A Semana em voo picado: “Baralha e torna a dar!”

A semana começa com uma bomba… Militares portugueses, de elite, suspeitos de envolvimento em trafico de diamantes, ouro e droga, assim como em actividades de branqueamento de capitais, enquanto participavam em missões da ONU na República Centro-Africana!

Segundo a imprensa do dia, os militares transportavam esses produtos em aviões militares para vários destinos na Europa dos quais eram transportados por via terrestre. 

Um caso entregue à Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) que fazia buscas em mais de 100 locais incluindo o Regimento de Comandos e vários quartéis espalhados pelo país. 

Como é natural… os actos em causa… a serem provados… apenas imputam os seus autores e não a instituição militar portuguesa… mas que me faz impressão que militares de elite se envolvam neste tipo de actividades lá isso faz!

Ainda na segunda-feira António Costa dá uma Entrevista à RTP onde afirma que estará disponível para negociar quer à direita quer à esquerda, caso vença a próximas legislativas.

Bruxo!… Com a esquerda zangada… não lhe restam grandes alternativas caso não consiga maioria absoluta!

Pena que durante os últimos 6 anos tenha actuado como se, à sua direita, fossem todos inimigos!…

Na terça-feira um novo capítulo na vergonhosa telenovela que atravessa o CDS… Cecília Meireles, decididamente um dos melhores parlamentares da direita portuguesa, diz, em entrevista ao Poligrafo SIC, que Francisco Rodrigues dos Santos está a levar a cabo um “ajuste de contas com o passado” que está a “degradar a vida interna” do partido que está “a perder o norte daquilo que é importante” apresentando problemas “consistência e credibilidade”!

Lamentável o que está a acontecer no CDS! 

Entretanto, sabe-se um pouco mais sobre o caso dos militares Portugueses alegadamente involvidos em tráfico… assim ficamos a saber que há mais de 50 empresas (algumas delas de fachada) e 70 pessoas envolvidas… havendo já 10 pessoas detidas!… 

Pois, espero que tudo siga assim… rápido e eficiente… a serem verdade as alegações… estes militares não cometeram apenas um (ou vários) crimes graves… cometeram-nos quando estavam ao serviço, e usando recursos, da Pátria que juraram defender!…

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa diz que não tinha conhecimento do caso… facto incompreensível tendo em conta que o Presidente da República é, por inerência, o Comandante Supremo das Forças Armadas! 

Mas terça-feira foi, ainda, o dia em que Ricardinho anunciou que vai deixar de representar a seleção Portuguesa de Futsal… O Mágico e eterno “melhor do mundo”… deixa a equipa das quinas depois de quase 200 internacionalizações e depois de se ter sagrado campeão da Europa e do Mundo!…

Impressionante!

Obrigado, Ricardinho! És Grande!

Na quarta-feira, o Publico avança que, caso vença as eleições sem maioria absoluta, o PS não fará acordos de Governação, mas antes, irá procurar acordos lei a lei ora com a esquerda ora com a direita!…

Espertos não acham?!… O problema é a sustentabilidade de uma estratégia destas!… 

Espero que Marcelo exija um pouco mais que isso! 

Quarta-feira é também o dia em que arranca o “autovoucher”!… uma ideia peregrina em que o estado devolve aos consumidores 10 cêntimos por litro de gasolina que tenha abastecido até o valor máximo de 5 euros!…

Mas porque é que, em Portugal, gostamos tanto de complicar!… Se o estado quer devolver alguma coisa aos portugueses… então que baixe os impostos sobre os combustíveis e se deixe de tretas!

Chegamos, então, a quinta-feira e ficamos a saber em relação ao caso dos militares portugueses suspeitos de trafico, que para além de Marcelo, o ministro da Defesa, também não informou António Costa nem Augusto Santos Silva sobre as suspeitas na mesma altura em que informou a ONU.

Gomes Cravinho diz que tinha “pareceres jurídicos” que não o aconselhavam!… 

Estranho!… 

E esses pareceres jurídicos não desaconselharam informar a ONU?… Ora, mostre lá esses pareceres jurídicos Sr. Ministro!… 

Queremos vê-los!… Não vos parece?

Ainda na quinta-feira, Rui Rio diz na RTP3 que, caso o Partido Socialista ganhe as eleições sem maioria absoluta, ele estará disponível para negociar e viabilizar um governo PS. Pois eu acho que Rui Rio avança com demasiada facilidade para cenários de derrota eleitoral!… Não faria mais sentido responder que pretende ganhar as eleições e que por isso esses cenários não estão, hoje, no seu horizonte?… 

Claro que… caso o jornalista insistisse muito… poderia sempre responder com um lacónico “interpretaremos e respeitaremos a decisão dos Portugueses” … mas elaborar sobre cenários de derrota eleitoral parece-me um erro primário! 

Na Sexta-feira, o Presidente Bielorruso, Alexander Lukashenko, ameaça cortar o abastecimento de gás e outros bens à União Europeia, como resposta a eventuais sanções pela crise de migrantes com a Polónia!!!

Até quando o mundo vai ter de conviver com este Lukashenko?

E até quando a Europa continuará sujeita a estes desmandos destes pequenos ditadores?…

É tempo da União se equipar com mecanismos que lhe permitam defender-se… tenham eles a forma de um sistema de defesa comum ou outra forma qualquer!

Ainda na sexta-feira, o Publico conta-nos que uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico do Porto está a desenvolver uma “vacina comestível” contra a COVID-19!…

É verdade!.. a proposta em causa é de uma vacina que será administrada sob a forma de um iogurte líquido que irá estimular a imunidade celular contra o vírus da SARS-COVII. A presente proposta está, ainda, em fases iniciais no seu processo de desenvolvimento, mas corresponde a uma promessa bastante interessante não apenas no combate a este vírus em particular mas também para outros agentes infeciosos.

Um orgulho ver Portugal na vanguarda da inovação biomédica! Os meus parabéns ao Instituto Politécnico do Porto e a todos os envolvidos.

Photo by Angshu Purkait on Unsplash

No Sábado a sondagem Expresso-SIC confirma o que todos já podiamos intuir… teremos eleições para que tudo fique, mais ou menos, na mesma!…

Assim, o PS colhe 40% das intenções de voto, seguido pelo PSD com 26% (à atenção de Rio e Rangel)!… A CDU e o BE saem fortemente penalizados com 6% e 5% respectivamente… o Chega corre o risco de sair como terceira força política com 10% das intenções de voto… O PAN e a IL com 2%… e o CDS quase a desaparecer com 1% (à atenção de Francisco Rodrigues dos Santos)!…

Resumindo… teremos eleições, mas isso não significa que o país fique mais governável quando sairmos das mesmas!

No Domingo uma nota futebolística… no dia em que o Estádio da Luz se engalanou para festejar o apuramento da seleção Nacional para o Mundial do Quatar… Fernando Santos e os seus pupilos deram um recital de incompetência e perderam contra a Servia!… 

É assim… No futebol como em tudo o resto… não basta dizermos que somos melhores… é preciso mostrar, com trabalho, mas também com arrojo e com coragem, essa superioridade!

A fechar a semana, os números pouco animadores da pandemia com uma incidência de 134 casos de infecção por 100 mil habitantes e um índice de transmissão de 1,15!… estamos outra vez a entrar no vermelho1!…

Números que nos fazem temer um novo confinamento!… 

Há, pois, que continuar a seguir como este aumento se reflecte nas hospitalizações e mortes… e esperar, que a nossa alta taxa de vacinação nos permita continuar a gozar da normalidade que vimos vivendo desde inícios de outubro!…

Que assim seja!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/11/622_DGS_boletim_20211114.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: