A Semana em voo picado: conspiração e negacionismo… vozes de b. não chegam ao céu!

Começamos a semana com excelentes notícias vindas de Israel. Um medicamento, desenvolvido em Telavive, apresenta resultados bastantes promissores em ensaio clínico de fase II, com 93% dos doentes graves, tratados com o mesmo, a terem alta hospitalar cinco dias depois de iniciar o tratamento. Trata-se, como sabemos, de dados que necessitam de ser confirmados em estudos de maior escala na fase III de desenvolvimento clínico, mas é mais uma luz de esperança na guerra contra este inimigo. 

Entretanto, em Portugal André Ventura confirma estar infectado com COVID-19… e este anúncio foi o suficiente para a estupidez humana se revelar no seu mais alto esplendor!…

Photo by Tom Carnegie on Unsplash

Sucedem-se assim teorias da conspiração mirabolantes que incluíam a intenção do governo de injectar veneno (em vez da vacina) caso André Ventura se deslocasse a um centro de Vacinação!… Indo ao ponto de aconselhar os militantes do Chega a não se identificarem como tal quando forem receber a vacina!…  

Ora, meus amigos… sei que vivemos num país livre… mas como pode um grupo de cidadãos divulgar teorias desta natureza assim sem mais nem menos?… Convenhamos!!!

Convém dizer que a direcção do Chega, demarcou-se, de imediato, do texto em causa, o que só lhe fica bem!… 

Num tom mais sério o Tribunal de Contas vem avisar o Governo para que não pague a indemnização de cerca de 200 milhões de euros, no âmbito do negócio do TGV, a que tinha sido condenado por um tribunal arbitral!… Estamos assim perante duas decisões conflituantes de dois tribunais!… Confesso que estou confuso!…

O negócio do TGV foi um “fetiche” de José Sócrates que queria, porque queria, ter Portugal na rede europeia de alta velocidade… mas que teve a oposição firme deste tribunal desde o momento inicial por o considerar economicamente inviável!… Se calhar estou um bocado enviesado… mas espero que este braço de ferro jurídico-financeiro acabe para o lado dos que não querem pagar!… 

Na terça-feira a DGS altera a sua posição quanto a vacinação dos adolescentes entre os 12 e os 15 anos, alargando a recomendação a todos os adolescentes nesta faixa etária. De acordo com Graça Freitas esta decisão foi tomada com base nos dados dos mais de 15 milhões de adolescentes já vacinados nos EUA e na União Europeia, que confirmam a eficácia e segurança das vacinas nesta população.  Decisão acertada na minha opinião… só não sei porque não foi tomada antes!

Entretanto, ficamos a conhecer a principal suspeita de ter “Grafitado” o padrão dos descobrimentos no fim de semana anterior. Assim, as autoridades apontam para Leila Lakel uma estudante da L´Ecole D´Art, que terá pubicado um vídeo da mensagem grafitada acompanhado da mensagem “it’s a wrap. Bye lisboa”!

Gostava de dizer o que penso desta senhora!… mas não vou dizer agora… espero só que a polícia internacional a envie de volta para que possa, desde logo pagar as despesas de remoção da sua obra, e depois cumprir o castigo merecido!…

Na quarta – feira começam a surgir reacções de alguns dos líderes partidários relativos à decisão de avançar com a vacinação universal dos jovens entre os 12 e os 15 anos! No geral os partidos congratulam-se com a decisão, embora alguns apontem que a mesma terá sido tomada como resposta à pressão política!… 

Entretanto, o bom ritmo de vacinação permite que tenhamos atingido 71% da população com pelo menos uma dose da vacina e 62% com o esquema vacinal complecto. Estes são números muito positivos, já que nos colocam a escassos 8 pontos percentuais de podermos entrar na próxima fase de desconfinamento, a qual inclui o fim do uso obrigatório de máscara ao ar livre… um cheirinho a normalidade que não podemos desperdiçar!

Na quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela dados que confirmam a recuperação da economia para níveis muito próximos dos pré-pandémicos e que, sobretudo, expõe uma tendência muito positiva no que ao mercado de trabalho diz respeito. Assim, segundo o INE existem hoje mais pessoas empregadas do que havia antes da pandemia. Apesar disto o relatório aponta dificuldades particulares no sector do turismo que não consegue, ainda, acompanhar esta tendência. Esperemos, pois, que os números da pandemia permitam a abertura deste sector tão importante para a economia nacional!

Um outro dado divulgado pelo INE está relacionado com o perfil dos empregados, apontando para um aumento do emprego qualificado o que é bom… mas, em contraponto, para uma queda no emprego menos qualificado… o que deixa as franjas mais fragilizadas da nossa sociedade numa situação ainda mais difícil.  

Na sexta-feira o primeiro-ministro dá uma entrevista ao Expresso onde afasta a hipótese de uma remodelação governamental!… Pois… está bem… continuaremos com Eduardo Cabrita como não-ministro da administração interna!… é uma pena! 

Entretanto sabemos que o Governo pretende aplicar cerca de 3 milhões de euros para ensinar as crianças a andarem de bicicleta na escola!… Não sei de onde saiu esta decisão… mas confesso que fui apanhado de surpresa!…

Qual o objectivo? Temos algum dado que nos mostre que os portugueses andam menos de bicicleta que os outros povos? Existe algum estudo (ou alguma experiência internacional) que demonstre que a inclusão desta aprendizagem no percurso escolar, tem algum benefício para as crianças ou para a sociedade?… 

Não me entendam mal!… Não é que eu ache que isto seja mau!… Como poderia ser mau!… Andar de bicicleta é uma coisa boa!… Mas a decisão de incluir algo nos currículos escolares não deveria ser tomada porque alguém se lembrou!… Ou porque parece boa ideia!… 

A inclusão de algo, nos currículos escolares, deve obedecer a critérios e a objectivos que se possam explicar!… Caso contrário qualquer um poderia preguntar se esses 3 milhões não fariam falta para melhorar o parque escolar!… Ou para assegurar o ensino de línguas estrangeiras desde o primeiro ciclo!… Ou para investir no transporte escolar!… Ou para suprir qualquer uma das, muitas, necessidades que as nossas escolas continuam a enfrentar!

No Sábado surge o alerta, milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, em todo o mundo, estão próximas de perder a validade!… Será verdade?… de acordo com fontes, que me parecem credíveis, receio bem que sim!… 

Pois meus amigos… isto não é aceitável!… com milhões e milhões de pessoas, nos países pobres, á espera de terem oportunidade de serem vacinados o mundo ocidental não pode deixar que se estraguem vacinas!… 

Entretanto, no dia em que Portugal atinge o milhão de infectados desde o início da pandemia, o coordenador da task force para a vacinação contra a COVID-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é atacado e insultado por um grupo de negacionistas que o esperavam na entrada do centro de vacinação de Odivelas!… Como sempre Gouveia e Melo reagiu de forma corajosa e determinada! PARABÉNS, senhor Vice-Almirante!… Quanto aos manifestantes… bem sei que vivemos num país livre e que todos tem direito à sua opinião… mas quando em defesa de uma opinião se cria uma pressão que pode, potencialmente, empurrar outros para a morte, se calhar a coisa deveria ser um pouquinho mais controlada!… Não acham?

Domingo é marcado pela entrada em Cabul pelas forças Talibãs!… A situação é de pânico total…  com gente a tentar fugir do país com as roupas do corpo! Os responsáveis talibãs falam de uma transição pacifica e de um governo islâmico inclusivo!… Acreditam?

Como é possível que os EUA e a Nato tenham estado 20 anos a preparar uma saída para isto?!!! Como é possível que tenham errado quando lá entraram… e voltem a errar quando de lá resolvem sair?!!! É bem verdade que não se pode acertar sempre… mas, pelos vistos, pode-se errar sempre!

Para fechar, o balanço pandémico semanal confirma a tendência de descida na incidência, que é agora de 319,9! Seguimos assim com um índice de transmissibilidade a baixo de 1 (0,95), o que nos permite continuar a olhar para as próximas semanas com optimismo1!… 

E que venha rápido a tão esperada imunidade de grupo!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: