A Semana em voo picado: Não foi azar, não senhor!

Na segunda-feira os portugueses são brindados com mais um aumento de combustíveis… desta vez o aumento foi 1 cêntimo no preço da gasolina. As razões apontadas são mais uma vez a subida do preço do petróleo!… Só que não!… Ou melhor… só que a subida do preço do petróleo, não chega para explicar os preços que pagamos na bomba de gasolina! Isso mesmo é demonstrado num trabalho jornalístico publicado no Diário de Notícias, que nos dá conta de alturas em que o preço do Petróleo era mais alto do que é hoje, mas a gasolina era vendida abaixo do preço que hoje pagamos.

Photo by Wassim Chouak on Unsplash

Sejamos, por isso, claros, os combustíveis são caros em Portugal, não apenas por causa do petróleo, mas sobretudo porque sobre eles são aplicados impostos pornográficos!… Impostos de que o estado não abdica quando o petróleo sobe de modo a limitar o impacto que estas subidas têm nos orçamentos das famílias e das empresas!… 

Entretanto, a imprensa internacional avança que Boris Johnson pondera antecipar o final das restrições relacionadas com a pandemia de COVID-19. O racional é simples… 1. O vírus irá continuar connosco por mais tempo; 2. O nível e vacinação actual permite aceitar um acréscimo nas infecções sem colapsar os sistemas de saúde!

Sinceramente o racional não é nada parvo!… e mais uma vez o UK segue á frente!… Os especialistas dividem-se, mas creio que ninguém poderá dizer que não existe um racional razoável por detrás desta potencial decisão… Pode ser que se arrependam e tenham de andar para trás… mas pelo menos tentam… enquanto a velha europa dorme! 

Na terça-feira, ficamos a saber que Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, é suspeito de ter participado num esquema de corrupção quando era deputado federal1. Segundo gravações áudio reveladas pelo UOL o esquema consistia na devolução de parte dos salários dos seus assessores em troca da manutenção das suas posições!… Admirados?… Eu não!

Entretanto uma investigação levada a cabo por Thomas H. Costello, da Universidade de Emory, e aceite para publicação no Journal of Personality and Social Psychology2, sustenta que é possível encontrar traços comums entre os apoiantes dos dois extremos políticos. Assim os autores demonstraram que existe uma constelação de traços de personalidade, características cognitivas, crenças e valores motivacionais, que são comuns dos dois lados e que podem ser considerados o coração do autoritarismo. Algumas diferenças foram também observadas com os autoritários de esquerda a demonstrar menos dogmatismo e rigidez cognitiva, mas também uma mais alta emocionalidade negativa e um apoio mais forte a um sistema político de planificação central. Enfim um trabalho muito interessante, com resultados interpeladores e que cobre uma área onde existem lacunas de conhecimento bastante significativas. 

Na quarta-feira é detido Luís Filipe Vieira por suspeitas de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais!… Para quem segue o personagem desde há vários anos esta detenção é tudo menos uma surpresa… mais ainda depois de termos assistido à sua audição no âmbito da comissão de inquérito parlamentar aos grandes devedores do BES. Como português fica-me a sensação de que a justiça está a trabalhar… Como Benfiquista sinto-me envergonhado por ver o nome do meu clube arrastado, desta forma, para a lama!… 

A manutenção de Luís Filipe Vieira na presidência do Benfica é um exemplo claro dos “mas” de que eu falei no meu texto da ultima quinta-feira (Link). 

Entretanto, imagens vindas do algarve mostram um total desrespeito pelas regras sanitárias por parte de uma parte significativa dos turistas que aí passam as suas férias. Bem sei que estes são comportamentos muito difíceis de conter… mas se eu fosse empresário na região, estaria a tentar fazer alguma coisa por isso… caso contrário, não tardará muito, até que as portas dos seus negócios voltem a ser fechadas. 

Na quinta-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, dá-nos conta, numa conferencia de imprensa conjunta com o seu homologo do estado do vaticano, de que o Estado Português terá assinado no dia 1 de julho, no minuto seguinte a ter cessado a presidência da UE, a declaração de vários Estados-membros de condenação à lei húngara que discrimina a comunidade LGBTQI. Fez bem o governo em assinar esta carta… só que continuo a não entender porque não o fez antes… a presidência da UE não é incompatível com tomadas de posição em questões de princípio e de direitos humanos.

Entretanto sabemos que o processo de vacinação contra a COVID-19 voltou a acelerar com um novo recorde de doses diárias administradas que permitiu a entrada no top 10 dos países europeus que mais vacinam. Uma vez mais a task-force liderada pelo Vice-Almirante Gouveia e Melo a mostrar o grande trabalho que está a fazer por todos nós!

Ainda na quinta-feira, o sector do turismo volta a sofrer um golpe com as autoridades francesas a desaconselhar os seus compatriotas a fazerem férias em Portugal!… Mais um sinal a pedir a actuação de todos… não apenas de quem legisla ou regula… mas também de quem fornece serviços e necessita de se capacitar que o negocio de hoje pode colocar em causa o negocio de todo um verão.

Na sexta-feira, o governo anuncia novas medidas para o sector hoteleiro nos conselhos de risco. Assim, nos alojamentos turísticos e nos restaurantes (com excepção para as esplanadas) destes concelhos passa a ser necessária a apresentação do certificado digital ou teste negativo feito na hora. Para os restaurantes serão aceites auto-testes realizados no próprio restaurante ao passo que para os hotéis irá ser pedido um teste PCR, feito 72 horas antes, ou um teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado 48 horas antes, ou um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado 24 horas antes na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica; ou ainda o autoteste realizado à porta do estabelecimento. Medidas que me parecem correctas mas que são de difícil implementação… desde logo porque a disponibilidade de testes não é, ainda, assim tão grande!… Mas nada como deixar passar alguns dias para ver como corre. 

No Sábado, Marta Temido fala de azar para justificar o agravamento da situação pandémica em Portugal. Bem sei que a Ministra se referia ao aparecimento da variante Delta numa altura em que estávamos a deconfinar… mas, ainda assim, parece-me um mau principio falar de azar depois de tantos meses de pandemia!… A situação agravou-se porque continuamos a não encontrar soluções para “Identificar, Diagnosticar e Isolar”, os casos de risco… não porque tivemos azar!… 

Entretanto a Ministra sustenta que contamos agora com 3 circunstâncias que nos poderão ajudar a recuperar um pouco a situação. São eles o encerramento das aulas, a vacinação e o verão… Pois eu continuo a achar que a sr. Ministra, e o governo, está muito focada em circunstancias mais ou menos favoráveis e pouco activa para, efectivamente, encontrarem soluções que nos levem para uma nova fase na gestão desta pandemia!… E é pena!

No domingo tivemos a final do Euro 2020 e a grande vitoria da seleção italiana. Na impossibilidade de ganhar Portugal, confesso que gostei que uma Itália de ataque… completamente fora daquilo que é a matriz da tradição italiana… tivesse encontrado o sucesso!… agrada-me quando ganha quem joga para ganhar!

Entretanto, no fecho de mais uma semana, os números continuam a preocupar3… Com 272 novos casos de infecção por 100 mil habitantes em 14 dias, e um índice de transmissibilidade de 1,18, estamos cada vez mais na zona vermelha da matriz de risco! E o pior, é que não vejo que o governo tenha qualquer estratégia para nos tirar desta situação que não seja esperar pelo avanço do processo de vacinação!…

E sim é a vacinação que nos vai salvar… mas até lá teríamos de ser muito mais competentes a identificar, diagnosticar e isolar… de modo a conter estes números e podermos viver sem a sombra de uma novo confinamento geral!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://zap.aeiou.pt/gravacoes-bolsonaro-desvio-dinheiro-414732
  2. https://www.researchgate.net/publication/341306723_Clarifying_the_Structure_and_Nature_of_Left-Wing_Authoritarianism
  3. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/07/496_DGS_boletim_20210711.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: