A Semana em voo picado: um verão difícil e imunidade de grupo para setembro!

Na segunda-feira o Jornal de Notícias conta-nos sobre um aumento do número de pessoas que não comparecem para a vacinação. A Task force apela para que se cumpra o esquema vacinal como proposto pela DGS e explica que durante o período de férias permitirá que as pessoas se vacinem noutro centro de vacinação sem marcação especifica para o efeito.

Photo by Jess Bailey on Unsplash

Espero, pois, que as pessoas oiçam o apelo das autoridades… a vacinação é a única via para sairmos desta pandemia!

Entretanto, chega mais uma má noticia para o sector do Turismo: quarentena obrigatória para os passageiros oriundos do Reino Unido. Contudo esta obrigação pode ser ultrapassada para as pessoas que tenham o esquema vacinal complecto, com a segunda dose feita há, pelo menos, 14 dias. Parece-me equilibrado!

Ainda na segunda-feira, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro admite, em entrevista ao Jornal de Notícias, que parte das desistências dos candidatos às autárquicas se ficaram a dever à baixa remuneração associada à posição para a qual se candidatavam.

Ora este não é um problema novo… assim como as reacções ao mesmo também não são novas!… Desde logo a indignação fácil relacionada com o facto de os políticos quererem ganhar mais quando o povo ganha tão pouco!… Ponteada pelo clássico “para a qualidade dos políticos que temos, eles já ganham demasiado”!…

Comentários que não são desprovidos de sentido comum, mas que tem o defeito de perpetuarem a mediocridade no nosso panorama político!

Sim… devíamos esperar ter “os nossos melhores” no exercício de responsabilidades políticas…e sim, para isso, deveríamos estar disponíveis para pagar na justa medida dessa responsabilidade!… Mas com total transparência… sem “ajudas de custo” a camuflar parte da remuneração… e sem esquemas de moradas e viagens!… Com exigência de competência e seriedade… e com consequências para os que coloquem o “pé em ramo verde”.

Na terça-feira acordamos com a notícia da detenção de Joe Berardo suspeito de ter participado em burlas relacionadas com financiamentos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos. Mentiria se dissesse que as suspeitas me surpreendem… a mim e à generalidade dos Portugueses!… Deixemos, pois, a justiça correr o seu tempo!

Entretanto a situação pandémica continua a agravar-se no Algarve com a região a decidir suspender o que resta de aulas presenciais e com a previsão de mais medidas.  Há umas semanas comentava, num texto desta mesma serie, o à vontade com que via os turistas ingleses nos bares do algarve… e nas suas imediações!… temo um verão muito difícil!

Na Quarta-feira recebemos a notícia de que a Autoridade Bancária Europeia (EBA) recusou o prolongamento das moratórias bancárias que havia sido aprovado pelo parlamento há poucas semanas. Esta decisão obriga a que, Governo e Parlamento, ponham mãos à obra para encontrar medidas alternativas para empresas e famílias!… Caso contrário teremos um outono muiiiito difícil!

Na quinta-feira o Reino Unido anuncia que irá avançar, em setembro, com a administração de uma terceira dose da vacina a cerca de 32 milhões de pessoas. Na gestão desta Pandemia, o Reino Unido tem estado sempre dois ou três passos à frente da UE!… E agora, uma vez mais, é o primeiro a avançar com um reforço da vacinação antes do inverno de modo a estar melhor preparado para o mesmo!… Well done Mr. Johnson!… Que lição de estratégia e de pro-actividade está a dar, o UK, a estes dinossauros da velha europa!

Entretanto o parlamento aprova um projecto lei do PCP que coloca limitações adicionais na contratação a prazo, assim como no período de experimentação. Na prática, entre outras coisas, a nova lei limita o número de renovações a duas não podendo o seu total exceder os dois anos!… Entendo a bondade da intenção do PCP… mas tenho que dizer que o problema dos abusos na contratação a prazo, não estava no contrato adicional que a actual lei permite!… Estava… e está… na criatividade com que a mesma lei sempre foi contornada por muitas empresas em Portugal!… e… já agora… também pelo estado que tem profissionais contratados a prazo por 10, 15 e mais anos… nomeadamente nos sectores da saúde e da educação!

Por isto mesmo… esta parece-me uma lei cosmética e inútil!… e tenho pena que tenhamos os nossos deputados a dedicarem o seu tempo para nada!

Na sexta-feira a imprensa volta em força com o tema de uma remodelação governamental… com o Ministro Eduardo Cabrita á cabeça dos remodeláveis. A ver vamos!

Ainda na sexta-feira, Erika Vlieghe, uma infeciologista belga, refere-se a Portugal como um destino de risco a par de países como a India e o Brasil, sobretudo por causa da variante Delta!… Estou convencido que esta especialista cometeu um exagero descomunal… mas estas vozes não nos ajudam nada e constituem mais uma pedrada no já fragilizado sector do turismo!  

No sábado, Eduardo Cabrita resolve falar sobre o famigerado acidente da A6: “Quero transmitir uma viva solidariedade que, no próprio dia, foi prestada pela minha chefe de gabinete”… disse ainda que já deu instruções para que o processo relativo ao apoio á família seja agilizado!… Pois, espero que sim… mas continua por explicar o silencio ensurdecedor até este dia… assim como vários aspectos daquele episodio!… 

Entretanto António Costa fala ao jornal “Publico”, e afasta qualquer cenário de remodelação governamental… confusos? Eu não!

Ainda no sábado chega-nos uma notícia curiosa… uma festa de aniversário em Sydney em que todos os participantes se infectaram com a variante Delta, com excepção dos únicos 6 que já estavam devidamente vacinados!… Ainda estamos com duvidas?

No domingo começaram a ser vacinadas as pessoas com idades entre os 18 e os 29 anos, naquele que é, na minha opinião, um momento que marca o último ataque aos 70% da imunidade de grupo!… 

No mesmo dia, Henrique Gouveia e Melo explica-nos no jornal da SIC que apesar de mantermos a plano de ter 70% das pessoas vacinadas com, pelo menos uma dose, na primeira quinzena de agosto, teremos de esperar por setembro para que esta percentagem se atinja para as segundas doses da vacina… E só nessa altura poderemos falar, verdadeiramente, em imunidade de grupo.

Muito obrigado, Sr. Vice-almirante Henrique Gouveia de Melo… o trabalho que está a fazer por todos nós não tem preço!

No fecho da semana vemos a situação pandémica a agravar-se novamente com uma incidência de 189,4 novos casos por 100 mil habitantes e um R(t) de 1,16!… Juizinho meninos!… Que isto ainda não acabou!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/07/489_DGS_boletim_20210704.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: