A Semana em voo picado: do futebol à COVID-19… temos muita dificuldade em aprender!

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

A semana arranca com a União Europeia a fechar a assinatura do regulamento que enquadra a utilização do certificado COVID-19. No final da cerimónia o primeiro-ministro, António Costa, destaca a importância deste documento para possibilitar que os cidadãos possam viajar em segurança, reforçando que se trata de um passo muito importante para a recuperação económica. Tem razão António Costa, só continuo a não entender é porque Portugal não foi mais rápido em iniciar a sua implementação como o foram alguns outros países!

Entretanto, poucos dias depois de confirmarmos que Portugal se juntará à vizinha Espanha para uma candidatura conjunta à organização do mundial de futebol de 2030, sabemos que apenas duas Câmaras Municipais já não têm dividas associadas aos estádios de futebol construídos para o Euro 2004!… A teoria dominante é que desta vez é diferente pois não é preciso construir estádios novos!… Talvez seja assim, mas há duas perguntas que não querem calar: 1. Como é possível que quase 20 anos depois continuemos a pagar dividas de um evento que se apregoou ser lucrativo? 2. Como vamos assegurar que, a ganância de uns e a vontade de tirar dividendos políticos de outros, não vão acabar por resultar em algo parecido mesmo não construindo novos estádios?

Na Terça-feira a farmacêutica Pfizer anuncia que irá estudar um grupo de pessoas que contraíram COVID-19 depois de vacinadas. A intenção é determinar a necessidade de uma terceira dose de reforço, bem como do timing para esta mesma dose.  Parece-me bem, claro!… Sabemos que teremos de conviver com este vírus nos próximos anos, assim que será muito importante manter a protecção das pessoas para que não voltemos ao sufoco deste último ano e meio.

Entretanto a Assembleia da República aprova a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos por mais 90 dias… como, aliás, não podia deixar de ser!

Desde o outro lado do atlântico chegam-nos noticias de novos emails que demonstram, uma vez mais, pressões de Donald Trump e seus apoiantes, sobre o procurador-geral, Jeffrey Rosen, para tentar fazer passar a tese de fraude nas eleições presidenciais!… 

Espero que os americanos tenham aprendido algo com esta experiência… mas, já agora, seria também bom que os europeus, e os portugueses em particular, também aprendessem!

Na Quarta-feira o governo anuncia que os certificados digitais covid-19 irão começar a ser emitidos ainda esta semana. Estes certificados serão gratuitos e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular. Já não era sem tempo!

Entretanto a comunidade científica alerta o governo para a situação epidemiológica em Lisboa falando, pela primeira vez, numa quarta vaga da pandemia de que Lisboa é o principal motor. Assim os especialistas pedem ao governo que tome medidas urgentes para conter a situação e evitar que a mesma se alargue às restantes regiões.

E a resposta ao apelo dos especialistas chegou na quinta-feira, com o governo a decidir-se pela proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), durante os fins de semana. Na minha opinião a medida justifica-se, mas peca por defeito… tenho, na verdade, muitas dúvidas que esta restrição, limitada aos fins de semana, tenha um impacto significativo na alteração da tendência a que vimos assistindo nas ultimas semanas.

Entretanto a Ministra Mariana Vieira da Silva anuncia que, dada a situação epidemiológica actual será muito difícil que o Pais venha a avançar no plano de desconfinamento como estava previsto para a próxima semana.

Volto a dizer… acho que estamos a demorar muito para tomar medidas… e temo que este atraso acabe por resultar na volta de medidas mais restritivas do que aquelas que, agora, poderiam ser suficientes para interromper a actual escalada!…

Hoje temos uma percentagem razoável de pessoas vacinadas, temos acesso a testes rápidos, temos muita gente recuperada de infecção, temos certificado COVID… deveríamos estar a utilizar todos estes meios para implementar uma abertura selectiva, que não colocasse em causa a situação sanitária do país… ao mesmo tempo que se deveria enfocar os esforços para uma mais eficaz identificação de potenciais focos de contágio com posterior testagem massiva e isolamento dos contactos de risco!… 

Não podemos a continuar a reagir a esta pandemia como se não tivéssemos avançado o que já avançamos… mas se deixamos a coisas avançar sem fazer nada que tenha cérebro, vamos acabar com um novo confinamento que, por esta altura, estou convicto que poderíamos evitar! 

Sexta-feira foi dia grande para Portugal e para os Portugueses… Um dos “nossos melhores”, António Guterres, foi reconduzido por unanimidade como secretário-geral das Nações Unidas.  No seu discurso, António Guterres, apresentou a distribuição de vacinas contra a COVID-19 como a prioridade mundial absoluta… prometeu ser um “constructor de pontes” e procurar uma “recuperação justa, verde e sustentável”. 

Mas este foi também um momento de grande relevância para a mesma organização e para o mundo. Não tenho a mais pequena dúvida de que António Guterres é, como afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, “a pessoa certa no lugar certo”! O seu perfil conciliador, mas corajoso… aberto ao diálogo, mas firme nas suas convicções e nos seus valores… a sua inteligência e capacidade diplomática… tudo isto será, sem duvida, determinante para que a humanidade possa ser capaz de vencer os grandes desafios que tem pela frente. 

Por cá foi concluída a auditoria pedida por Fernando Medina confirmando que a Câmara Municipal de Lisboa terá enviado dados pessoais para embaixadas por 52 vezes desde que que entrou em vigor o novo Regime Geral de Protecção de Dados (RGPD). Acto continuo à divulgação destes resultados Medina decide exonerar o responsável do RGPD da autarquia e transferir esta incumbência para a Polícia Municipal.

Sobre isto tenho duas notas uma positiva e uma negativa!…

Pela positiva a rapidez com que Medina reagiu mandando fazer a auditoria assim como o facto de a mesma ter sido concluída em tempo útil! Pela negativa nota para o que me parece uma ausência de explicação de como foi possível a manutenção de uma prática ilegal por tantos anos naquela Câmara Municipal! A Câmara não tem meios para detetar estas coisas? Quantas outras haverá por aí escondidas? 

E assim chegamos ao Sábado com mais uma pedrada nos telhados de vidro da estratégia autárquica do PSD, com António Oliveira a desistir da candidatura à presidência da Câmara de Vila Nova de Gaia por incompatibilidades com a estrutura local e o seu líder Cancela Moura que, alegadamente, não estaria a fazer a vida fácil ao candidato escolhido por Rui Rio. E assim continua a novela do PSD a dar tiros nos pés!

Entretanto aumenta a pressão sobre a decisão do governo de fechar a Área Metropolitana de Lisboa durante os fins de semana!… PCP e Chega prometem luta e o bastonário da Ordem dos Advogados Luís Menezes Leitão, alinha com o entendimento de que a medida viola a constituição!… Pois, a ver vamos!… Parece que teremos novela para umas semanas!

No domingo o Expresso online traz uma notícia de um episódio de assédio sexual por parte de um motorista de um autocarro dos transportes Urbanos de Coimbra a uma passageira!

Felizmente a mulher teve a coragem e a presença de espírito de gravar tudo… palmas para ela!…

Que este caso sirva de exemplo… que este senhor seja punido e impedido de voltar a trabalhar com publico… e que outras mulheres lhe sigam o exemplo!…

Temos de acabar, de vez, com estes casos! 

Quando ao balanço pandémico fechamos a semana com uma incidência de 100,2 casos por cem mil habitantes e um R(t) de 1,141!… Já o sabíamos… a pandemia entrou em zona de crescimento há, pelo menos, duas semanas! Felizmente que esta subida não se reflete de forma proporcional nos casos de internamentos e mortes… muito por causa da vacinação!… Sejamos, pois, conscientes nos nossos comportamentos ou correremos o risco de perdermos o verão!

Uma boa semana para todos.

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/475_DGS_boletim_20210620.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: