A Semana em voo picado: Afinal, onde para o foguetão?

A semana arrancou “em bom” com mais um dia sem mortes associadas à Covid-19 e em que o R(t) desce para 0,96!… É o terceiro dia em pouco mais de uma semana e quando já estamos fora do estado de emergência!… Bom sinal, pois! 

Entretanto são divulgados os resultados da mais recente sondagem da Aximage para “TSF”, “Jornal de Notícias” e “Diário de Notícias”, com o PS a manter a liderança com 38,2% das intenções de voto, seguido do PSD com 26,1%. Em terceiro lugar surge o Bloco de Esquerda com 9,2% seguido do Chega que cai 1,3 pontos para 7,2% das intenções de voto. Os comunistas mantem-se estáveis em relação a sondagens anteriores com 5,7%. Estável segue, também, a Iniciativa liberal com 4,9%! Com resultados negativos aparecem o PAN com 2,7%, o Livre com 0,8%, e o CDS que continua quase desparecido com 0,4% das intenções de voto…

Resumindo… bem podem alguns analistas políticos andarem entretidos com o, inútil, exercício de somar as intenções de voto à direita para os comparar com a do PS sozinho… que a conclusão é só uma… Os Socialistas seguem, sem incomodo, em lugar que lhe asseguraria uma vitoria eleitoral caso fossemos para eleições… e a esquerda mantém uma maioria clara na assembleia da República!… se calhar era tempo de os partidos da direita moderada acordarem para a vida, não vos parece?

Na terça-feira Henrique Gouveia e Melo, anuncia que os doentes acompanhados em consultas externas poderão ser vacinados nos próprios hospitais… Esta decisão, aparentemente simples, é de uma importância e sensatez extraordinária… pois permite tratar os doentes mais frágeis em condições mais favoráveis!… Muito bem, sr. Vice-Almirante!

Entretanto, o coordenador da task force anuncia também que, na próxima semana, poderemos estar a vacinar 100 mil pessoas por dia… muito bem, novamente!

Na quarta-feira a agenda mediática vira-se para o Novo Banco e para a notícia de que aquela instituição havia atribuído prémios de 1,9 milhões à equipa de gestão, num ano em que apresentou prejuízos de 1.329 milhões!…

Sobre este assunto tenho duas coisas a dizer!… A primeira é que uma notícia dada desta forma não informa… incendeia!… Claro que toda a gente se vai colocar de forma rápida contra tais pagamentos… só que “toda a gente” não tem toda a informação para opinar sobre algo que é muito mais complexo do que a ligação entre lucros ou prejuízos e pagamentos de prémios de gestão!… A segunda é que tenho pena que o jornalismo não tenha explicado melhor o que justifica, ou não justifica, esta decisão!… É que eu tendo a pensar que estes prémios não deveriam ser pagos… mas gostava de suportar a minha posição em algo palpável e não na opinião fácil das massas!…      

Ainda na quarta-feira tivemos o parlamento a discutir 10 diplomas que visam a regulamentação do teletrabalho… mas qual não foi o meu espanto quando me apercebo que na definição destes diplomas não foram tidas em conta, as visões de todas as partes interessadas como são os trabalhadores e as entidades patronais!… Pois é pena que, uma vez mais, um grupo de 230 pessoas que, na sua maioria, nunca trabalhou nem empregou ninguém, pense que é capaz de legislar sobre uma realidade que desconhece!… 

Vocês perdoem-me, mas eu hoje estou com mau feitio!

Na quinta-feira, uma semana antes do previsto, Portugal vacinou 100 mil pessoas num dia… algo que, segundo a task force para a vacinação contra a COVID-19 só foi possível por causa do auto-agendamento. Este aumento de ritmo no processo de vacinação permitiu ainda que o país atingisse a marca de um milhão de pessoas com as duas doses da vacina contra a covid-19…

Entretanto a Ministra Mariana Vieira da Silva anuncia que aos conselhos de Carregal do Sal, Paredes, Resende e às duas freguesias de Odemira, se vai juntar o concelho de Cabeceiras de Basto que irá recuar no processo de desconfinamento… Isto significa também que 4 conselhos que estavam a semana passada limitados podem agora avançar e que são: Miranda do Douro, Portimão, Aljezur e Valongo… Continuemos, pois, com cautela e acompanhando sempre a evolução dos números concelho a concelho… só assim levaremos a carta a Garcia! 

Na sexta-feira, o Expresso conta-nos que as famosas “paginas ocultas” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que o Governo havia negociado com Bruxelas mas que tentou esconder dos Portugueses, recuperam medidas da Troika para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)!…

Bem… pela minha parte… nada tenho contra as medidas em apreço… mas parece-me que a ocultação é inaceitável e exige uma explicação cabal por parte do Primeiro Ministro António Costa!

Ainda na sexta-feira sabemos que o Conselho Superior da Magistratura terá recebido várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa… novamente em causa decisões deste juiz, no âmbito do processo Operação Marquês, que anulam decisões tomadas por tribunais superiores, em clara violação de caso julgado!… Esperam-se cenas do próximo episodio!

Por fim, sexta-feira, é também o dia em que sabemos que Portugal irá entrar, no dia 17 de Maio, na “lista verde” de países considerados, pelas autoridades do Reino Unido, seguros para viajar! E não podia haver melhor notícia para o turismo em Portugal… que consigamos manter o país nesta lista, é o que espero!

No Sábado termina a Cimeira Social do Porto, em que os líderes Europeus se comprometeram com o aprofundamento do Pilar Europeu dos Direitos Sociais como “elemento fundamental da recuperação” pós-pandemia… 

Esta foi, assim, uma aposta ganha por António Costa… uma vitoria para Portugal e para a presidência Portuguesa!… Chapeau Sr. Primeiro Ministro! 

Photo by Bill Jelen on Unsplash

No domingo acordamos aliviados com a chegada do foguetão Chinês CZ-5B á terra!… Os seus destroços, que se pensou poderem cair perto da costa Portuguesa, acabaram por atingir a terra no Oceano Indico perto das Maldivas por volta das 3h da manhã (hora Portuguesa)… passou o perigo… mas não passou a responsabilidade de um Pais que continua, em muitos aspectos, a actuar como se pudesse tudo!… 

Mas domingo é também dia de balanço COVID-19, numa semana que fecha com uma incidência de 57,7 (confirmando a tendência de descida das semanas anteriores) e um R(t) claramente abaixo de 1 (0,92)2. Ainda assim é de assinalar que, pela primeira vez desde 25 de Abril, registamos, neste domingo, um aumento do número de casos activos!… É só um dia… vale o que vale… mas devemos estar atentos!

Uma boa semana para todos.

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/427_DGS_boletim_20210503.pdf
  2. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/433_DGS_boletim_20210509.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: