Autor Convidado: Elsa Alves

Durante anos sempre pensei na sorte que tinha por me pagarem por fazer algo que tanto gostava. Não entendia como poderiam haver pessoas que viam o trabalho como uma obrigação para atingir um fim: dinheiro no final do mês. Houve um dia em que percebi a razão. A rotina do dia a dia, a presença dos mesmos colegas diariamente e a falta de desafios também me causaram essa angústia. Apesar de gostar muito do que fazia, havia outra coisa que ainda me chateava mais: ter que cumprir um horário. Ser “obrigada” a estar naquele sítio X horas por dia independentemente de ter ou não o que fazer. 

Photo by George Pagan III on Unsplash

2017 foi um ano de viragem para mim. Começaram a existir novidades na produtora de televisão onde trabalhava, mas infelizmente já não me motivavam como antes. Sentia que trabalhar por conta de outrem não me chegava. Precisa de independência. Precisava de ter controlo sob as minhas decisões. Foi assim que, tendo oportunidade de sair, resolvi abraçar o incerto.

Durante anos fui responsável editorial de conteúdos institucionais do canal corporativo de uma entidade bancária. Também fazia adaptações dos mesmos para as redes sociais. Começava a perceber o impacto que as redes tinham no público e no quanto uma publicação bem feita poderia fazer a diferença. Interessei-me por esse universo digital e estudei. Estudei (e ainda estudo) muito.

Criei um site, uma página de Instagram e Facebook e dediquei-me ao meu próprio projeto onde motivava a pensar positivo e alcançar a felicidade. Sempre tive as minhas teorias e achava que podiam inspirar alguém. As partilhas começaram a atrair seguidores e marcas interessadas em estar presentes nos meus conteúdos. Precisava que se tornasse mais rentável e inevitavelmente evoluiu para o lifestyle. A par disso passei também a viajar mais e a criar conteúdo sobre viagens. Sendo essa a base das minhas partilhas até ter sido mãe. 

Tinha o meu negócio, mas ainda não chegava para garantir um ordenado. Continuei a trabalhar como freelancer nas diversas áreas nas quais tenho competências (jornalismo, vídeo, locução, marketing digital, representação e no que for preciso). Rapidamente percebi que o mais importante não é trabalhar, mas ganhar dinheiro para garantir as nossas necessidades. Não tenho o emprego dos meus sonhos, tenho os empregos e a concretização de muitas coisas que ambicionei.

Casei também em 2017 e tive um filho em Julho de 2020.

Resumindo: claro que nem tudo são rosas. A “dinheirodependência” de quem vive em sociedade, obriga-nos, por vezes, a tomar decisões em função disso e até a procurar alguns trabalhos temporários que cumpram o objetivo de amealhar. É possível! No entanto, um bom fundo de maneio é muito importante, o apoio e compreensão familiar ajuda bastante e o respeito pelo próximo é fundamental. 

Não considero que seja certo ou errado deixar tudo e fazer outra opção, mas sim que o mais importante antes de atingir níveis extremos de cansaço e insatisfação seja procurar algo que nos faça felizes. Parece uma equação simples e, na verdade, é. 

Muito agradeço às redes sociais por terem gerado oportunidades incalculáveis de profissões e trabalhos que nos permitem ser mais independentes.

Neste momento, além do projeto que já tenho de viagens e lifestyle estou a estruturar um negócio de consultoria e formação de marketing digital, produção e gestão de conteúdo. Estou também prestes a lançar um projeto de moda online e, em 2022, vão haver novidades na área do turismo.

Agradeço ao Hugo o facto de ter achado que o meu testemunho podia inspirar alguém. Espero que o possa ser, de facto. Obrigada pela oportunidade.

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #MudarDeVida; #AsTeoriasDaElsa; #Lifestyle

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: