A Semana em voo picado: Centeno, Cavaco e Leão!

Na Segunda-feira, o Expresso dá-nos conta do envolvimento de 3 políticos portugueses na lista dos Pandora Papers: Manuel Pinho, Nuno Morais Sarmento e Vitalino Canas…

Nestes casos é importante começar por reconhecer que a titularidade de uma conta num paraíso fiscal não é, por si só, ilegal… no entanto… estes são veículos frequentemente utilizados para actividades menos claras que podem ir desde a fuga ao fisco até à corrupção!…

Importa por isso, sobretudo a pessoas que exerceram cargos de responsabilidade política, que se expliquem bem as razões de verem os seus nomes nestas listas… porque da suspeita já não se vão livrar!

Entretanto o Publico traz-nos uma notícia que dá conta da intenção do Governo de integrar o ensino pré-escolar dentro dos anos de ensino obrigatório, como medida de combate à pobreza!… 

Ora aqui está uma medida acertada e que creio terá impacto, directo, nas perspetivas de vida de muitas crianças, hoje, sem acesso ao pré-escolar!… Muito bem!

Na terça-feira comemoramos a Implantação da República. As cerimónias oficiais, que tiveram lugar na Câmara Municipal de Lisboa, foram sóbrias e dignas como o momento o exigia… Fernando Medina, ainda presidente daquela edilidade, convidou Carlos Moedas para assistir à cerimónia!… Não tinha de o fazer… mas ao fazê-lo Medina mostra, uma vez mais, que é um democrata e um homem de caracter! Espero que permaneça por aí… Medina faz falta à nossa democracia! 

Ainda na Terça-feira, ficamos a conhecer o relatório da comissão independente que investigou os crimes de abuso sexual de menores na Igreja Católica Francesa!… As conclusões são avassaladoras… durante 70 anos mais de 300 mil menores de idade foram vítimas de abuso em instituições da Igreja Católica, sendo que a maioria dos mesmos (216 mil) foram cometidos por Padres ou religiosos!… Um escândalo e uma vergonha!…

Espero que daqui se tirem consequências… e espero que este exemplo sirva para que outras investigações se sigam sempre que houver suspeitas de algo semelhante!… Os crimes de pedofilia são sempre horrendos… mas ganham contornos ainda mais escabrosos, quando cometidos por pessoas que deviam proteger os indefesos… e que se escondem atrás de Deus ou da Igreja para darem azo ás suas perversões! 

Na quarta-feira, o governo levou à Assembleia da República uma proposta de lei que pretende dar às policias a possibilidade de aceder aos dados biométricos dos cidadãos filmados através de meios de vídeo-vigilância.

Uma lei que parece condenada à partida, porque não cumpre as regras de protecção de dados que impossibilitam a utilização de qualquer meio de Inteligência Artificial (AI) “para reconhecimento automatizado de características humanas” a menos quando estão em causa suspeitas de terrorismo.

Agora pergunto eu… mas afinal porquê?… Porque sempre desconfiamos do uso que a polícia pode dar a uma tecnologia, e com isso limitamos a possibilidade de identificar pessoas que cometem crimes?

Se há risco de mau uso dos dados, então que se regule a sua utilização, salvaguardando as liberdades individuais dos cidadãos… não deve ser impossível… agora impedir a utilização da tecnologia para identificar assaltantes, assassinos ou violadores é que não me parece compreensível!

Na Quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou para a necessidade de reduzir a despesa corrente do estado… Segundo o ex-ministro das finanças as baixas taxas de Juro dos últimos anos ajudaram a reequilibrar as contas do estado… no entanto estas taxas não vão durar para sempre e, ainda que durem um pouco mais, o seu efeito se vai esbatendo com o tempo.

Tem razão Mário Centeno, mas agora pergunto eu… o que fez Mário Centeno, enquanto Ministro das Finanças, para reduzir a despesa do estado? 

Imagem de Mary Pahlke por Pixabay

Ora, que eu me lembre, muito pouco ou quase nada!

No mesmo dia, o Governo apresentou aos partidos o esboço do Orçamento do Estado para 2022. Um orçamento que, uma vez mais, não parece cuidar do problema da despesa corrente do estado!… 

Bem sei que temos o PRR… mas o PRR não dura para sempre nem serve para tudo!…

O PRR é mais ou menos como quando recebemos um dinheiro extra… se o utilizarmos bem melhoramos as nossas condições de vida… Mas se, ao contrário, não o utilizarmos de forma inteligente… podemos andar felizes enquanto o mesmo durar… mas quando acaba, corremos o risco de estarmos ainda pior do que estávamos antes!

Espero que não seja este, uma vez mais, o nosso caso!

Ainda na quinta-feira, o Conselho Superior de Magistratura expulsa o Juiz Rui Fonseca e Castro, mas conhecido por Juiz negacionista, numa decisão que se esperava dado o comportamento que o mesmo vem apresentando nos últimos meses. 

Na Sexta-feira, Graça Freitas anuncia que as doses de reforço da vacina contra a COVID-19 começam a ser administrada a partir da próxima semana a pessoas com mais de 80 anos e a utentes de lares e da rede de cuidados continuados. O reforço da vacinação está previsto para as próximas semanas para as faixas etárias a partir dos 65 anos a que se deverão seguir os doentes imunodeprimidos.

Uma vez mais a DGS a prestrar um serviço importantíssimo ao país, ao garantir que mantemos a imunidade da população em níveis que permitam manter a pandemia debaixo de controlo! 

Ainda na sexta-feira, o Observador publica um trabalho muito interessante denunciando que durante os 14 dias de campanha eleitoral vários autarcas fecharam vários contratos de ajuste directo que apenas foram divulgados depois das eleições!… 

Meus caros… bem sei que não é possível afirmar que todos estes contratos são errados ou lesivos do interesse publico!… Mas “à mulher de César não lhe basta ser séria…” e este comportamento é altamente suspeito e reprovável!… Acho por isso optimo que o Observador os traga à luz do dia… e achava ainda melhor que os seus munícipes lhes pedissem contas caso a caso… contrato a contrato! 

No Sábado, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 foi finalmente aprovada pelo Governo num conselho de Ministros que se iniciou na sexta-feira e se prolongou pela manhã de sábado. Um conselho de ministros que, dizem as más-línguas, terá sido quentinho com vários ministros a criticarem João Leão e a sua postura focada no equilíbrio das contas publicas.

Resultado, está aprovada a proposta de orçamento e, dizem que, de saída o ministro das finanças… a ver vamos!

Ainda no Sábado, Aníbal Cavaco Silva publica um artigo de opinião no Expresso, onde critica o rumo económico do governo assim como a inabilidade da oposição!… Como todas as pessoas que acompanham este blog sabem… eu acho que Cavaco Silva tem razão… no entanto não acho que o ex-presidente da Republica tenha feito bem em publicar este artigo!… E não acho da mesma forma que não achava bem quando Mário Soares aparecia a criticar o Governo de Passos Coelho de cada vez que saia á rua!… Acho sempre lamentável quando vejo um ex-presidente da república, que se diz fora da política partidária, a fazer fretes a um partido ou a uma fação dentro de um partido!… E foi, exactamente, a frete que este artigo me soou.  

Entretanto voltamos a João Rendeiro. Desta vez com a denuncia de um esquema que envolvia a compra de um imóvel de 1 milhão de euros pelo seu motorista que logo cedeu o usufruto do mesmo à mulher de Rendeiro!… Estamos à espera de quê para penhorar o imóvel?

No Domingo acordamos com a confirmação da eleição de Rui Costa como 34.º presidente do Sport Lisboa e Benfica. Num acto eleitoral superconcorrido (o mais participado de todos) Rui Costa garantiu quase 85% dos votos e sai com legitimidade renovada para um mandato à frente dos destinos do seu clube do coração.

Como Benfiquista tenho o maior respeito por Rui Costa, e nem por um segundo duvido do seu benfiquismo!… Ainda assim não posso deixar de me sentir um pouco incomodado pela manutenção de uma parte substancial da entourage que, nos últimos anos, acompanhou Luís Filipe Vieira à frente do clube!… Espero que Rui Costa se mantenha vigilante e não se deixe “endrominar”!

Domingo, foi também dia de Conselho Nacional do CDS… uma reunião que em nada dignificou aquele partido nem a democracia Portuguesa!… Francisco Rodrigues dos Santos parece lidar com os opositores internos como se de traidores se tratassem e isso é absolutamente intolerável!…

Não, não é nenhuma deslealdade que Nuno Melo* o critique e se apresente como candidato… como não foi nenhuma deslealdade que Adolfo Mesquita Nunes tenha feito o mesmo há alguns meses atrás!…

Se Francisco Rodrigues dos Santos quer unir o partido então precisa de aprender que em política o confronto de ideias não é, necessariamente, um confronto entre pessoas!… E que é possível discordar, discutir, disputar e ainda assim manter uma plataforma de entendimento que permita continuar a trabalhar em conjunto!…

Se não perceber isto, Francisco Rodrigues dos Santos arrisca-se mesmo a ser o último presidente do CDS!

Finalmente, o habitual balanço semanal da situação pandémica para reconfirmar a situação perfeitamente controlada que vivemos hoje em Portugal, com a incidência a baixar para os 86,5 casos por 100 mil habitantes e o R(t) a manter-se claramente abaixo de 1 (0,92). Que assim continue!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

* Falando de Nuno Melo é importante que aqui deixe a minha própria declaração de interesses… tenho com Nuno Melo uma relação de respeito e amizade que, não sendo próxima, é forte e dura há já vários anos!… No entanto nada do que escrevi no texto tem que ver com esta relação ou admiração pessoal… O que escrevi é, objectivamente, as minhas opiniões chamem-se os protagonistas como se chamarem!

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/10/587_DGS_boletim_20211010.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: