A Semana em voo picado: Aplausos para o Sr. Vice-Almirante!

Na Segunda-feira o mundo acorda com imagens chocantes vindas de Cabul!… Milhares e milhares de pessoas inundavam o aeroporto e tentavam, de forma desesperada, conseguir um lugar num qualquer avião que os tirasse dali!… 

O desespero é tal, que algumas pessoas tentam voar agarradas aos aviões, caindo, claro está, poucas dezenas de metros depois deste descolar!… 

Como foi possível deixar que isto acontecesse?…

Como é possível tamanha desfaçatez?

Como é possível que, quem decidiu sair dali, tão tivesse previsto o caos em que o país iria cair?

Como será possível que se tenham colocado todas estas pessoas nesta situação de desespero?…

Por mais que pense não consigo explicar!… Não consigo compreender!

Por cá a imprensa conta-nos que, tendo em conta as candidaturas já apresentadas e os municípios que ainda faltam incluir, a dotação para a habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terá, já, um buraco de 1.600 milhões de euros… a ser verdade é só mais uma vez em que alguém se enganou nas contas!

Na Terça-feira o Observador dá-nos conta de um desempenho bastante positivo da economia portuguesa no segundo trimestre do ano. Na verdade, num momento em que a zona euro inverte a tendência de queda, e cresce 2% face ao trimestre anterior e 13,6% face ao período homologo… a economia nacional apresenta um crescimento de 4,9% e de 15,5% respectivamente!…

São dados muito animadores… que corroboram a importância da abertura paulatina da actividade económica dos últimos meses!… Cabe-nos a nós manter um comportamento responsável, de modo que não tenhamos de andar para trás, e deitar tudo a perder novamente!

Quarta-feira Pedro Nuno Santos reage à notícia do suposto buraco no PRR, por causa dos apoios à habitação, para explicar que nem todas as candidaturas serão financiadas e, sobretudo, nem todas as que serão financiadas o serão a 100%!… Está certo Sr. Ministro… mas esta não parecia ser a expectativa de candidatos e autarcas!… Melhor deixar isto bem explicado!

Entretanto, António Costa não foi de férias sem antes enviar para o Tribunal Constitucional dois diplomas sobre contratação e carreiras dos professores. Sinceramente creio que António Costa tem razão, sob o ponto de vista formal!… É ao governo que compete governar e não ao parlamento!… No entanto, parece-me que se deveria exigir a António Costa que não se fique pelos aspectos formais da questão… e explique se, independentemente dos diplomas, quer ou não vincular professores nas escolas de ensino artístico e especializado… e se não quer porquê!… Assim como se pretende, ou não, rever o regime de recrutamento e mobilidade dos professores do ensino básico e secundário!… E se não pretende porquê!

Entretanto é conhecida a Síntese Estatística do Emprego Publico, uma publicação da responsabilidade da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Publico, segundo a qual as autarquias terão aumentado mais de 4400 postos de trabalho neste último ano!… E é isto… amigos… depois perguntem-se porque as reeleições estão quase sempre garantidas. 

Na Quinta-feira Portugal atingiu a barreira dos 70% de população com a vacinação complecta contra a COVID-19. Um marco muito importante atingido semanas antes do previsto!… Uma vez mais, a equipa do Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo a mostrar que bom planeamento e profissionalismo compensam!… Nestes momentos penso nos meses que se perderam com o anterior coordenador da task-force!

Entretanto, sabe-se que as receitas do sector do turismo estão 75% aquém das previstas pelo governo! Sem surpresa claro está… mas urge avançar no plano de desconfinamento para que possamos entregar à nossa economia o impulso deste sector tão importante para o nosso pais!

Na Sexta-feira, um novo sinal de esperança vindo da farmacêutica AstraZeneca. Um medicamento experimental contra a COVID-19 apresenta 77% de redução do risco de desenvolver uma forma sintomática da doença em pacientes frágeis. Esperam-se, pois os próximos passos para que possamos vir a ter mais uma arma neste confronto contra o vírus da SARS-COV-II!

No texto de há duas semanas (link), falei-vos da iniciativa da organização Transparência e Integridade que apresentou um guião de boas práticas para os candidatos autárquicos… Duas semanas passadas, apenas 35 candidatos acederam a subscrever a mesma declaração, segundo avança o Publico. Interessante!… 

No Sábado, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo é recebido com aplausos quando visitava o centro de vacinação de Alcabideche no dia em que começaram a ser vacinados os jovens entre os 12 e 15 anos. Que belo momento depois do que se tinha passado uma semana antes!

Entretanto o Publico revela a “cartilha” do Chega que pede aos seus candidatos para se aproximarem dos professores por este grupo ser uma possível “chave do bom desempenho eleitoral”!… Mais uma se compreende que a acção do Chega não obedece a nenhuma convicção que não seja a de navegar, de forma populista, em todos os locais onde cheirar a voto!… Já diz o povo “Com papas e bolos, se enganam os tolos”! 

No Domingo sabemos que Portugal é o 11.º país com a maior taxa de vacinação contra a COVID-19. Uma posição que nos deve encher de orgulho e… mais um motivo… para que se aplauda o trabalho do Vice-Almirante Gouveia e Melo e da sua equipa.

A semana fecha confirmando a tendência de queda da incidência da COVID-19, para os 312,3 casos por 100 mil habitantes em 14 dias… Uma tendência que, esperamos, se deverá manter já que o índice de transmissibilidade se vai mantendo abaixo de 1 (R(t)=0,98).1

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/538_DGS_boletim_20210822_.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

One thought on “A Semana em voo picado: Aplausos para o Sr. Vice-Almirante!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: