Quem sou?

Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Quem sou? De onde venho? Para onde vou?

Filho da simpática, e dinâmica, cidade de Vila Nova de Famalicão cresci entre duas realidades sociais bastante distintas…

Por um lado, a família do meu pai, de recursos sociais, económicos e culturais claramente acima da média… Por outro lado, a família de minha Mãe, a chegar de Angola com pouco mais que a roupa que trazia no corpo… 

Foi nesta dualidade que realizei que existe Luz e existem Sombras na escassez e na abundância! Que a felicidade não está nem de um lado nem do outro… Que está, sim, na ilusão que se pode sonhar com algo que vai para além de nós próprios… 

Realizei também, que nem a escassez é prenuncio de um futuro de penúria, nem a abundância te assegura uma vida confortável para além o momento presente! 

Realizei, enfim, que a tua vida… O teu futuro… São tua responsabilidade… E é a ti que deves pedir contas se aos 80 anos, com os teus Netos no colo, te faltarem histórias para lhes contar!

Cresci com a minha avó Laidinha, completamente á frente para a sua época. Leitora ávida e amante de tudo o que era belo… Dona de um espírito livre e independente ensinou-me a importância de ter uma voz e de a afirmar com convicção! Ensinou-me ainda que a minha liberdade só existe no respeito pela liberdade dos outros… A sua presença foi tão determinante que não sou capaz de pensar na minha infância sem que a sua presença se faça sentir.

Mas cresci também com a minha avó Laura, que não sabia ler. Profundamente católica, ensinou-me a rezar e apresentou-me a dimensão espiritual da vida… Dona de uma inteligência iminentemente prática, mas ao mesmo tempo crítica, a sua sagacidade e sentido de humor acompanhar-me-ão até ao fim dos meus dias.

Cresci, a observar o meu avô Kiko… A aprender com a sua generosidade e profundo sentido de família… Cresci a formar em mim a convicção que um dia queria ser como ele… Nunca consegui! Não seria possível!… Mas contento-me ao saber que ele estará orgulhoso de mim, desde o sítio de onde me observa e protege até aos dias de hoje.

Autonomizei-me um bocado á força e, decididamente, cedo de mais… Quando os meus pais emigraram e eu decidi que não precisava de ninguém para me avisar quando a vida me desviasse de mim próprio… Pelo meio deixei os estudos num processo de procura de mim mesmo que me levou a construir um caminho que, não tendo sido linear, me tem permitido ser feliz!

Foi ao encontrar-me de novo que retomei os estudos e construi uma carreira forjada na paixão que tenho pelas pessoas e no propósito de transformar o mundo através daqueles com quem interajo diariamente. 

Juntamente com a Luísa, a minha mulher, estou a construir uma família perfeitamente imperfeita… Uma família que procura passar aos filhos as mesmas referências que recebemos dos nossos pais… Uma família que se constitui, a cada momento, como a verdadeira prioridade de vida!

Durante este percurso vivi em 7 cidades espalhadas por 3 países diferentes… cruzei-me com pessoas extraordinárias…  Conheci outras culturas e formas de viver… vivi a riqueza desta diversidade… E percebi que apenas a curiosidade me fará continuar a crescer e me levará a contribuir para um mundo melhor!

Foi assim que surgiu este Blog… Ele será, pois, um local de participação social… Mas mais que tudo um exercício de curiosidade genuína e de busca por uma discussão profícua de ideias… 

Aqui não procuro deixar a verdade absoluta… Mas uma leitura da mesma… A minha leitura da mesma… Leitura essa que muito terá a ganhar com outras que a enriqueçam e complementem! 

Por isso, venham daí outros pontos de vista… outras ideias… outras leituras da realidade… juntos seremos mais fortes… juntos seremos melhores!…

%d bloggers like this: