A Semana em voo picado: A normalidade a regressar de forma paulatina!

Segunda-feira foi um “um dia feliz”! Quem o disse foi João Fernandes, presidente da Associação de Turismo do Algarve, referindo-se ao regresso do turismo internacional.

E é, de facto, uma boa noticia para Portugal e para a nossa frágil economia que, depois de um ano de sofrimento, o sector do turismo tenha agora uma luz ao fundo do túnel!…

Mas se é verdade que se trata de uma boa noticia não é menos verdade que marca o início de um período em que a responsabilidade dos agentes deste sector será posta à prova!

A região do turismo deu o sinal, com os kits distribuídos à chegada e com os testes nos hotéis. No entanto, as imagens que fui vendo, logo na segunda-feira, de alguns bares no algarve deixaram-me preocupado… espero que a generalidade dos operadores entenda que a manutenção desta abertura depende, em grande medida, da forma mais ou menos responsável com que este regresso for encarado!… A ver vamos!

Mas segunda-feira foi também dia da divulgação dos resultados da sondagem da Intercampus para o CM e Jornal de Negócios, com o PS a reforçar a liderança, situando-se agora mais perto da maioria absoluta, e o PSD a apresentar um resultado, novamente, abaixo das últimas eleições legislativas!… Sinceramente continuo a não entender a vocação do PSD para esta morte lenta!… Do mais, confirma-se a luta entre BE e Chega pelo terceiro lugar… assim como a confirmação de que PAN e da Iniciativa liberal estão aí para ficar!

Na Terça-feira ficamos a saber que, apesar de todas as promessas, continua a haver quase 900 mil portugueses sem médico de família atribuído!… Bem… com a reforma dos cuidados de saúde primários em stand by há tanto tempo, estes números não admiram ninguém!

No mesmo dia sabe-se que a contração económica na zona euro, no primeiro trimestre do ano, foi de 1,8%… com Portugal a apresentar o prior número da união: 5,4%!… Claro que este factor tem que ver com a quarta vaga da pandemia que nos atingiu mais fortemente, neste trimestre, que aos restantes países europeus. Mas isso não diminui a minha preocupação… mais ainda quando corremos o risco de nos tornarmos os mais pobres da Europa em poucos anos!… E nem assim o governo quebra… quanta incompetência da oposição!

Entretanto, ficamos a conhecer as regras sobre a ocupação das praias para este verão!… Assim, será obrigatório o uso de máscaras no acesso às praias e a manutenção da distância social (1,5m entre toalhas e 3m entre grupos), assim como será proibida a prática de actividades desportivas sempre que a praia estiver cheia. A lotação máxima das praias aumenta de dois terços para 90%… sendo que os semáforos indicadores de lotação terão cor vermelha quando a praia atingir estes 90%, vedando o acesso a mais banhistas, terá cor amarela quando a ocupação estiver entre os 50% e os 90%, e verde quando estiver abaixo dos 50%… O incumprimento destas regras implicará a aplicação de coimas entre os 50 e os 100 euros!

Na quarta-feira o Tribunal Geral da União Europeia anulou a decisão da Comissão Europeia de aprovar a ajuda a TAP pelo Estado Português, por não estar suficientemente fundamentada!…O Governo diz que não é para levar a sério! Que se trata de uma decisão passível de recurso e que, por isso mesmo, continuarão a executar tudo como previsto!… Bem… eu entendo o que quer dizer António Costa… e sei que formalmente é verdade… mas acho lamentável que assim seja… lamentável e de uma prepotência inacreditável!

Entretanto os números da pandemia começam a dar sinais e inflexão, como o R(t) a ultrapassar a barreira do valor 1!… Bem sei que estas variações são inevitáveis e que em algum momento a pandemia teria de entrar em zona de crescimento… mas não posso deixar de sublinhar que o maior aumento se centra na região de Lisboa, precisamente uma semana e meia depois do descontrolo total nos festejos do título nacional de futebol!… Haverá coincidências?

Ainda na quarta-feira a União Europeia anuncia que provavelmente durante o mês de Junho as suas fronteiras poderão reabrir a todos os viajantes que já tenham sido totalmente vacinados contra a covid-19, com umas das vacinas aprovadas pela União (Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Johnson&Johnson). É a normalidade a regressar de forma paulatina!

Quinta-feira foi dia de luta, para os sindicatos da função publica, pela valorização dos salários e das carreiras!… Pois meus amigos… desculpem a minha sinceridade!… Não nego o direito à greve a nenhum trabalhador… mas parece-me que os funcionários públicos não entenderam o que se passou no ultimo ano!… E parece-me que os sindicatos andam a gozar com tantos trabalhadores que perderam empregos… perderam salários… perderam oportunidades e expectativas!… E estes não são, com toda a certeza, os trabalhadores do sector publico!… 

Ainda na quinta-feira a presidência portuguesa e o Parlamento Europeu alcançaram um acordo político sobre o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE já a partir de 1 de Julho. Boas notícias depois de, no dia anterior, terem anunciado a abertura de fronteiras ainda durante o mês de Junho!… Novamente, a normalidade a regressar de forma paulatina!

Na Sexta-feira a task force para a vacinação contra a covid-19 explica que irá iniciar a vacinação de várias faixas etárias com o intervalo de uma semana, entre o final de maio e o início de junho. Este novo sistema permitirá a vacinação simultânea de vários grupos etários e irá facilitar a logística da operação e acelerar ainda mais o processo vacinal… Em boa hora se nomeou esta coordenação!…

Entretanto a imprensa dá-nos conta de que, devido a morosidade do nosso sistema de justiça, e aos vários subterfúgios usados pela sua defesa para atrasar ainda mais o processo, Ricardo Salgado está em vias de se livrar, por prescrição, do pagamento de uma coima de 290 mil euros!… Como é que isto é possível?… Se uma coisa destas acontecesse numa empresa privada o que aconteceria aos seus responsáveis?

Ainda na sexta-feira ficamos a saber que o valor do R(t) é superior a 1 por causa do valor da região de Lisboa e Vale do Tejo (1,11)1 que é a única região no continente com este indicador acima do valor de referência!… Lembram-se da festa do título?…

No Sábado foi o dia da abertura da convenção Nacional do Bloco de esquerda e, logo no discurso de abertura, Catarina Martins explica ao que vem: O Bloco será oposição ao Governo!… Muito crítica em relação ao executivo de António Costa, Catarina Martins acusa o governo de “mudar os dados da política” e de “ter atropelado o país”!… 

Mas este foi. sobretudo um encontro onde o BE afirma que o seu projecto “devolve o controlo democrático” sobre bens estratégicos, põe a banca “na ordem”, assume o investimento público e “protege o emprego”!…

Tudo palavras bonitas… mas que eu muito gostaria de as ver melhor explicadas!… O que significa controlo democrático sobre bens estratégicos? Significará nacionalizações?… O que significa pôr a banca na ordem?… E o que entende o Bloco por “proteger o emprego”?… como se protege o emprego fazendo guerra sobre as empresas?… ou estaria o bloco a falar de emprego publico para todos?… 

Não sei… mas gostaria de saber… exactamente… que sociedade quer o Bloco construir? 

Enquanto não sei… lá me vou divertindo com alguns dos seus sound bites… lá vou concordando com uma ou outra das suas iniciativas… discordando de muitas mais… mas desconfiando… sempre desconfiando!

Ainda no Sábado o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da “task force” para a vacinação contra a covid-19, aponta o dia 8 de agosto para que 70% da população tenha recebido pelo menos uma dose da vacina… ou seja a tão falada imunidade de grupo!… Assim o esperamos!

No Domingo são dados a conhecer os resultados de uma investigação levada a cabo pela Public Health England entre os dias 05 de abril e 16 de maio, e que demonstra que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca são eficazes contra a nova variante indiana do vírus SARS-COVII. Uma notícia muito esperada num momento em que a mesma variante se encontra em franca expansão em muitos países!

Mas domingo foi também dia de final da Taça de Portugal… Uma final que opôs Braga e Benfica na cidade de Coimbra, e em que levaram a melhor os minhotos conquistando a terceira taça da sua história.

Acabado o jogo, logo começou a festa na cidade de Braga!!!… Porque é assim… nós não aprendemos!!!… Mais duas semanas e lá teremos mais um conselho com R(t) e incidência a subir… e potenciais recuos no desconfinamento!… Se não fosse trágico seria cómico!

No balanço da semana confirma-se a inflexão na tendência de descida dos dois indicadores escolhidos pela DGS para determinar o grau de risco da pandemia.

Assim fechamos a semana com um R(t) de 1,03 e uma incidência de 52,6 novos casos por 100 mil habitantes contra um R(t) de 0,95 e uma incidência de 50,3 da semana anterior.

Apesar disto, o fim de semana passa sem novos mortos por COVID-19 naqueles que são os primeiros dois dias consecutivos sem mortes relacionadas com esta doença desde há muitos meses a esta parte!

Assim, apesar da degradação dos dois indicadores, continuamos com razões para acreditar que seguimos no bom caminho… e que, paulatinamente voltaremos à normalidade!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://expresso.pt/sociedade/2021-05-21-Covid-19.-Regiao-de-Lisboa-e-a-unica-no-continente-com-R-t–acima-de-1.-Capital-com-o-triplo-da-incidencia-de-alguns-dos-concelhos-vizinhos-08d24c8f
  2. https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-447–23052021.aspx

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: