A Semana em voo picado: Realpolitik à Portuguesa!

A semana começa com Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, a avisar que Portugal deve reservar, desde já, as vacinas da gripe, de modo a evitar a escassez com que vivemos em anos anteriores. Seria, pois, bom que o ministério ouvisse este especialista!

Photo by Markus Winkler on Unsplash

Entretanto, sabemos pela imprensa que Portugal está “tecnicamente pronto” para a aplicação do certificado digital COVID-19. Apesar disto, o país não está entre os 7 que já iniciaram a sua aplicação, o que não se acaba de entender!… Esta é uma ferramenta que pode ser de grande utilidade numa reactivação selectiva da actividade económica e que, por isso mesmo, deveria ser de implementação prioritária sobretudo quando nos aproximamos dos meses de verão.

Ainda na segunda-feira, recebemos a notícia de que Portugal voltaria à lista espanhola de países de risco, o que significaria a obrigatoriedade de teste negativo para cruzar a fronteira!… Noticia que é desmentida na terça-feira com o país vizinho a voltar atrás com esta decisão. Desta vez Portugal reagiu a tempo e, aparentemente, de forma acertada!

Também na terça-feira é anunciada a nomeação de Pedro Adão e Silva para preparar as comemorações dos 50 anos do 25 Abril. As reacções foram imediatas, com uns a elogiarem a escolha e outros a denunciarem mais um caso de “job for the boy”!… Típico da “realpolitik” à Portuguesa prodiga no espetáculo, mas, muitas vezes, vazia no conteúdo!… 

E de tal forma foi o desacerto daqueles que criticaram esta escolha ao se focarem na critica pessoal a Pedro Adão e Silva, que acabaram por deixar escapar o que havia, efectivamente, de criticável nesta decisão!… Senão vejamos…

Por um lado, Pedro Adão e Silva é um nome credível e claramente, uma boa escolha para o lugar!… Estão, por isso, errados todos aqueles que criticam a escolha simplesmente porque não gostam da cor do seu cartão partidário!… 

Acresce que o valor que lhe vai ser pago corresponde, certamente, a uma perda salarial para o visado, pelo que também não se entendem as acusações relacionadas com este tema!

Só que, sendo Pedro Adão e Silva uma boa escolha, fica por explicar porque se cria uma equipa que inicia a sua actividade cerca de 2,5 anos antes do evento e a termina, também, 2,5 anos depois?… Sim, esta equipa continuará formada até ao fim de 2026!.. Ora isto sim, me parece terreno criado para propiciar “oportunidades” para alguns “boys” que talvez seja preciso satisfazer!…1

Mas terça-feira foi também dia de boas notícias no que diz respeito às vacinas contra a COVID-19, com a vacina da Janssen que passa a poder ser administrada a homens  a partir dos 18 anos. Relativamente ao sexo feminino, a recomendação continua a ser que seja administrada apenas a mulheres com idade igual ou superior a 50 anos. 

Depois de Medina e António Costa terem abordado o tema, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quarta-feira, no final de uma visita ao Hospital de Braga que os concelhos de Lisboa e Braga não iriam avançar para a próxima fase de desconfinamento!

Curioso!… os dois conselhos das festas dos títulos! (Lisboa – festa do Campeão Nacional… Braga – festa do vencedor da Taça de Portugal)… E há quem jure que uma coisa não tem nada que ver com a outra!…

Entretanto sabemos que, apenas 769 famílias beneficiaram do regime excecional para as situações de mora no pagamento das renda no mercado habitacional!… Um número tão baixo que não pode deixar de nos interpelar a todos!… É que o ponto não é ter havido apenas estas famílias a necessitarem do apoio… o ponto é entender porque não foi possível fazer o mesmo chegar às muitas outras famílias que dele necessitavam!… Pensei que o tempo das medidas de propaganda, que logo são cortadas por via burocrática, tinha acabado!… Será?

Quinta-feira foi dia de Portugal e Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para deixar uma mensagem forte contra a xenofobia e de apelo ao acolhimento… num discurso que eu creio ter sido de enorme propósito num momento em que proliferam movimentos que alimentam o racismo e a exclusão!… Muito bem Sr. Presidente! 

Mas quinta-feira foi também o dia em que tomamos conhecimento de que a Cãmara Municipal de Lisboa teria enviado para as autoridades Russas dados de 3 activistas, residentes em Portugal, que organizaram uma manifestação contra a prisão de Alexei Navalny, um dos mais conhecidos opositores de Vladimir Putin. 

Medina apressou-se a pedir desculpa e a esclarecer que se tratou de um erro decorrente de um processo que já havia sido corrigido… 

A oposição apresou-se também a pedir a cabeça de Medina responsabilizando-o pelo sucedido!…

Uma vez mais “realpolitik” à Portuguesa… ou mais um caso de “casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”…

Senão vejamos…

É Medina o responsável material por todos os procedimentos seguidos pelos serviços da Camara Municipal?… Será ele o responsável por este procedimento instituído antes mesmo dele se tornar presidente da edilidade?… Não me parece, de facto!…

Podem os partidos da oposição assegurar que, os procedimentos nas “suas” Cãmaras Municipais são diferentes?… Podem eles assegurar que este procedimento na Cãmara de Lisboa seria diferente se o Presidente se chamasse Assunção Cristas ou Teresa Leal Coelho?… Não me parece, também!…

Assim que esta berraria toda é, uma vez mais, vazia de conteúdo… pior… vazia de valores… e visa apenas enganar os eleitores!

Mas vejamos agora o outro lado da Moeda…

Medina não é responsável material… como vimos!… Mas isso não significa que não tenha responsabilidade política!… 

Por isto mesmo Medina tomou as medidas que tomou: mandou abrir um inquérito para que se saiba o que se passou de facto… para que se entenda se existem outros casos semelhantes… e para que se possa evitar que volte a acontecer!… 

Creio, assim, que Medina fez o que lhe era exigido… mas creio, também, que fez mal ao não ter ido mais além!… 

É nestes momentos que me lembro das palavras de Jorge Coelho em entre-os-rios: “… o conceito que tenho do exercício do poder político faz com que a culpa não possa morrer solteira e perante uma situação como esta têm de se tirar consequências políticas”.2

Ora tendo Medina dado, ao longo dos anos, várias provas de coragem política, sou levado a pensar que o ponderou! Talvez não o tenha feito para satisfazer um pedido do seu partido! E, se assim foi, acho que fez mal… 

E acho que fez mal, pois estou convencido que este pedido de demissão lhe granjearia ainda mais relevância política e o colocaria, de vez, na linha da frente para a sucessão de António Costa!

Na sexta-feira entraram em vigor, de forma antecipada as medidas da nova fase de desconfinamento. Desta forma a partir deste dia, com excepção dos conselhos de Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, o comércio passa a funcionar com o horário normal; os restaurantes, cafés e pastelarias podem aceitar clientes até à meia-noite e fechar até à 01h00 assim como os equipamentos culturais. A lotação nos transportes públicos passa a dois terços (ou a totalidade caso sejam só lugares sentados); a prática desportiva amadora passa a poder ter público com lugares marcados e lotação de 33% do espaço. 

Entretanto o PS também já tem a sua trapalhada autárquica com Eduardo Pinheiro, o candidato escolhido por António Costa à Camara do Porto, a não resistir á contestação e a recusar o convite do secretário-geral do partido… cabe agora às estruturas distrital e concelhia resolver o imbróglio e encontrar um candidato credível a tempo!… 

No sábado era a noite de Santo António… mas os Lisboetas não tiveram os habituais arraiais em honra do Santo Popular… ou… espera!… Tiveram sim… o arraial organizado pela IL sob a capa de actividade política!3 “Shame on you” Iniciativa Liberal e João Cotrim Figueiredo!…

Bem sei que não fizeram diferente do PCP… que também manteve a Festa do Avante numa altura em que os Portugueses nem um funeral podiam organizar!… Mas como se atreveram a fazer aquilo que tanto criticaram nos outros?…

Ainda no sábado assistimos, em directo, a uma “masterclass” de liderança dada por Simon Kjaer, capitão da Seleção Nacional da Dinamarca e praticamente desconhecido até ao momento!…

Perante o desfalecimento do seu colega de equipa, Christian Eriksen, em pleno jogo contra a seleção da Finlândia, Kjaer teve reacção imediata socorrendo o seu colega de equipa antes mesmo da chegada das equipas de socorro… comandou os seus colegas na protecção ao atleta caído, ao formarem uma barreira para evitar os olhares mais curiosos… e teve ainda tempo para confortar a mulher do jogador acidentado!… em poucos minutos Kjaer mostrou decisão, compaixão e empatia!… Da próxima vez que me convidarem para dar uma palestra sobre liderança, serão estas imagens que irei utilizar para exemplificar o que é um líder!

A semana acaba com um balanço negativo no que diz respeito à pandemia de COVID-19. Na verdade, não apenas o número de novas infecções continua a aumentar como se observou, pela primeira semana desde há vários meses, uma degradação no número de doentes internados e internados em UCI…

Assim a incidência está agora em 79,3 casos de infecção por 100 000 hab. E o R(t) em 1,07. Os internamentos são agora 325 (+60 que semana anterior) e os internamentos em UCI 82 (+20 que semana anterior)

Por agora os números ainda não levantam alarmes de colapso no SNS… mas convém estarmos atentos!… 

A imunidade de grupo está à porta… não deixemos que se nos estraguem as férias de Verão!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/164590047/details/maximized?fbclid=IwAR2iJneOQ5PFI9SfvEx2jHeCD5KPk04U5kSiqNQ2lDy4f5OjsXO3MI3bLy4
  2. https://observador.pt/2017/10/17/quando-jorge-coelho-contrariou-guterres-e-pediu-a-demissao-a-culpa-nao-pode-morrer-solteira/
  3. https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-13-Mais-de-mil-pessoas-participaram-no-arraial-organizado-pela-Iniciativa-Liberal-em-Lisboa-07f81065
  4. https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-468–13062021.aspx

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: