tenham juízo!… 

Na Sexta-feira Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, anunciou sem surpresas que seguiremos com o plano de desconfinamento conforme planeado… 

Apesar disto a ministra alerta que as medidas programadas para 5 de abril serão apenas confirmadas no dia 1 do mesmo mês… Parece-me bem!

No Sábado, a imprensa diz-nos que cerca de 11% da população viajou na quinta-feira para longe de casa, antes de entrarem em vigor as restrições para o período da Páscoa. 

Mais uma vez, um número significativo de Portugueses resolve fazer um “by-pass” às regras de confinamento!… Depois queixam-se!

Entretanto continua a pressão sobre o Governo por causa do caso da venda das barragens do Douro internacional, no que me parece ser um caso com fortes indícios da prática de corrupção… Um parecer negativo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)… que é ignorado pelo presidente da mesma agência e pelo Governo… um negócio que envolve aquilo que parece ter sido uma empresa fantasma antes de se concretizar com o comprador final… uma fortuna em impostos não pagos!… Enfim!… Explicações precisam-se! 

No domingo Marcelo Rebelo de Sousa faz o que a maioria esperava que fizesse, e promulga os aumentos dos apoios sociais para trabalhadores independentes e sócios-gerentes, aprovados pela oposição na Assembleia da República… Bem feito Sr. Presidente!

Uma boa noticia chega da maior Farmacêutica Nacional, a Bial, que anuncia o investimento de cerca de 15 Milhões de euros na sua expansão industrial incluindo a construção, a curto prazo, de uma nova fabrica para produção de antibióticos!…

Um bom exemplo do tipo de investimento de que o Pais precisa… uma indústria capaz de criar emprego de qualidade… e de contribuir para a transformação da nossa economia!

A semana fecha com um balanço positivo nos números da pandemia com a manutenção da tendência de queda no número de infecções (<400 casos por dia), de internamentos (cerca de 600) entre os quais os internamentos em UCI (142)… O Rt mantem-se, para já a baixo de 1 (0,93) e a incidência a baixo dos 120 casos por 100 mil habitantes em 14 dias (75,7)2

Que assim continue são os meus desejos!

Uma boa Semana Santa para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ASemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://www.astrazeneca.com/media-centre/press-releases/2021/statement-on-covid-19-vaccine-supply-at-anagni-plant-in-italy.html
  2. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/391_DGS_boletim_20210328.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: