Reflexões práticas sobre Liderança!

No último sábado tive o prazer de ser convidado para partilhar algumas reflexões sobre liderança, no encontro Regional de Chefes de Agrupamento da Junta Regional de Braga do CNE, um movimento do qual fiz parte durante mais de 30 anos!

O pedido era um desafio, ao mesmo tempo, entusiasmante e complicado!… Entusiasmante, pois, tratava-se de um tema que muito me interessa, e porque constituía a oportunidade de um regresso à casa que tão boas recordações me trazia!… Complicado, uma vez que, dada a heterogeneidade do publico, exigia uma aproximação que fosse capaz de acrescentar algo aos presentes mais informados sobre o assunto e, ao mesmo tempo, não “afogar em informação” aqueles que pudessem estar mais virgens nos temas em causa!…

Uma aproximação académica sobre teorias ou modelos de liderança estava, por isso mesmo, fora de causa!… 

O facto de se tratar de um evento remoto, sem possibilidade de subdividir o grupo em “breakout rooms” impossibilitava, também, um formato tipo workshop clássico, com pequenas reflexões temáticas em “petit-comité” para posterior partilha em plenário!  

Decidi, por isso, seguir um modelo diferente… selecionei um conjunto de vídeos para introduzir alguns conceitos centrais á liderança, aos quais se seguia uma pequena “posta em comum” entre os participantes e eu próprio… procurando assim, propiciar a descoberta, por parte de cada participante, da sua própria versão de liderança, alicerçada nestes conceitos gerais que lhe dão suporte!  

Desta forma fomos, ao longo da sessão, construindo um entendimento sobre o que é isso da liderança, e de como cada um de nós se poderá tornar num melhor líder!

No primeiro vídeo Drew Dudley1 introduz o conceito de “Everyday Leadership”, alertando para o facto da liderança não ser uma tarefa reservada a heróis iluminados capazes de arrastar multidões pelo poder magnético do seu carisma!… A liderança está ao alcance de todos nós… nos pequenos gestos capazes de inspirar alguém… quando, mesmo sem sabermos, tocamos a vida das outras pessoas!… 

Neste contexto, e com base no mesmo vídeo abordamos a generosidade inerente ao processo da liderança!… Como nos disse o protagonista do vídeo seguinte, Simon Sinek: “Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E as pessoas geram os resultados”!

Para aprofundar um pouco mais o assunto, seguimos com o primeiro de 2 vídeos deste conhecido influencer.

Neste video, Simon Sinek, ensina-nos como comunicar de forma inspiradora!… 

Assim, vimos que um líder não inspira por “aquilo que faz” mas por “aquilo em que acredita”!… Isto é, as pessoas não nos seguem pelo “que fazemos” mas sim pelo  “porquê” de o fazermos!… 

Se tivermos um propósito inspirador… e as pessoas acreditarem naquilo em que nós acreditamos… então elas farão do nosso propósito o seu propósito… e seguir-nos-ão, como diz Sinek, com “sangue, suor e lagrimas”!…

A comunicação é assim um recurso fundamental na liderança.

Mas não uma comunicação de tarefas, tipo lista de compras!… Na verdade, o que um líder precisa, isso sim,  é de saber comunicar uma visão que corporize um propósito que dê sentido á própria equipa! Uma equipa, que não é um grupo de pessoas que partilham a mesma tarefa, mas sim que partilham um propósito e objectivos comuns!

Seguimos assim para o segundo vídeo do mesmo autor3 para o ouvirmos falar num outro conceito fundamental em liderança: a confiança!… 

Construir confiança no seio de uma equipa é fundamental para que a equipa funcione!… 

Só que a confiança não é uma instrução que possamos dar às nossas pessoas e equipas!… 

Ela é, sim, um sentimento que precisa de ser construído com base na experiência e na convicção de que a equipa é um ambiente de segurança para todos!…

Uma equipa em que não há confiança, é uma equipa que está paralisada pelo medo de errar de cada um… uma equipa em que todos estão focados em se defenderem de algo, em vez de estarem focados em crescer como indivíduos e como grupo, com vista a consecução de um objectivo comum!

Para construir esta confiança um líder precisa de dedicar tempo às suas pessoas… tempo de qualidade para as conhecer, saber o seu contexto, os seus interesses e necessidades… escutar mostrando interesse genuíno… e, sendo consequente com esse interesse, aproveitar todas as oportunidades para os ajudar a crescer!…

Se o fizer de forma consistente… com cada um dos membros da equipa… e com a equipa no seu todo… esta confiança será construída e o poder da mesma libertado!

Terminamos com o vídeo da TedTalk de Itay Talgan4. Com este vídeo abordamos os vários estilos de liderança ao observarmos o exemplo de grandes Maestros a conduzirem grandes orquestras mundiais!… Abordamos que os vários estilos “não são maus nem são bons” por si só… mas que cada um será tanto melhor quando bem aplicado ás situações que a ele melhor se ajustarem. 

O vídeo serviu, também, para ver que há estilos mais amigos da criatividade e do crescimento pessoal!… 

Por isso mesmo, concluímos que o líder deverá procurar levar a sua equipa para níveis de autonomia e maturidade que permitam a adopção prioritária destes estilos de liderança… de tal modo que, no momento em que a intervenção do líder deixe de ser necessária á sua equipa, aí se atinja o supremo prémio da liderança!

Curioso paradoxo dos líderes, cujo trabalho é preparar as equipas para que, eles próprios, deixem de fazer falta!

Foi uma bela tarde de sábado em que espero ter contribuído, com o meu grãozinho de areia, para que melhores lideranças se estabeleçam naquele movimento e, através dele, nas suas comunidades e na sociedade em geral!

Muito obrigado à Junta Regional de Braga e parabéns pelo excelente serviço que presta à nossa sociedade!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#Liderança; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://www.ted.com/talks/drew_dudley_everyday_leadership#t-7529
  2. https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action
  3. https://www.ted.com/talks/simon_sinek_why_good_leaders_make_you_feel_safe#t-3939
  4. https://www.ted.com/talks/itay_talgam_lead_like_the_great_conductors

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

2 opiniões sobre “Reflexões práticas sobre Liderança!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: