A Semana em voo picado: todos à espera de terça-feira?!

Na Segunda-feira os ingleses vivem o seu “Dia da Liberdade”!… O dia em que em algumas das medidas mais restritivas, com que temos vivido os últimos anos, deixam de ser obrigatórias para os súbditos de sua majestade. Assim, para além das máscaras deixarem de ser obrigatórias, terminam também as regras de distanciamento social e os limites de pessoas em espaços abertos ou fechados. 

Interessante esta medida ser acompanhada de um pedido, por parte do governo, para que as pessoas mantenham estas práticas sempre que entendam necessário, mas deixa à responsabilidade individual de cada cidadão, o discernimento sobre essa mesma necessidade!

Não sei, sinceramente, se os ingleses estão a andar depressa demais… nem se a responsabilidade individual será suficiente para que se mantenha bom senso na contenção do vírus!… Mas é inegável que, ao contrário da generalidade dos países europeus, a Inglaterra está a mostrar coragem de ensaiar uma volta à normalidade… procurando abrir a economia e educar a sua população!… Espero que resulte… seria um sinal muito positivo e uma luz para quem continua estacionado, nos indicadores e nas medidas, de quando tínhamos a população complectamente desprotegida! 

Entretanto alguns especialistas começam a apontar Setembro (e alguns mesmo Agosto) como o momento para podermos voltar a uma vida mais próxima do normal! Milton Severo, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), sustenta que “já podíamos estar com uma vida muito mais normal e próxima da que tínhamos antes” defendendo que à parte do uso de máscara e da higienização das mãos “as restantes restrições já não fazem sentido”. Segundo este especialista “a vacinação em função da idade conseguiu proteger os que correm risco de ter doença grave” e que, por isso mesmo, o risco de sobrecarga do Serviço Nacional de Saúde já não existe. Na mesma linha Tiago Correia, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, sustenta que o Governo terá de “rever os protocolos de isolamento e de testagem para as pessoas vacinadas”, porque ao não o fazer está a passar uma mensagem negativa em relação a vacinação. Finalmente o virologista Pedro Simas considera que, com o aumento do número de pessoas vacinadas, o próximo mês é, mesmo, uma “uma boa altura” para começarmos a aliviar, ainda que de forma gradual, as restrições.1

Photo by Sigmund on Unsplash

Na terça-feira Fernando Anastácio, deputado responsável pelo relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco, apresentou a versão preliminar deste mesmo relatório onde sustenta que houve uma falha permanente e sistemática de supervisão!… Nada de novo já sabemos!… mas e agora?… o que acontece agora?… Nada?!!! Bem me parece!

Ainda na terça-feira o Publico conta-nos que, apesar de termos aprovada desde 2013 uma lei que direcciona os lucros do crime de tráfico humano para as vítimas e de, até 2019, terem sido condenadas 94 pessoas… não houve, até à data, nenhuma entrada de valores correspondentes a bens apreendidos no Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da Polícia Judiciária. Mais uma lei… correcta… mas feita para ser inútil! Uma vergonha meus senhores!

Na quarta–feira o Governo dá um piscar de olhos à esquerda ao divulgar a lista das 34 medidas, do OE2021, cumpridas e 39 em curso! A intenção é clara… preparar caminho para a negociação do Orçamento de Estado (OE) para 2022. A estratégia parece-me inteligente… falta saber se BE, PAN e PCP se vão satisfazer com as medidas constantes na lista… assim como, se lhes interessa avançar para uma nova aprovação “sem barulho”!

Na quinta-feira foi dia de conselho de ministros e, tal como aconteceu nas semanas anteriores, Mariana Vieira da Silva chegou sem grandes novidades no que toca a medidas de combate à pandemia, remetendo para depois da reunião com os especialistas, da próxima terça-feira, qualquer decisão sobre a forma como se abordará a evolução da situação pandémica.

Entretanto, no mesmo conselho de ministros é aprovado o decreto, já anunciado, que procura intervir nas margens dos combustíveis!… Sobre este assunto repito o que disse no texto da semana passada (Link)… O princípio parece-me defensável… mas não consigo evitar uma certa desconfiança de cada vez que o governo se mete no funcionamento do mercado… mais ainda quando é o estado (através dos impostos) um dos causadores principais dos altos preços dos combustíveis em Portugal.

Na sexta-feira ficamos a saber que já é possível comprar testes negativos e certificados COVID-19 no mercado negro!… Infelizmente não posso dizer que a notícia me surpreenda!… Se há coisa que os Portugueses são capazes é de encontrar formas de dar a volta ás regras!… Espero que a polícia faça caça sobre quem vende e sobre quem compra!… E espero que as consequências sejam exemplares!

Entretanto o Governo anuncia a intenção de voltar a mexer nas leis laborais com vista a combater os actuais abusos no trabalho temporário!… Mais uma intenção respeitável… mas que, me palpita, se vai acabar por “baralhar e tornar a dar”… para ficar tudo na mesma… a ver vamos!

No sábado o Infarmed afastou, para já, a necessidade de uma terceira dose da vacina contra a COVID-19, para reforçar a imunidade. Apesar disto a autoridade do medicamento continua a avaliar toda a produção de evidência, nomeadamente no que diz respeito aos grupos mais vulneráveis.

No mesmo sentido o Publico avança que o grupo de trabalho que avaliou se os jovens entre os 12 e os 15 anos devem ser vacinados, concluiu que só devem ser imunizados os menores que apresentem doenças que constituam um risco para a covid-19!… Tendo em conta os depoimentos de Pediatras conceituados que fui ouvindo durante a semana, a decisão parece-me a mais equilibrada.

No domingo acordamos com a notícia da morte de Otelo Saraiva de Carvalho. Logo se seguiram as habituais disputas entre os que o consideram um herói, pelo seu contributo no 25 de abril, e os que o consideram um vilão, pela sua ligação as Forças Populares 25 de Abril (FP25)!…

Tenho pena que, passados quase 50 anos sobre a Revolução dos Cravos tanta gente não tenha conseguido um distanciamento que lhes permita ser um pouco mais sensatos!…

Otelo foi de facto um herói naquela madrugada de 24 para 25 de abril de 1974… mas Otelo foi também vilão, num determinado momento da sua vida!… Movido por uma ideia de sociedade à altura partilhada, digamos com honestidade, por muitos daqueles que hoje o acusam!… 

É tempo de nos reconciliarmos com a história e de deixarmos de disputar razões como se de um Benfica x Porto se tratasse!

Finalmente, no balanço semanal da pandemia, fechamos a semana com uma incidência muito próxima dos 420 casos de infecção por 100 mil habitantes e um R(t) de 1,07… aparentemente a pandemia começa a dar sinais de abrandamento, mas o numero de casos ainda está muito acima do desejável… Esperemos, pois, pela reunião de terça-feira para sabermos se isto nos vai voltar a meter em casa!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://www.noticiasaominuto.com/pais/1798090/agosto-vai-ser-uma-boa-altura-para-comecarmos-a-largar-a-mascara?utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral&fbclid=IwAR0QBlhYM4QgnYEqThkW-UyP8KKnH0CK-bUtSB0n_10xllr6tBhE3sBWH0c
  2. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/07/510_DGS_boletim_20210725.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

One thought on “A Semana em voo picado: todos à espera de terça-feira?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: