Autor Convidado: Rita Cabral Barata

“A minha história e o meu conselho: desafiem-se!”

Quando o Hugo me desafiou para escrever este artigo fiquei um pouco na dúvida sobre o que escrever, mas contente pelo desafio de contar a história da minha carreira profissional. Tem sido um caminho dinâmico, desafiante, sempre procurando fazer a diferença.

Comecei a minha carreira muito jovem quando tinha 21 anos.

Tinha terminado o curso em julho e em setembro arranquei na nova aventura – o mundo empresarial. Ainda me lembro do primeiro dia; chegar no meu Peugeot junior à sede da Novartis na altura na Quinta da Beloura, nas minhas roupas sérias de crescida.

Comecei por estagiar em marketing na área de Oftalmologia onde tive uma ótima mentora e que me encaminhou e ensinou os primórdios do marketing farmacêutico.

Desde o primeiro dia que puxou por mim e me tratou não apenas como estagiária, mas como uma colega, dando-me sempre tarefas interessantes e diversificadas.

Passados uns meses, mudei de área terapêutica passando a apoiar o maior produto da empresa na altura, aumentando o desafio. Tive a sorte de continuar a encontrar mentores que acreditavam em mim e passado pouco tempo fui desafiada para mudar de área e abraçar uma oportunidade na área das vendas, como Delegada de Informação Médica, onde estive cerca de 1 ano. Aprendi imenso, nomeadamente a ser resiliente, a trabalhar em equipa para dinamizar os resultados. Após esse ano, regressei ao Marketing como Product Manager e tive a oportunidade de gerir marcas em diferentes fases, desde lançamento à maturidade.

Mas como sou uma pessoa que gosta de desafios, passados 5 anos de iniciar a minha carreira, tinha chegado a altura de novas aventuras, de conhecer mais realidades, e foi assim que em outubro de 2010 me juntei à equipa da Grünenthal em Portugal. Uma empresa mais pequena, uma área terapêutica nova, um portfolio para gerir.  Uma experiência que me permitiu desenvolver novas skills e reinventar-me. Após uma “business review” com a equipa de management regional europeia, eis que vem um desafio pelo qual não esperava tão cedo: um convite para me juntar á equipa internacional na Alemanha. Não era algo que não tivesse imaginado como uma experiência pela qual queria passar, mas não pensei que viesse tão cedo e sabia que a tinha que agarrar. Fui então de malas e bagagens em julho de 2012 viver para Aachen, na Alemanha.

Que grande choque cultural, um idioma completamente estranho, em pleno verão estarem 17 graus e a chover. Trabalhar 100% noutra língua, com vários países e diferentes realidades. Querer sempre chegar 5min antes às reuniões para não dizerem que as pessoas do sul da Europa chegam sempre atrasadas… O enorme respeito que se tem pelo balanço vida pessoal e profissional. Foram 5 anos onde tive a oportunidade de desempenhar diversos cargos, lançar marcas a nível global, gerir parceiros internacionais, organizar business reviews, etc.

Mas chegou um momento em que decidi que queria voltar ao meu país, e foi em dezembro de 2017 que iniciei outra etapa numa nova empresa em Portugal, a Astrazeneca, onde tive oportunidade de liderar a equipa de marketing da Diabetes.

No final de 2019 ingressei na Tilray, no que neste momento é de longe o maior desafio e inovação da minha carreira. Construir uma área terapêutica completamente nova, onde existem tantos estigmas, mas o potencial de melhorar a qualidade de vida dos doentes é enorme. Atualmente sou responsável de marketing para a Europa e ao mesmo tempo Country Manager Iberia, onde já tive a oportunidade de lançar o primeiro produto desta classe em Portugal.

Em todas as empresas tive a sorte de conhecer pessoas memoráveis que me acompanham até hoje e que sempre acreditaram em mim.

Sempre olhei para os desafios como oportunidades para fazer melhor e demonstrar o meu valor, nunca desisti perante os obstáculos, pelo contrário, davam-me mais força para continuar e ultrapassá-los.

Nunca tenham medo de arriscar e de sair da vossa zona de conforto. Desafiem-se!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #CareerPlanning; #FemaleLeadership; #InternationalCareers

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: