Racismo Não!

Photo by Viviana Rishe on Unsplash

1. Portugal não é um país racista ou xenófobo!

2. Os Portugueses não são um povo racista e xenófobo!

3. A nossa sociedade não é intrinsecamente, ou estruturalmente, racista ou xenófoba!

Mas… se acredito nestas 3 afirmações… também sei que…

4. Em Portugal há racismo e xenofobia!

5. Há Portugueses racistas e há Portugueses xenófobos!

6. A nossa sociedade é, não raras vezes, confrontada com episódios racistas e xenófobos que tende a ignorar ou desvalorizar!

E assim se começa um texto dizendo uma coisa e o seu contrário!…

Será?

Creio, sinceramente que não!…

Creio que as afirmações 4, 5 e 6 não contradizem as primeiras 3!… Antes, elas expõem o muito que temos a fazer para que, verdadeiramente, este seja um país para todos!

As primeiras 3 afirmações são verdadeiras, porque temos um enquadramento legal que reconhece que todos são iguais em direitos e dignidade… 

As primeiras 3 afirmações são verdadeiras, porque a lei nos protege, a todos, contra a discriminação, o ódio ou a violência em virtude de raça, cor, origem étnica ou nacional, ascendência, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica…

As primeiras 3 afirmações são verdadeiras, porque a maioria dos Portugueses é suficientemente inteligente para acolher quem vem até a nós!… 

É este espírito de abertura e acolhimento que permite que tantos estrangeiros aqui vivam planamente integrados!… 

Foi este espírito de abertura e acolhimento que nos fez um povo resultante de uma tão ampla mistura étnica!… Ou não fossemos nós o povo que navegou os 7 mares… e que deu novos mundos ao mundo!…

Só que as 3 afirmações que seguem essas 3 primeiras também são verdadeiras!…

São verdadeiras, quando vemos uma agente da PSP a agredir um homem, sem que este constituísse qualquer ameaça ou demonstrasse qualquer tipo de comportamento violento… e nos questionamos se ela actuaria do mesmo modo caso o individuo em causa fosse branco!

São verdadeiras, quando um partido político faz bandeira, e ganha votos, em cima de um discurso de odio contra uma qualquer etnia! 

São verdadeiras quando as minorias étnicas, em Portugal, ouvem frases como “vai para a tua terra” seguidas de “p. do c.” ou “uc da m.”!…

São verdadeiros quando aqueles que decidem ser Portugueses continuam a ser tratados, por muitos, como estrangeiros ou como Portugueses de segunda!… 

São verdadeiros quando se desvalorizam medalhas olímpicas de quem elevou a nossa bandeira e fez soar o nosso hino, com base numa espécie de escala de portugalidade que só existe na cabeça de quem, na verdade, não tem cabeça!

Enfim… o facto de termos leis que tratam a todos como iguais… e que nos protegem contra a discriminação e o ódio… não implica que não tenhamos um problema para tratar… 

E tratar este problema é tarefa de todos os que acreditam que Portugal apenas se pode cumprir na abertura ao mundo, na diversidade das suas gentes, na solidariedade entre todos e no acolhimento de quem vier por bem!

Que assim o saibamos fazer!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa; #RacismoNão

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

2 opiniões sobre “Racismo Não!

    1. Está no seu direito e obrigado pela transparência, Renato!… Quanto o facto do texto ser canhoto não acho nada… Isto não tem nada que ver com direita e esquerda… ele há racistas em todos os quadrantes (e creio que bastante bem distribuídos)
      abraço

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: