Autor Convidado: Paula Sequeiros

A diferença que faz uma experiência internacional! 

Uma carreira internacional é a ambição de muitos milhares de pessoas e não tem que ser apenas um sonho! Tomar a decisão de trabalhar num outro pais obriga a sair da nossa zona de conforto, a gerir a nossa família e o trabalho de forma diferente, a ter uma mente muito aberta, a sermos curiosos e a deixarmo-nos inspirar pela própria mudança. A oportunidade de desenvolver novas competências e experiências, sem dúvida numa curva de crescimento incrível, é de uma enorme inspiração.

Photo by Mehdi Benkaci on Unsplash

Não foi por acaso que em 2020, eu e a minha família abraçamos uma nova aventura profissional e pessoal fora de Portugal. Mudamos para Itália, de bagagens feitas, com duas crianças pequenas, exatamente no meio da pandemia… um sonho tornado realidade. Não de imediato, na verdade o início foi tudo menos um sonho – a pandemia não deixou, mas felizes com a mudança fomos fortes e conseguimos ultrapassar os obstáculos. 

Hoje podemos dizer que nunca estivemos tão fora da nossa zona de conforto, gerimos a nossa vida familiar de uma forma diferente, abrimos a nossa mente a uma nova cultura, falamos um novo idioma (…ainda a aprender, mas no bom caminho), as nossas filhas falam inglês fluentemente, e vivemos muitas novas aventuras – temos muitas histórias engraçadas para contar. 

Esta experiência permite-nos olhar para as coisas com uma perspectiva muito diferente. Consideramos vários pontos de vista, pensamos fora da caixa, respeitamos a diferença e reconhecemos o valor que acrescentamos a quem nos rodeia. 

Uma das coisas que notamos logo é que uma experiência internacional oferece self-development de uma forma avassaladora. Criamos confiança em situações nunca vividas antes, aprendemos a adaptar o nosso estilo e a sermos ágeis e flexíveis. A nossa auto-confiança aumenta muito e somos capazes de abraçar desafios que antes nunca tínhamos pensado ser possível. 

E é por isso que para uma empresa multinacional é tao importante proporcionar uma carreira internacional às suas pessoas. Ter pessoas curiosas e inspiradas para viver e aprender em outros países é um must. Tenho uma carreira de mais de 20 anos em Recursos Humanos, em empresas multinacionais e sempre procurei inspirar as pessoas que comigo lidaram a abrir os seus horizontes e a experimentar viver e trabalhar fora das fronteiras Portuguesas e Italianas.

E acredito que valeu sempre a pena, para a empresa e para as pessoas. Tenho tantos bons exemplos para partilhar. Mas sei que não é uma decisão fácil, não. Por vezes a oportunidade simplesmente acontece e outras vezes temos que reflectir muito para a tornar realidade. Não é apenas uma decisão profissional, tem que ser um projecto de família e por isso partilhar este sonho em casa fará sempre a diferença. 

É importante parar e refletir, em família, em alguns pontos antes de tomar uma decisão: 

  • Quais são as minhas ambições profissionais? No que mais me destaco? Quais são as minhas competências mais fortes?
  • Que desafios pessoais quero ter? que exposição quero dar à minha família? Estou preparado para enfrentar obstáculos e situações difíceis? Quais são os prós e contras?
  • É este o sonho da minha família? Que valor acrescentado nos pode trazer como família? 

E depois de uma boa reflexão é tempo de seguir em frente e abraçar as experiências internacionais que a vida nos possa oferecer!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SociedadePortugal; #FemaleLeadership; #CareerPlanning; #InternationalCareers

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: