A Semana em voo picado: e as boas noticias do plano de vacinação!

Na segunda-feira acordamos com uma manchete no Correio da Manhã, que me escuso de repetir, mas que envergonha o Jornalismo!… Já nos temos vindo a habituar a este tipo de práticas por parte deste Jornal… mas desta vez creio que todos os limites foram ultrapassados!… Shame on you, Correio da Manhã!…

Entretanto as ondas de choque do processo Marquês continuam!… Segundo o Publico, o Juiz de instrução, Ivo Rosa, terá revogado, no seu acórdão, decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. A ver por onde vão as “cenas dos próximos episódios”!

Ainda na segunda-feira o PSD vem afirmar que este processo (Marquês) vem reforçar o “descrédito da justiça”!… Tem razão o PSD… e é verdade que isto é algo que Rui Rio tem vindo a repetir desde que chegou à presidência do partido!… Talvez precisemos mesmo de uma reforma da Justiça… mas seria bom não nos precipitarmos com algo a quente… apenas para “eleitor ver”!

Na terça-feira a Associação Sindical dos Juízes Portugueses, entregou aos deputados uma proposta que visa combater a ocultação de riqueza no exercício de funções de políticos, juízes e magistrados do Ministério Público (MP)!… Uma boa iniciativa desta instituição… creio, aliás, que esta é, efectivamente, uma boa oportunidade para procurar resolver os problemas da justiça justamente por quem convive com eles todos os dias!…

Ainda na terça-feira, recebemos a notícia de que a vacina da Johnson & Johnson contra a COVID-19, havia sido suspensa nos EUA na sequência de 6 casos de efeitos adversos tromboembólicos! Na sequência desta suspensão a empresa anunciou, de imediato, que a distribuição da mesma vacina será atrasada na Europa, dizendo que “Estamos a analisar estes casos com as autoridades de saúde europeias. Proactivamente, tomámos a decisão de atrasar a distribuição da nossa vacina na Europa”.  Esperemos, então as conclusões desta análise… mas espero que não percamos mais esta arma contra a pandemia…

Antes de fechar o dia, Fernando Medina tomou posição em relação a José Sócrates, considerando que os crimes de que é acusado deixam a confiança nacional na vida democrática “inapelavelmente quebrada”! O meu aplauso para Medina que corta o cordão sanitário imposto por António Costa e toma uma posição firme em relação a esta matéria! 

Na quarta-feira o epidemiologista Manuel Carmo Gomes aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento… no mesmo sentido também 

Raquel Duarte, pneumologista e autora do projeto de desconfinamento, defendeu que “seria prudente esperar mais uma semana para ter a fotografia total da realidade no país, já com o impacto do desconfinamento na Páscoa e com a reabertura de alguns setores no dia 5 de abril, para se tomar depois uma decisão sobre o que fazer”.  Aparentemente o Governo não dá sinais de que seguirá esta recomendação… o tempo dirá se faz, ou não, bem!

Entretanto é decretado um novo Estado de Emergência que irá vigorar até ao final do mês e que, todos esperamos que seja o último!

Mas quarta-feira foi também o dia em que José Sócrates dá uma entrevista a José Alberto Carvalho na TVI!… E, volta a ser igual a si próprio… arrogante, agressivo e a mentir sem qualquer vergonha na cara!…

Teve assim, o desplante de proferir afirmações como: “O que o juiz [Ivo Rosa] diz é que ao longo dos meus seis anos de mandato [como primeiro-ministro], isto é muito importante para mim, nunca houve um comportamento contrário aos deveres do cargo, nunca houve”… Uma mentira com perna curta pois no acórdão do Juiz está, preto no branco: “Em face do exposto, indicia-se que as quantias em causa não correspondem a um empréstimo, mas sim a entregas relacionadas com as funções de primeiro-ministro exercidas pelo arguido José Sócrates e como contrapartida pela disponibilidade por este manifestada perante o arguido Carlos Santos Silva”1,2

Mas este é apenas um exemplo das muitas mentiras ditas por Sócrates naquela entrevista3,4!… Enfim… lamentável!

Na quinta-feira a Executive Digest conta-nos que a farmacêutica Moderna está a trabalhar a ideia de desenvolver uma vacina única que ofereça, em simultâneo, proteção contra a Covid-19, contra a gripe e contra outras doenças respiratórias… uma ideia que me parece bastante interessante e capaz de mudar o panorama das infecções respiratórias para o futuro… espero que tenham sucesso!

Ainda na quinta-feira o Primeiro Ministro António Costa anuncia a terceira fase do desconfinamento e explica que a mesma avança a três velocidades!… Assim temos 

concelhos (com casos abaixo dos 120 por cem mil habitantes) que passaram para a terceira fase de desconfinamento… mas temos, também, 7 concelhos que não progrediram por estarem há um mês acima dos 120 casos, e 4 que regrediram dado que estavam, há duas avaliações, acima dos 240 casos por cem mil habitantes!…

Por fim há, ainda, 13 concelhos que ficarão em situação de vigilância de modo que, se daqui por 15 dias, se mantiverem acima do nível de risco, poderão regredir ou parar. 

Na sexta-feira o Ministério Publico divulga os nomes de 10 deputados suspeitos de declarar moradas falsas!… alguns destes nomes, como o do deputado do CDS, João Almeida, e da deputada do BE, Sandra Cunha, vieram rapidamente a terreno declarar que se trata de um equívoco…

Eu, do meu sofá, espero que tudo seja esclarecido e que, da mesma forma que espero que os prevaricadores sejam punidos… espero que os que viram o seu nome envolvido neste processo por erros do Ministério Publico, vejam a situação retratada com a máxima urgência!… Ninguém deveria estar sujeito a ver o seu bom nome posto em causa por irresponsabilidade de quem acusa!

Ainda na sexta-feira a imprensa dá conta de que a líder Parlamentar o PS, Ana Catarina Mendes, teria “puxado as orelhas” ao seu vice, Pedro Delgado Alves, por este ter defendido que o PS deveria fazer uma reflexão e uma autocrítica sobre a ação de José Sócrates!… Pois eu acho que quem precisava de um puxão de orelhas era Ana Catarina Mendes!… 

No sábado, a task force responsável pela vacinação contra a COVID-19, anuncia que irá alterar as regras de distribuição de vacinas para tornar mais difícil para as pessoas saberem, com antecedência, qual será a vacina que vão receber!… Segundo explicou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, haverá “um macro plano de rodagem por regiões”, o que significa que, semana a semana, as três vacinas passam a “rodar de região em região”. Desta forma combatem-se os “chico-espertos” que, jogam com as datas previstas para cada marca, para “escolherem” a vacina que querem levar!… bem feito!

No domingo, João Leão, explica ao Expresso que o próximo Orçamento do Estado será de natureza expansionista e que, por isso mesmo, acredita que terá a aprovação dos partidos à sua esquerda. Não sei exactamente o que pretende o Ministro das Finanças com este anúncio, a esta distância… mas a mim parece-me, apenas, mais um piscar de olhos à esquerda parlamentar, o que, pelos motivos que já expliquei em textos anteriores, não penso ser uma boa estratégia para Portugal!… 

Photo by Ivan Diaz on Unsplash

Entretanto ficamos a saber que no Sábado foram administradas, em Portugal, um total de 120 mil doses de vacinas contra a COVID-19, um record diário desde que iniciou a campanha de vacinação!… Boas notícias e bom presságio para o momento em que deixemos de ter escassez de vacinas!

Outros números muito animadores em relação ao plano de vacinação são os 94% de população vacinada nos lares de idosos… os 95% de pessoas com mais de 80 anos e os 93% das pessoas com idades compreendidas entre 60 a 80 anos e com comorbilidades!… Avancemos agora para a segunda fase para que posamos ter vacinadas, até ao final de maio, as faixas etárias acima dos 60 anos!… Este será, certamente, um marco importante no regresso a uma vida mais “normalizada”!

A semana fecha com uma situação epidemiológica razoável5 com 71,6 casos por cem mil habitantes e um R(t) de 1,05!… Não é perfeito… mas se continuarmos assim, creio que seguiremos sem grandes sobressaltos até ao Verão!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/socrates-juiz-diz-que-nunca-houve-comportamento-contrario-aos-deveres-do-cargo-de-primeiro-ministro-confirma-se
  2. https://sdistribution.impresa.pt/data/content/binaries/dba/e81/528db00d-fb83-4fbc-80de-fe2627c87cf9/TCIC-122-Decisao-instrutoria.pdf
  3. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/socrates-o-juiz-nao-diz-que-nao-acredita-na-teoria-dos-emprestimos-verdade-ou-mentira
  4. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/socrates-nao-tenho-memoria-de-que-tenha-falado-em-fotocopias-para-significar-dinheiro-confirma-se
  5. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/04/412_DGS_boletim_20210418.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: