A Semana em voo picado: de há duas semanas atrás!

Nota introdutória: As últimas semanas foram de grande intensidade para mim… a chegada a Barcelona… a procura de casa… o Francisco a entrar na universidade… o ter de ir a Portugal para o apoiar na inscrição (lembrar que o Francisco é, ou era, menor e que a minha assinatura era necessária para o processo), aproveitar para levar a Francisca a receber a segunda dose da vacina…  voltar a correr para que a Francisca não perdesse mais aulas…

Bem!… Um corre-corre é bem verdade… mas um corre-corre pelos melhores motivos do mundo… estamos vivos, estamos bem e todos temos novas aventuras pela frente!… Ainda assim, com um efeito secundário directo: a falta de tempo para escrever!…

Foi assim que atrasei duas semanas de “A semana em voo picado” que agora quero recuperar!… Felizmente fui tomando as minhas notas diárias pelo que esta recuperação é, ainda, possível!

É por isso que agora irei publicar dois textos refletindo as semanas de 20 a 26 de Setembro e de 27 a 3 de Outubro… 

Aqui vai, então, a revista da primeira destas duas semanas…

Na Segunda-feira Rui Rio clarificou o que, para si, poderia vir a ser considerado um mau resultado eleitoral: fazer “igual, pior ou muito pouquinho melhor” que em 2017!… Pois, Dr. Rui Rio, tendo em conta o péssimo resultado dessas eleições, a mim parece-me muito baixa esta fasquia!…

Já António Costa continua a desdobrar-se numa omnipresença impressionante nesta campanha!… Está no seu direito, é verdade!… Mas continuar a usar o PRR como arma para eleger candidatos autárquicos Socialistas é feio, é indigno e é inaceitável!… Espero que lhe saia o tiro pela culatra!  

Na terça-feira, voltamos ao tema das declarações de António Costa a criticar a GALP pelo encerramento da refinaria de Leça da Palmeira. Desta vez é a Comissão de trabalhadores da Petrogal a declarar “um misto de estupefacção, de indignação e esperança”… por António Costa ter demorado 8 meses a pronunciar-se sobre este tema e o ter feito, exactamente, em contexto de campanha eleitoral! Tem razão a comissão de trabalhadores… e também tem razão quando lembra que o Estado é o segundo maior acionista da empresa e que, como refere a CGTP, nada fez para impedir que este encerramento acontecesse!…

Entretanto a Autoridade da Concorrência (AdC) alerta para o risco de encerramento de algumas bombas de gasolina decorrente da limitação das margens das petrolíferas, aprovada pelo governo na semana anterior!… No relatório de 12 páginas entregue aos deputados, a AdC alerta para o risco da medida prejudicar os pequenos operadores assim como de “fragilizar os incentivos à entrada e expansão de concorrentes no mercado”. 

Apesar disto a lei foi aprovada!… É assim que estamos!

E nem precisou de passar um dia pois na quarta-feira lá vieram os revendedores de combustíveis, ameaçar fechar, ainda que temporariamente, alguns postos de abastecimento!… 

Ainda na quarta-feira é publicado o estudo de opinião do Centro de Sondagens da Universidade Católica, garantindo a vitória destacada de Rui Moreira na corrida à Câmara Municipal do Porto!… Nada que não esperássemos desde o início… mas que PS e PSD fizeram questão de confirmar, ao definirem as suas estratégias autárquicas para esta cidade! 

Na quinta-feira, o governo reuniu para decidir os termos da última fase do desconfinamento a entrar em vigor no dia 1 de Outubro!… No final do conselho de Ministros, António Costa confirmou a entrada nesta nova fase em que se deixará de exigir o certificado de vacinação para acesso aos restaurantes, hotéis, alojamentos locais, ginásios, casinos, termas e spas. Em que o uso de máscaras passa apenas a ser obrigatório nos transportes públicos, lares, hospitais, grandes superfícies comerciais e em salas de espetáculos ou eventos. Em que chegam ao fim as limitações de horário e lotação para os restaurantes. E em que bares e discotecas podem, finalmente, abrir as suas portas!… Um momento histórico depois de, quase, dois anos de limitações ás nossas liberdades individuais… espero, como esperamos todos, que seja para valer!

Entretanto o Centro de Sondagens da Universidade Católica publica as suas previsões para a câmara de Lisboa, com Fernando Medina a aparecer como potencial vencedor apesar de sem maioria absoluta!… Como todos sabemos enganaram-se redondamente!

Photo by Mylo Kaye on Unsplash

Na sexta-feira, o Jornal de Notícias e o Jornal de negócios dão-nos conta de que apenas 1% das empresas de restauração, alojamento e cultura aderiram ao programa IVAucher!… Deste mesmo assunto falei num texto anterior (link) e, infelizmente, mantenho a minha opinião!… O IVAucher serviu para enganar as pessoas!… Serviu para apresentar uma medida que parecia beneficiar as pessoas e os comerciantes dos sectores de actividade envolvidos… mas que não colheu a confiança destes (sabe-se lá porquê) e não entregará o que prometeu aqueles!… E quem é que está surpreendido?

No plano internacional destaque para a detenção de Carles Puigdemont na Sardenha, em Itália!… mas desengane-se quem pensa que é o fim de linha para este líder catalão!… ao contrário… este “jogo” ainda agora vai no início.

Entretanto da China chega a ameaça do colapso da gigante imobiliária Evergrande. De acordo com o “The Wall Street Journal”, as autoridades chinesas estão decididas a não evitar a falência da empresa, e as ondas de choque podem-se fazer sentir um pouco por todo o mundo! Um assunto a acompanhar, com cuidado, nas próximas semanas.

No Sábado, o Publico esclarece que, embora ao abrirem portas os bares e discotecas percam o direito ao apoio do layoff simplificado, estas empresas manterão o acesso ao auxilio estatal do Apoio à Retoma, pelo menos enquanto se mantiverem algum tipo de restrições, como sejam a obrigatoriedade de apresentar o certificado de vacinação. Está bem… agora é preciso não estragar a medida com burocracia exagerada!

Ainda no Sábado, António Costa, anuncia que Portugal já tem calendário para a terceira dose da vacina a idosos com mais de 65 anos!… Parece-me bem… Mas parece-me também, que seria bom esperar pelo consenso científico e pela aprovação europeia, antes de anunciar o que quer que fosse.

No Domingo foram as eleições autárquicas e o resumo é fácil de fazer!… Ganhou o PS em número de câmaras e freguesias… mas não conseguindo evitar a perda de autarquias importantes incluindo a de Lisboa que caiu com estrondo para Carlos Moedas!… O PSD continua longe do PS apesar de ter encurtado distancia e de ter conquistado Lisboa e Coimbra… mas curto… muito curto para que Rui Rio pudesse cantar vitória… como, de alguma forma, tentou fazer!… de resto o Chega a ficar abaixo das expectativas… a IL a surpreender pela positiva… o PCP que continua de derrota em derrota… e o Bloco a ser a principal desilusão da noite!…

Por fim, o habitual balanço relativo á situação pandémica, com a semana a fechar com Portugal quase a entrar na “zona verde” da matriz de risco, apresentando uma incidência de 127 casos de infecção por SARS-COV-2 por cada 100 mil habitantes, e um índice de transmissibilidade (R(t)) claramente abaixo de 1 (0,83).

Que assim continue!

Uma boa semana para todos.

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/09/573_DGS_boletim_20210926.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: