A Semana em voo picado: O João Fugiu!

Nota introdutória: As últimas semanas foram de grande intensidade para mim… a chegada a Barcelona… a procura de casa… o Francisco a entrar na universidade… o ter de ir a Portugal para o apoiar na inscrição (lembrar que o Francisco é, ou era, menor e que a minha assinatura era necessária para o processo), aproveitar para levar a Francisca a receber a segunda dose da vacina…  voltar a correr para que a Francisca não perdesse mais aulas…

Bem!… Um corre-corre é bem verdade… mas um corre-corre pelos melhores motivos do mundo… estamos vivos, estamos bem e todos temos novas aventuras pela frente!… Ainda assim, com um efeito secundário directo: a falta de tempo para escrever!…

Foi assim que atrasei duas semanas de “A semana em voo picado” que agora quero recuperar!… Felizmente fui tomando as minhas notas diárias pelo que esta recuperação é, ainda, possível!

É por isso que agora irei publicar dois textos refletindo as semanas de 20 a 26 de Setembro e de 27 a 3 de Outubro… 

Aqui vai, então, a revista da segunda destas duas semanas…

No rescaldo das eleições autárquicas do domingo anterior, a semana começa com Rui Rio a cantar vitória!… Logo na madrugada de segunda-feira, o líder do PSD, procura capitalizar o saldo positivo de 31 Câmaras conquistadas contra 15 perdidas temperado com algumas bandeiras, mais significativas, como Lisboa e Coimbra!… 

Pois eu… cá para mim… parece-me que Rui Rio não percebeu bem o partido que lidera! O PSD é um partido com vocação de poder, que não pode cantar vitória enquanto o país continua pintado de cor-de-rosa!…

Acresce que Rui Rio é líder do partido desde o início de 2018… que durante estes (quase) 4 anos teve pela frente um Governo fartinho de fazer asneiras!… E que, apesar disto, continua tranquilamente a preparar-se para mais 4 anos de governação. 

O país precisa de um PSD forte… que se constitua como alternativa democrática e… 4 anos depois de eleito… não parece ser Rui Rio quem o irá oferecer!

Entretanto, continua a “corrida” para uma hipotética sucessão de António Costa na liderança do PS… Desta vez o barómetro de setembro da Intercampus para o Jornal de Negócios, a CMTV e o Correio da Manhã, apresenta Marta Temido como sendo a melhor colocada frente a Fernando Medina e Pedro Nuno Santos. Pois, será muito interessante perceber como se vão mover as peças deste tabuleiro durante os próximos meses!

Na terça-feira, chegou ao fim a missão da task force, liderada pelo Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, para executar o plano de vacinação contra a COVID-19!… 

E que missão!… E que êxito estrondoso!

Durante os últimos meses o Vice-Almirante, e a sua equipa, mostraram-nos como é possível fazer bem… com competência… com sentido de missão… sem favores nem desfavores!…

Nos últimos meses o Vice-Almirante, e a sua equipa, não apenas vacinaram o País… mas contribuíram também para a nossa auto-estima e confiança colectiva!… 

Afinal podemos exigir mais… porque há quem seja capaz de oferecer mais!… 

Muito obrigado, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo! 

Ainda na terça-feira sabemos, pelos órgãos de comunicação social, que o Ministério Publico (MP) já entregou o recurso contra a decisão do Juiz Ivo Rosa de arquivar uma parte da acusação do âmbito do processo Marquês! A defesa do ex Primeiro-Ministro José Sócrates diz que o recurso entrou fora de prazo enquanto o Ministério Publico explica que utilizou os 3 dias adicionais a que tem direito MP e arguidos para apresentação dos documentos!… Era só o que nos faltava mais uma prescrição… desta vez por incumprimento de prazos!!!

Na quarta-feira somos surpreendidos pela notícia da fuga de João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português, recém-condenado por burla qualificada no âmbito do caso BPP!… O próprio João Rendeiro assume a fuga num texto publicado no seu Blog pessoal onde diz que não tenciona regressar a Portugal!

Agora… a pergunta que não quer calar!… Como é que isto foi possível?!… Não temos nós em Portugal a possibilidade de prender preventivamente sempre que existe perigo de fuga?… Quem determinou que não havia este risco?

Uma vez mais, o país assiste estupefacto à impunidade de quem rouba milhões sob a complacência de um sistema de justiça que se não é cúmplice é, seguramente, incompetente!

Entretanto sabemos que o ministro da defesa nacional iria propor, ao presidente da República, a exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada, o Almirante António Mendes Calado.

De acordo com o Público na génese desta decisão estará a oposição efectuada pelo Almirante à lei que reforça os poderes do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA), que contou com a firme oposição de muitos sectores ligados às forças armadas.

Se este for o motivo a decisão parece-me inaceitável pelo que espero que Marcelo coloque o Sr. Ministro no seu devido lugar!

E nem foi preciso esperar muito tempo já que na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa diz-se surpreendido e desagradado com esta situação lembrando que só ele pode fazer esta troca. 

Fica, assim, desautorizado o Ministro da Defesa… como não podia deixar de ser!

Tudo como dantes… pelo menos por agora!

Entretanto, o Jornal de Negócios avança que o salário mínimo nacional poderá subir para cerca de €705!… Pois, aqui está uma notícia que parece boa, mas que a mim me sabe a pouco!… 

Bem sei que corro o risco de ser insultado… mas é sempre assim para quem arrisca pensar pela sua própria cabeça!… 

Meus caros… €705 não chega!…

Não podemos continuar a alimentar uma economia baseada em empresas que só são viáveis porque pagam miseravelmente!… Estas empresas não fazem falta a economia!… As empresas que fazem falta são competitivas, dinâmicas e podem pagar salários dignos e justos!…

Mas também não chega pensar em aumentar o salário mínimo!… O país precisa de uma estratégica de competitividade que permita subir os salários em geral… e não apenas o mínimo!…

Mas para isso é necessária coragem, que é coisa que tem faltado para os lados de S. Bento!

Entretanto a farmacêutica Merck & Co. anunciou que está em fase final de desenvolvimento de uma medicamento anti-viral, o molnupiravir, potencialmente eficaz no combate às novas variantes de COVID-19. De acordo com a notícia avançada pela TSF, estão em curso dois ensaios de fase III, um focado no tratamento e outro da prevenção da infecção por SARS-COV-2. 

Os dois ensaios deverão estar concluídos até ao final de Novembro o que levanta esperanças muito fortes de que podemos, mesmo, estar a ver o fim desta crise pandémica que assolou as nossas vidas durante os anos de 2020 e 2021!…

Que assim seja!

Sexta-feira foi dia 1 de Outubro… o dia da terceira (e esperamos que ultima) fase do desconfinamento em Portugal. 

Assim voltam a abrir os bares e as discotecas… acabam-se os limites de lotação para restaurantes e afins… as máscaras passam a ser obrigatórias só nos transportes públicos, nas grandes superfícies, nas escolas, no cinema, em eventos culturais e desportivos e nas lojas do cidadão e serviços de saúde… o teletrabalho deixa de estar recomendado… o certificado digital passa a ser apenas necessário para aceder a grandes eventos sejam eles culturais, desportivos ou outros, para entrar em discotecas, e para viajar por via aérea ou marítima… 

Voltamos então a uma quase normalidade… que testará o nosso bom senso colectivo durante os próximos meses! 

No Sábado voltamos ao tema do processo Marquês com o Ministério Público (MP) a assumir que cometeu um erro na identificação do artigo da lei que serve de base à imputação do crime de corrupção a José Sócrates e a Carlos Santos Silva.

De acordo com os documentos do recurso apresentado esta semana, a troca do artigo 16º da lei 34/87 de 16 de julho, pelo artigo 17º da mesma lei originou a que a imputação feita a José Sócrates não estivesse correcta e levou a que o Juiz Ivo Rosa considerasse a prescrição do mesmo crime!

Pois… todos nos podemos enganar… sobretudo quando se trabalha em processos com o numero de páginas deste… mas pergunto eu… então o Juiz Ivo Rosa não percebeu o erro? Que coisa estranha!

No Domingo assistimos ao início do que parece ser o cerrar de fileiras para mais uma corrida à liderança do PSD!… Como eu, próprio previa, alguns sectores do partido não parecem tão satisfeitos, quanto o seu líder, com os resultados das autárquicas e vai daí que já começam a surgir candidatos!…

Assim, o diário de Noticias prevê uma luta entre Rangel e Rio… mas outros nomes também pairam pelo ar… desde logo o do ex-primeiro ministro Pedro Passos Coelho, que não creio que se meta nisso, ou de Jorge Moreira da Silva, que sim me parece uma possibilidade bastante interessante!

De toda a maneira o mais importante é que, os Sociais Democratas, percebam que precisam de meter os pés ao caminho, se querem disputar as próximas legislativas com o PS… caso contrario os Socialistas terão, mais um, passeio no parque!

Mas Domingo foi também noite de Globos de Ouro e eu não posso deixar de destacar o Prémio Mérito e Excelência atribuído ao Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo! 

Não podia ter sido mais bem entregue!… 

E aqueles que o criticaram por ele ter decidido entregar o globo no Ministério da Saúde… politizando essa sua atitude… gostava de lhes dizer que tenham juízo!… O ministério da Saúde não é de nenhum partido… ele representa, isso sim, todos aqueles que, no ecossistema da saúde, deram o seu corpo e a sua alma para que hoje pudéssemos celebrar este regresso à normalidade!

Não vejo melhor sítio onde colocar este globo!

Fechamos esta “Semana em voo picado” com o habitual balanço da pandemia a reconfirmar a tendência positiva das últimas semanas… estamos agora na zona verde da matriz de risco com a incidência muito próxima dos 100 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,89!… Continuamos para bingo!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/10/580_DGS_boletim_20211003.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: