Autor Convidado: Joana Girão Oliveira

Mulher, Mãe e um MBA

Antes de falar sobre a minha experiência e o processo de tomada de decisão para começar o tão ambicionado MBA, aproveito esta oportunidade não só para agradecer, como também para demonstrar como me senti lisonjeada com este convite! Obrigada Hugo! 

A tomada de decisão para iniciar um programa para executivos como um MBA, seja este em horário pós-laboral, seja em full-time, não é, de todo, imediata! 

Trata-te de um programa exigente: requer tempo (muito tempo), vontade de estudar (muita vontade) e dinheiro (muito dinheiro)! 

Assim, posso dizer que já há alguns anos andava a namorar a hipótese de começar um programa destes! Mas quando? Qual é a melhor altura para começar? 

Estávamos em fevereiro de 2019 e eu dizia que o meu projeto 2020 era entrar numa escola de referência para fazer um MBA, continuar a trabalhar e, a cereja no topo do bolo seria ter mais um filho! 

Bem, consegui fazer quase tudo a que me propus e, em dezembro de 2019 nasceu uma pequena terrorista que virou as nossas vidas do avesso! E agora? Era a pergunta para um milhão de euros! 

2020 começou pleno! Uma Família incrível, um trabalho que me preenchia, mas faltava o MBA… e veio a pandemia. Enfim, muita coisa mudou!

Tornei-me Mãe de dois e dona de casa a full-time! Ainda de licença de maternidade decidi que afinal 2020 não seria o ano para fazer o MBA.   

A nossa Família, como muitas outras viveram momentos desafiantes, em que muitas coisas foram questionadas. O que era tido como garantido deixou de o ser e muitas outras coisas passaram a ser o normal. 

Passámos a valorizar muito os momentos de qualidade juntos e, a preparar o futuro com outros olhos! Várias questões foram levantadas e uma delas foi: será que tenho mesmo que adiar o meu sonho? Foi aí que, em Família, decidimos que não seria necessário adiar o meu projeto 2020, mas sim fazer alguns ajustes para que conseguíssemos responder a todas as exigências e desafios que poderiam daí advir! 

Dizem que, por trás de um grande Homem está uma grande Mulher! Pois eu tenho a sorte e o privilégio de partilhar os meus sonhos com um Homem que me apoia incondicionalmente e acredita que sou capaz de enfrentar os maiores desafios… mesmo quando eu não tenho tanta a certeza! 

Assim, no verão de 2020 decidimos que o meu futuro seria diferente e, candidatei-me ao programa para o qual já me estava a preparar há tanto tempo.  

Entrei na escola que queria, mas num programa a full-time!

Os receios eram mais do que muitos: tinha acabado de ter a minha segunda filha que ainda exigia muita atenção e, tinha-me despedido para voltar a estudar! Foram muitas as pessoas que me questionaram se tinha a certeza do que estava a fazer, que não compreendiam porque é que eu ia deixar de trabalhar, ainda por cima com dois filhos pequenos… eu só respondia: “eu não vou parar de trabalhar! Vou trabalhar para poder ser feliz com os meus filhos e poder acompanhar a minha Família de outra forma: para já a estudar e, depois num outro trabalho onde poderei ser verdadeiramente valorizada e reconhecida!” No início muitos estranharam, mas depois compreenderam e deram-me os parabéns pela ousadia de desafiar o futuro!

Hoje, já a meio do MBA e, literalmente depois de passar à fase final de uma competição internacional de gestão, muitas foram as inseguranças superadas, medos perdidos e acima de tudo muita aprendizagem foi feita! Descobri características em mim que desconhecia! Percebi o significado de resiliência e o que é ser verdadeiramente multi-tasking: cuidar dos filhos enquanto escrevo um artigo para entregar no dia seguinte, preservar e nutrir a minha relação com o meu marido enquanto lhe digo que se calhar vou chegar mais tarde porque tenho ainda um trabalho de grupo para fazer… enfim, desafios, bons desafios!

Acho que pela primeira vez, em toda a minha carreira me sinto verdadeiramente feliz com a minha… aliás com a nossa decisão de seguir um objetivo definido e preparado há tanto tempo! Sou desafiada todos os dias por professores e colegas com experiências tão vastas e inspiradoras, pela minha Família que continua a precisar de mim diariamente!… a descoberta e aprendizagem está a ser avassaladora e acredito que a recompensa será ainda melhor! 

O que quero com este texto transmitir é que o caminho que trilhamos somos nós que o definimos! E, se algumas vezes as decisões que tomamos podem não ser as melhores, outras vezes revelam-se muito poderosas e enriquecedoras! 

Above all, work hard to play harder later!

Desta forma, aproveito para terminar da mesma forma como comecei: com um agradecimento, desta vez ao Tiago que tem sido Pai, Mãe e um marido inigualável! Estou-te muito grata! 

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa; #CareerPlanning; #FemaleLeadership

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

One thought on “Autor Convidado: Joana Girão Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: