Autor Convidado: Catarina Carriço

Shaping my tomorrow by exploring the world & taking chances

Quando há quase 3 anos me foi dada a possibilidade de embarcar numa viagem internacional de desenvolvimento profissional por parte da multinacional onde trabalho, confesso que senti um misto de entusiasmo e receio… sem sombra de dúvida estava perante uma oportunidade incrível, algo inesperada, mas que também acarretava um certo medo do desconhecido, de sair da zona de conforto e de desafiar o equilíbrio da vida pessoal.

Hoje posso afirmar que foi, inquestionavelmente, uma das maiores e melhores aventuras pelas quais já passei!

O facto desta oportunidade ter surgido numa fase inicial da minha carreira, teve e terá, acredito eu, um tremendo impacto no meu mindset, mas também na minha visão pessoal do mundo e na vontade incansável de experimentar e arriscar. 

Depois do convite do Hugo, que muito agradeço, para escrever este texto no blog, passei por uma agradável fase de introspeção e revivi o que foi para mim uma experiência verdadeiramente life changing.

Esta viagem estendeu-se por 2 anos e incluiu vários assignments internacionais, cada um com a duração de 4 a 6 meses, em diferentes funções, equipas, países e culturas, totalmente fora da minha zona de conforto (que por consequência se expandiu muito). Uma velocidade alucinante de projetos, de vivências, de conceitos, de aprendizagens e pessoas. Uma curva exponencial de crescimento profissional e pessoal… A entrega total e o recomeço constante foram características marcantes desta jornada. 

Vivi na Aústria, na Suíça, em Portugal, trabalhei com equipas da Bélgica, Holanda, Nórdicos em áreas funcionais e de negócio diferentes, mercados diversos, sempre com desafios empolgantes. E as pessoas, sempre, as pessoas… foi inspirador poder conhecer e trabalhar com líderes experientes, bem como com jovens talentos, pessoas incríveis cujos ensinamentos levo comigo para a vida.

Foi uma oportunidade pela qual estou muito grata e que aproveitei ao máximo quer do ponto de vista profissional, no que diz respeito a adquirir novas skills, ter uma visão mais ampla e capacidade de simplificar e priorizar, quer pela experiência culturalmente rica e de desenvolvimento pessoal. Um estímulo à carreira internacional, mas mais do que isso, à capacidade de mudança e de aprendizagem constante. Abriu-me os horizontes, tornou-me uma pessoa muito mais ágil, tolerante, curiosa e recetiva.

Acho que por ter embarcado nesta viagem de 2 anos sozinha e por ter passado algum tempo comigo mesma, também desenvolvi a capacidade de reflexão e de me conhecer melhor a mim e a forma como me relaciono com os outros. Este caminho de self-awareness será sempre um “work in progress”, até porque acredito que com cada desafio nos vamos moldando e haverá novas facetas por descobrir.

Se voltasse atrás, diria a mim própria: absorve cada segundo, cada conversa, cada experiência. E o mesmo conselho daria a outros jovens que, como eu, são curiosos, têm vontade de correr riscos e têm a sorte de lhes ser dada uma oportunidade de poder experienciar novas aventuras: arrisquem, a experiência vai enriquecer-vos beyond words

O único risco é o de cair no vício de constantemente querer sair da zona de conforto, porque rapidamente percebemos que só esse desconforto permite um crescimento exponencial e quando estamos expostos a tamanho desafio a capacidade de nos superarmos é mais evidente e recompensadora… a adrenalina de recomeçar e a incessante necessidade de aprender. Por isso posso dizer que sim, vou continuar a expandir os meus limites e a desafiar-me, não fosse essa a razão que me levou novamente a procurar uma experiência internacional, uma nova aventura na qual acabo de embarcar… Here we go again!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #CareerPlanning; #FemaleLeadership; #InternationalCareers

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

2 opiniões sobre “Autor Convidado: Catarina Carriço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: