A Semana em voo picado: Eu mercadejo, tu mercadejas!

No primeiro dia da segunda fase do desconfinamento as esplanadas encheram… com mesas quase juntas e filas nas imediações… não me parece uma boa forma de começar… mas, de resto, já estamos habituados… 

Os proprietários dizem que não tinham melhores instruções e os clientes que a culpa é dos proprietários!… Pois eu penso que a culpa é de todos… mas isso, em Portugal, é o mesmo que dizer que a culpa não é de ninguém!

A verdade é que o optimismo em pandemia é algo muito frágil… esperemos que a coisa não comece a descambar!

Na terça-feira o Correio da Manhã destaca os efeitos positivos da vacinação contra a Covid-19 na população mais vulnerável dizendo que a vacina já está a travar a morte e os contágios em idosos… noticias animadoras.

No mesmo dia o epidemiologista Manuel Carmo Gomes alerta para o facto de o calendário de desconfinamento ser demasiado apertado para permitir uma avaliação dos resultados de cada uma das etapas… defendendo que decisão de 19 de abril deviria ser adiada uma semana de modo a permitir indicadores mais sólidos. A ter em conta!

Ainda na terça-feira os Jornais contam-nos que foi descoberto, num cofre na Suíça, um documento que prova que José Sócrates é herdeiro de uma fortuna de 34 milhões de euros agora no nome de Carlos Santos Silva!… 

Na quarta-feira o Jornal Economico conta-nos que o FMI prevê um crescimento da economia mundial de 6% para 2021… no entanto a mesma entidade alerta para divergências na velocidade de recuperação entre países… algo a ter em conta nos planos de recuperação económica!

Ainda na quarta-feira recebemos a notícia da morte do ex-dirigente socialista, e antigo ministro, Jorge Coelho!… Creio, sinceramente, que a morte de Jorge Coelho deixa o país mais pobre!… Os meus sentimentos à sua família e amigos.

Na quinta-feira os jornais dão-nos conta de 47 surtos de covid-19, em creches e escolas do 1º ciclo, desde o início do desconfinamento!… Embora este número nos deva fazer estar atentos ele era, de algum modo, expectável tanto pelo regresso ás aulas como pela realização de testes massivos a esta população! A ver como evoluem estes dados nas próximas semanas!

Mas o dia mais esperado da semana era, sem dúvida, a sexta-feira! O dia em que o Juiz Ivo Rosa anunciaria se, o ex-primeiro-ministro, José Sócrates iria, ou não, ser julgado pelos 31 crimes de que estava acusado!…

E o dia chegou e… a montanha pariu um rato!

Num despacho de quase 70001 páginas Ivo Rosa arrasa a investigação e o ministério publico, deixando cair, um a um, a grande parte dos crimes de que José Sócrates estava indiciado!… Sendo que o ex-primeiro ministro acabou acusado de 3 crimes de Branqueamento de Capitais e 3 crimes de Falsificação de documentos!…

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Pelo meio o Juiz confirma que José Sócrates “mercadejou” com o cargo, tendo sido corrompido por Carlos Santos Silva em 1,7 Milhões de Euros… mas que este crime já estaria prescrito!

Confesso que me senti envergonhado esta sexta-feira!… Envergonhado e defraudado!…

Não porque eu pense ter a verdade sobre José Sócrates… Não por José Sócrates não ter sido acusado de mais crimes… mas porque, seja qual for o cenário que explique o que acabou de se passar, a situação é sempre trágica para Portugal e para os Portugueses… 

Será que o Ministério Publico terá sido, não apenas incompetente, mas até mesmo irresponsável, ao trazer o caso até este ponto sem provas, que não as da sua própria imaginação, e/ou deixando prescrever aqueles crimes para os quais haviam provas?… Ou será que, ao contrário, é o Juiz Ivo Rosa que exige demasiado para a produçao de prova, sobretudo quando esta é indirecta?… Ou será um pouco das duas?

Como podemos entender que… se José Sócrates foi, alegadamente, corrompido em 1,7 Milhões de Euros, se andaram 34 Milhões a passear de conta em conta, se havia um apartamento de 2,6 milhões de Euros em Paris, se o dinheiro da mãe afinal não era da mãe… tendo ainda em conta os negócios ruinosos da PT, da Oi, do BES… não havia indícios suficientes, não para condenar José Sócrates, mas para decidir enviá-lo a julgamento?… 

Como podemos entender que se valorizem umas testemunhas e se desvalorizem outras durante a fase de instrução? 

Certo é, que ao ouvir o Juiz Ivo Rosa, fiquei com a sensação de que se tratava de uma sentença final e não de uma decisão instructória!… Bem sei que não sou jurista… e não percebo nada de direito… mas afinal qual é a diferença entre “Instrução” e “Julgamento”? Alguém me explica?

Acresce uma enorme contradição entre esta decisão do Juiz Ivo Rosa e todas as que foram tomadas, anteriormente, pelo seu colega Juiz Carlos Alexandre!… Como pode a mesma lei… as mesmas regras… resultarem em algo tão antagónico?… Será que, quando um cidadão enfrenta o tribunal, o desfecho do processo depende assim tanto do Juiz que lhe cai em sorte?

Enfim… ficamos sem saber onde está a incompetência se no Ministério Publico… se no Juiz… mas seja num lado ou no outro… o resultado é o mesmo… e nada abonatório para o nosso Sistema de Justiça!

Uma última palavra para o desplante de José Sócrates depois da leitura da decisão… como é possível aparecer com ar triunfante quando tinha acabado de ouvir o Juiz a dizer que ele foi, de facto, corrompido apesar do crime já ter prescrito… tendo sido, efectivamente, acusado de falsificação de documentos e branqueamento de capitais?!!!… 

Que fique claro… Sócrates não ganhou coisa nenhuma… ele livrou-se da acusação de alguns dos crimes de que estava indiciado, mas… 1. segue para tribunal para ser julgado por 6 crimes graves e… 2. Foi confirmado pelo menos um acto de corrupção por si, alegadamente, praticado!… Seis crimes que, segundo os especialistas que fui ouvindo durante o fim de semana, lhe podem valer até 12 anos de cadeia!

Esperemos agora pelos próximos episódios!

E assim chegamos a sábado ainda ressacados com isto tudo!… 

No domingo o balanço da pandemia confirma que a tendência de descida do número de casos se inverteu, embora ainda estejamos abaixo dos limites traçados pelo governo. A semana termina assim com 4159 casos, o valor mais alto das últimas quatro semanas mas que, ainda assim, nos permite seguir com uma incidência de 65,7 casos por 100.000 habitantes… bastante longe da linha vermelha de 120 casos por 100.000 habitantes. Já o Rt ultrapassou a linha vermelha estando agora em 1.02… saímos assim da zona verde e entramos na zona amarela em que se levanta a possibilidade de não avançar com a abertura segundo planeado!… Esperemos, pois, que não seja necessário!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://sdistribution.impresa.pt/data/content/binaries/dba/e81/528db00d-fb83-4fbc-80de-fe2627c87cf9/TCIC-122-Decisao-instrutoria.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: