Autor Convidado: Marta Costa Gomes

Os meus, os teus, os nossos e… ainda a carreira

Gestão pessoal, familiar e profissional. 

Exatamente por esta ordem gosto de pensar neste assunto e, dentro do possível, pô-la em prática na minha vida. 

Muito me honrou ter sido convidada a partilhar a minha perspetiva sobre este assunto. Para começar, adoro convites para boas reflexões e, por outro lado, foi um reconhecimento de que na maioria das vezes consigo fazer a desafiante gestão desta tríade.

Não o faço “com uma perna às costas” e muito menos “ao sabor do vento”. Faço-o pensado, refletindo e escolhendo quase diariamente qual destes importantes eixos da minha vida ficará desatendido por breves instantes.

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash

Como tudo na vida é um balanço, um equilíbrio. E foi esse equilíbrio que escolhi desenvolver, tal como se desenvolve qualquer outra competência. Aprendi à custa de algumas cedências, outras desilusões e muitas pequenas conquistas que tal é possível. Até nas mais adversas condições ou cenários complexos, se conseguem encontrar equilíbrios. 

E como? No meu caso, encontro esse equilíbrio através de 3 fatores essenciais: em primeiro lugar e talvez o mais importante, um fortíssimo respeito pelo tempo. Adicionalmente, a teoria da psicologia positiva, da autoria de Shawn Anchor, intitulada de “Thehappiness advantage” e finalmente o otimismo que desde sempre me acompanha e me faz acreditar que tudo se faz, tudo se consegue e que me leva a “atirar” sempre para mais e melhores desafios.

Teorias á parte, o que leva o nosso caro amigo Hugo a fazer-me este convite parece que é o facto de eu viver entre Lisboa e Barcelona, dedicar-me de alma, cabeça e coração a uma carreira muito dinâmica, intensa e desafiante numa multinacional, encontrar periodicamente tempo para estudar e ter em casa uma família patchwork, com um filho, dois enteados, um marido e ainda um cão. Uffff… agora que penso nisto, dou-me orgulhosamente conta que passei, de facto, da teoria à prática! E que felizmente disfruto muito da companhia da família mais próxima e de muitos amigos para celebrar esta vida tão intensa e entusiasmante! 

Por tudo isto, não será raro verem-me a correr, muito cedo de manhã, acompanhada pelo Bolt e a ouvir um podcast de Marketing …em Espanhol!  São estes exemplos de “4 em 1” a que chamo profundo respeito por cada hora do meu dia e a vontade de as aproveitar ao máximo. Planear cuidadosamente e com antecipação também me possibilita estar onde quero e/ou devo estar e sempre que possível aproveitar caminhos, viagens e estadias para conciliar as três vertentes deste jogo constante de equilíbrios!

E o que tem a “The happiness advantage “a ver com tudo isto? Convido-vos a conhecerem este conceito do qual sou absolutamente fã. O seu autor acredita (e eu também) que o sucesso começa com a felicidade, e nunca o seu contrário, como tantas vezes a sociedade nos impõe. Transpor esta filosofia de vida para o nosso dia-a-dia torna mais fácil priorizar-nos enquanto pessoas, encontrar tempo para nos dedicarmos a nós próprios e aos nossos, pois torna-se evidente que a nossa produtividade e performance está intrinsecamente relacionada com a nossa felicidade. Por tudo isto, passo a encarar os momentos de desconexão ou de satisfação pessoal com a mesma responsabilidade que se encara uma tarefa de trabalho. 

E sobre o Otimismo? Esse companheiro de caminho tem sido uma importante ajuda, sobretudo nos dias em que tudo isto que vos conto, não corre tao bem. Também os há. Dias em que há que encarar a frustração de termos falhado num dos 3 eixos da nossa vida. Aconteceu, acontece e vai continuar a acontecer. E que graça teria se assim não fosse? 

O tempo voa, a sociedade impõe-nos estereótipos rígidos de sucesso e felicidade, e com cada um nós fica a difícil tarefa de gerir expectativas, família carreiras e ser feliz! Vamos lá? Que tenham todos uma semana feliz e produtiva! Por esta mesma ordem …

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa; #CareerPlanning; #FemaleLeadership

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: