A Semana em voo picado: Estamos verdes!

Na segunda-feira fomos, positivamente, surpreendidos pelas zero mortes por COVID nas 24 horas anteriores1!… Algo que há poucas semanas parecia um cenário impossível de atingir em tão pouco tempo.

Para isto muito contribuíram as duras medidas de confinamento adoptadas e a adesão às mesmas por parte de uma fatia muito significativa da nossa população!…  Mas também a alta taxa de vacinação nos principais grupos de risco…

Estamos assim todos de parabéns… os que decidiram a estratégia de combate na terceira onda… os que a seguirão… e os que, todos os dias, asseguram a implementação de um plano de vacinação que corresponde a um esforço logístico e humano impressionante!

Ainda na segunda-feira vi, no JN, um trabalho muito esclarecedor sobre as reinfecções por COVID-19!… No mesmo, João Paulo Gomes, especialista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) explica que estas são extremamente raras, de tal modo que, em Portugal houve apenas um caso confirmado, e documentado, de reinfecção nos 14 meses de pandemia. Acredito que estes esclarecimentos são muito importantes porque nos dão confiança de que a imunização da população possa, efectivamente, levar-nos ao fim desta crise sanitária!… Que assim seja!

Na terça-feira o publico faz manchete com mais uma boa noticia: “Não há mortes por covid-19 em lares há duas semanas”… É mais uma demonstração de que a alta taxa de vacinação nos grupos de risco nos está a proteger das consequências mais graves desta pandemia!

Mas terça-feira foi, também, o dia da 20ª reunião de peritos no Infarmed… desta vez o balanço reportado nesta reunião foi francamente animador dada a tendência positiva da generalidade dos indicadores pandémicos… Apesar disto os especialistas não deixam de avisar de que há ainda cuidados a manter e que a pandemia ainda não acabou!

Fica, assim, aberta a porta para que se possa prosseguir com a próxima fase de desconfinamento!

Com base nestes dados Marcelo Rebelo de Sousa anuncia o fim do estado de emergência.

Na quarta-feira sabemos que findo o Estado de emergência Portugal avançará para estado de calamidade!… A situação de calamidade, prevista na Lei n.º 27/2006, é da competência do Governo e permite que se tomem medidas excecionais destinadas a “prevenir, reagir ou repor a normalidade das condições de vida” em situações de catástrofe ou crise sanitária. 

Ainda na quarta-feira ficamos a conhecer as metas de vacinação para todas as faixas etárias até aos 30 anos:

Figura 1 Metas do Plano de Vacinação por faixa Etária4

Mais uma vez o meu aplauso ao Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo e à task-force por si coordenada, pela forma como está a fazer a difícil gestão deste processo…

Esta transparência dá-nos confiança no processo e esperança no futuro… 

Mas estas metas trazem mais uma boa noticia… A cumprirem-se estes prazos, em Setembro teremos a população com mais de 30 anos imunizada e a tão almejada imunidade de grupo atingida!… Uma vez mais… que assim seja!

Na quinta-feira, confirmamos o que já se havia antecipado dois dias antes… António Costa decreta o estado de calamidade… Mas António Costa surpreende ao antecipar a transição de Emergência para Calamidade para o Sábado 1 de Maio, num claro sinal de confiança nas tendências observadas nas últimas semanas. 

Assim, a partir do dia 1 de Maio as fronteiras, terrestres, com Espanha serão abertas, os restaurantes poderão abrir até às 22h30 assim como poderão começar a servir almoços e jantares nas esplanadas a grupos de até seis pessoas e no interior dos estabelecimentos a grupos de até quatro pessoas!… As lojas, por seu turno, poderão estar abertas até às 21h00 durante a semana, e às 19h00 nos fins de semana… As salas de espetáculos podem também abrir até às 22h30… E os casamentos e batizados poderão realizar-se um máximo de 50% da lotação dos respectivos locais. 

Estas medidas aplicar-se-ão á generalidade do País, mas há sete concelhos e duas freguesias que, por terem uma incidência de novos casos de COVID-19 superior a 120 por cem mil habitantes, não vão beneficiar do alívio de restrições…  

Também na quinta-feira Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, anunciou a construção de uma residência universitária em Lisboa, destinada a filhos de trabalhadores da administração pública… Sinceramente não sei bem como reagir a este anúncio!… Se me alegre porque o Estado está a criar condições para que mais gente possa ter acesso ao ensino superior… se me revolte porque ao fazê-lo o Estado tenha decidido beneficiar uma parte da população em detrimento de outra… acresce que a outra é aquela que mais tem sofrido com a situação de crise que estamos a viver!… Sinceramente… tenha vergonha Sra. Ministra… e ofereça essas 47 camas a quem delas mais precisar, independentemente de quem lhe paga o ordenado…

Na sexta-feira temos um segundo dia, na mesma semana, em que não são reportadas mortes por COVID-19 nas 24 horas anteriores2. Que bom que era que esta pudesse começar a ser a regra e não a excepção! 

Entretanto, a Direção-Geral da Saúde diz que os utentes, com menos de 60 anos de idade, que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca podem decidir se querem receber a segunda dose ou esperar por informações sobre a combinação com outra vacina. Pois a mim parece-me bem que não se exclua esta hipótese à partida… e que se complete a imunização, pelo menos áqueles que assim o desejarem!… E, se fosse eu, completá-la-ia com toda a certeza!

No mesmo dia os jornais avançam que a utilização da vacina da Janssen se iniciará este fim de semana… Uma boa noticia sabendo o potencial que tem esta vacina de acelerar o processo de vacinação rumo à tão falada imunidade de grupo!

No Sábado é publicada uma entrevista de António Costa ao DN, JN e TSF… Sobre a mesma um destaque positivo e um negativo…

Positivo para a mensagem de esperança relativa aquilo a que António Costa se refere como uma “fase de viragem” no combate a pandemia de COVID-19… E para a consistência da estratégia adoptada aquando da terceira onda pandémica! Estratégia essa que nos parece poder levar até ao fim deste túnel escuro!

Negativo para a forma, infeliz, desrespeitosa e até acintosa, como resolveu atacar Rui Rio… Ao fazê-lo António Costa decidiu baixar o nível do seu discurso e, creio e espero, terá acabado de perder uma oportunidade de ganhar credibilidade ao centro!…

Bem sei que Rio se põe a jeito de muitas críticas… eu próprio o critico amiúde e não creio que ele seja o líder da oposição de que o País precisa… mas querer ligá-lo ao chega… referir-se a ele nos termos em que António Costa se referiu… chamando-lhe os nomes que chamou… revela muita falta de nível, e diz mais sobre o autor dessas palavras do que sobre o alvo das mesmas!… 

Mas sábado foi também o primeiro de Maio e as duas grandes centrais sindicais escolheram estratégias distintas para o assinalar… A CGTP mais ortodoxa, saiu á rua como não podia deixar de ser!… A UGT, mais sensata, resolve promover um debate sobre os desafios da negociação colectiva!… Marca pontos a UGT sob o meu ponto de vista… já a CGTP volta a mostrar um desprezo, que eu considero pouco inteligente, por todas as restrições a que tem sido sujeitos aqueles que diz defender!

No domingo Marcelo Rebelo de Sousa defende que se avance com a criação de uma “lei específica sobre emergência sanitária” assim que a pandemia de covid-19 terminar! Pois parece-me bem… para que estejamos melhor preparados na próxima… que, espero, não seja tão cedo!

Mas domingo é, sobretudo, dia de balanço semanal sobre a Pandemia de COVID-19… e continuamos com razões para sorrir!… 

Fechamos, assim, a semana com uma incidência 67 novos casos por cem mil habitantes, uma evolução francamente positiva face á semana anterior que tinha fechado com uma incidência de 72,1… e um R(t) de 0,98, ou seja 0,01 ppts a baixo do indicador da semana anterior!… Estamos por isso mais verdes esta semana!…

Que assim possamos continuar!… Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/04/420_DGS_boletim_20210426.pdf
  2. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/04/424_DGS_boletim_20210430.pdf
  3. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/426_DGS_boletim_20210502.pdf
  4. https://www.publico.pt/2021/04/27/sociedade/noticia/dataslimite-vacinacao-idade-veja-previsao-apresentada-reuniao-especialistas-1960243

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: