Autores Convidados

(Por ordem Alfabética)

Um projecto como o deste Blog não pode nem deve ser um projecto absolutamente solitário! Assim, é com profunda gratidão que agradeço a participação de muitos amigos que aceitaram o desafio de aqui deixar o seu contributo.

Alexandre Tavares

É licenciado em Contabilidade, Auditoria e possui um MBA em Gestão Internacional. Desenvolveu a sua carreira profissional na área financeira em empresas multinacionais ligadas ao consumo, biotecnologia e sector farmacêutico.

Vive atualmente em Singapura e lidera a área de Business Development and Finance numa multinacional Suíça. É membro da Direção do Conselho da Diáspora em Portugal e orador convidado na European University, Barcelona.

Exigente consigo próprio e com os que o rodeiam. Gosta de projetos e atividades que requeiram trabalho de equipa, sejam desafiantes e exijam soluções inovadoras. É um eterno curioso, aventureiro e otimista. Desde criança que pratica desporto e hoje aspira a ser um triatleta amador. Adora viajar com a família e ambicionava (pré-COVID) conhecer todo o sudoeste asiático, gosta de estar com os amigos, ir ao cinema e ler biografias.

Considera que família e educação são pilares fundamentais para uma sociedade melhor e mais desenvolvida, procurando diariamente contribuir para um mundo mais equitativo, inclusivo, com mais saúde e melhor qualidade de vida.

LinkedIn Profile: Link

André Coelho

André Coelho conta com mais de 10 anos de experiência na área da saúde assumindo ao longo do seu percurso profissional diferentes responsabilidades como especialista e gestor de producto, responsável regional e nacional de vendas em diversos sectores da industria tanto em Espanha como em Portugal: Diagnósticos in-vivo, in-vitro e Industria Farmacêutica.

Vive actualmente em Barcelona, e trabalha para uma multinacional de consultoria tecnológica, analítica avançada, e informação na área da saúde.

O André é Licenciado e Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e completou um Executive MBA na ESADE (Espanha).

LinkedIn Profile: Link 

André Correia

André Correia conta com 20 anos de experiência em gestão de projetos de transformação digital, em ambientes internacionais, em que tem assumido várias posições de liderança, evidenciando uma versatilidade em conjugar experiência de gestão com conhecimento tecnológico. Atualmente vive em Portugal com a sua família, e exerce a sua atividade profissional numa multinacional tecnológica, tendo anteriormente feito o seu percurso em Angola, Suíça e Inglaterra, em consultoria.

É co-fundador do Podcast Cruzamento, um podcast que aborda a área do digital e da saúde; e autor de “Strategic Impact of IT Trends in the Pharmaceutical Industry“, um livro eletrónico que resultou da sua paixão por tecnologia. Foi co-fundador da Conferência INOFARMA, onde se debateram oportunidades estratégicas e tecnológicas na área da saúde digital.

É licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, e completou o seu MBA na Cass Business School (Londres).

LinkedIn Profile: Link

Andreia Santos Costa

Farmacêutica de formação, com mais de 8 anos de experiência na Indústria Farmacêutica, principalmente na área de Medical Affairs. Procura constantemente novos desafios e a busca de novas experiências e vivências é a base da sua história – Amsterdão, Londres e Basel já fizeram parte da mesma.

Acredita que diferentes perspectivas e aprendizagens são importantes para uma carreira sustentada e, por isso, abraçou recentemente um novo desafio profissional. 

Contudo, o maior desafio de todos ainda agora começou: o ser mãe! A família é, sem dúvida, o seu pilar mais importante! Está desejosa de voltar a colocar a mochila às costas (e o filho!) e voltar à sua grande paixão: viajar!

LinkedIn Profile: Link

António Lopes

Programador desde muito novo, e curioso desde nascença. Passaria a vida toda a estudar, não fosse a necessidade de ter de trabalhar para se alimentar (e às suas crias). Portanto, o melhor que arranjou que se aproxima desse objetivo é ser programador web e investigador de Inteligência Artificial numa universidade pública Portuguesa.

Desde que comprou o seu primeiro iPod (ca. 2005) que ficou completamente fã do conceito de Podcast e que sonhava ter a sua versão. De modo que há pouco mais de um ano, após 4 décadas de experiências vividas, muitas pessoas conhecidas e várias lições aprendidas, sentiu que estava na altura de lançar o Um sobre Zero.

Encontram-no pelo Twitter e podem saber mais sobre este misterioso ser aqui.

Arthur Faria Carvalho 

Numa linha, Arthur define-se como: Pai de 3, Serial EntrepreneurHotelier, Agricultor, Sailor e Land Rover adict.

Tem um fraco por coisas antigas, o seu carro de uso diário é um Land Rover de 1975 e sempre que pode “foge” para o mar.

Licenciado em Ciências Económicas e Empresariais, trabalhou em ramos tão diversos como imobiliário e construção, sistemas de informação, import/export, vinhos e turismo, sempre na vertente de “Gestão de Projectos”.

Mudou-se diretamente de Paris onde trabalhava em projectos de ERP/CRM numa multinacional Norte-Americana, para São Lourenço de Sande em Guimarães, num regresso às origens de família. 

Há 14 anos que trabalha exclusivamente na 1720 Quinta da Cancela, onde “é curador de um legado que espera a chegada da próxima geração”.

LinkedIn Profile: Link

Carolina Relvas 

Trabalha há 16 anos na área da saúde – começou o seu percurso em Portugal mas mudou-se para o Reino Unido em 2006 para fazer um estágio na Agência Europeia do Medicamento. Passou pelo departamento Europeu da GSK onde exerceu funções da área de Regulatory Affairs e Clinical Development e em 2010 faz uma sabática para se dedicar inteiramente ao seu MBA.

Em 2011 decide juntar-se à consultora estratégica ZS Associates onde fica durante 5 anos e trabalha nos mais diversos projectos nas áreas de Marketing & Sales Strategy com as maiores farmacêuticas do mundo. Em 2016 regressa novamente à Indústria como Chief of Staff para a Novartis UK e em 2018 fica como Head of Commercial Excellence nesta mesma empresa. O ano de 2019 marca o regresso a Portugal juntando-se à Roche Portugal como Franchise Head para o portfólio de Não Oncologia.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa com um MBA pela Universidade de Cambridge, orgulha-se da inovação e impacto que a indústria onde trabalha traz todos os dias aos doentes que necessitam. Nos tempos livres gosta de desfrutar da sua família e amigos, e quando pode organiza provas de vinhos uma vez que essa é a sua outra paixão.

LinkedIn Profile: Link

Catarina Carriço

A Catarina é Mestre em Ciências Farmacêutica e conta com um curso complementar em gestão e uma paixão infinita por inovação e ciência. Trabalha há 4 anos numa multinacional Suíça da indústria farmacêutica, tendo tido experiências em distintas áreas como Marketing, Market Access e Medical Affairs, quer na sede global quer em diversos países.

Aventureira de gema, apaixonada pelo mundo e por conhecer os seus mais ínfimos recantos. É uma entusiasta numa busca incessante por novas experiências e aprendizagens, que lhe permitam ultrapassar desafios e encontrar soluções. A trabalhar em equipas dinâmicas é onde se sente mais inspirada e acredita que a curiosidade é um ingrediente chave para o sucesso.

Embarcou recentemente num novo desafio profissional, que a leva a viver entre Portugal e Espanha, numa empolgante e intensa aventura.

LinkeIn Profile: Link

Daniel Guedelha

Trabalha há mais de 12 anos na sede global numa das três maiores farmacêuticas mundiais. É autor da análise estratégica Pharmaceutical Cluster in Portugal, cofundador da conferência INOFARMA sobre Saúde e Digital e mais recentemente cofundador do podcast CRUZAMENTO, sobre saúde e as novas tecnologias. 

Trabalha atualmente na Suíça em estratégia global, na área de Mergers and Acquisitions. Já desempenhou vários cargos de crescente responsabilidade na indústria farmacêutica, nomeadamente Investigação e Desenvolvimento, Engenheiro de Processos, Gestão de Projetos, lançamento de medicamentos, Global Supply ChainGlobal Key Account Management e estratégia global. 

É Mestre em Engenharia Biológica pelo IST e completou em 2015 o seu MBA na escola Suíça de negócios de St. Gallen.

LinkedIn Profile: Link

Eduardo Lopes

Licenciado em Gestão e Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica Portuguesa. 

Com 25 anos, conta com uma vasta experiência na área social, ligado a projetos de voluntariado e empreendorismo social. Trabalha atualmente na Universidade que o formou, como gestor de todas as oportunidades de voluntariado e desenvolvimento integral oferecidas aos alunos e colaboradores. 

Acredita que mudar o mundo é possível e trabalha todos os dias, através das pessoas que o rodeia, para o fazer. 

LinkedIn Profile: Link

Frederico Neiva

Licenciado em Marketing e mestre em Design e Desenvolvimento de Produto, conta com mais de 20 anos de experiência na indústria do mobiliário, nas áreas de organização produtiva, design industrial, marketing e operacionalização de CNC.

Atualmente é Gestor de Projetos TI na empresa Enersale, na implementação dos softwares Homag iX e imos iX, orientados ao contexto da industria 4.0.

Define-se como um profissional motivado, criativo, com boa capacidade de adaptação e resiliência, gosto pela aprendizagem contínua e com competências ao nível da coordenação e liderança.

LinkedIn Profile: Link

Joana Girão Oliveira

Curiosa por natureza, tem vindo a trilhar um caminho por diferentes sectores, mas sempre com foco na área de marketing e comercial! 

Com mais de 10 anos de experiência desenvolvida tanto em Portugal como em Inglaterra e, com uma família que já conta com dois filhos, decidiu que estava na hora de fazer uma pausa para tirar um MBA!

Atualmente a estudar na Porto Business School a full-time, nunca diz que não a um bom desafio!  

Um dos lemas que a move é: Work hard to play harder! 

LinkedIn Profile: Link

Joaquim Castro de Freitas

Joaquim Castro de Freitas é membro do Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista e da direção da Associação Cais.

Tem 36 anos, é casado e tem uma filha. Vive em Vila Nova de Famalicão. É licenciado e mestre em Ciências da Educação e profissionalmente é responsável de comunicação da Agência Erasmus+ Juventude em Ação e Coordenador da Rede Eurodesk Portugal.

Foi Presidente da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude, Chefe Nacional Adjunto do Corpo Nacional de Escutas, e tesoureiro da Junta de Freguesia onde nasceu durante dois mandatos.

LinkedIn Profile: Link

Manuela Domenech

A primeira autora internacional deste Blog é Doutorada em Física pela Universidade Autónoma de Madrid, tem um MBA pelo IE, e conta com 16 anos de experiência na indústria farmacêutica em diversas posições: Business Intelligence, Marketing & Sales e Access na área de Onco-Hematologia.

Já trabalhou em diversas empresas, entre as quais Alcimed (consultoria estratégica), Roche, Baxalta, Shire e Novartis. Atualmente, ela é diretora de marketing e vendas da GSK em tumores ginecológicos

Manuela é mãe de 2 filhos e adora jogar paddle, a sua casa de campo, viajar (tem um projeto pessoal www.travellikeme.es) e passear com a sua máquina fotográfica.

Manuela se inspira a pensar que um dia o cancro será curado

inkedIn Profile: Link

Manuela Vale

Desde muito cedo, deparou-se com alguns desafios que a empurraram para o caminho do autoconhecimento.

Passou a investir no curriculum da vida, com um trabalho consciente diário, apoio de livros e formações, onde se  destacam a formação em constelações sistêmicas, em Optimal EFT (Emotional Freedom Techniques) com Gary Craig e Sonia Novinsky, e, mais recentemente, a formação em medicina sintergética.

Tudo no sentido de adquirir ferramentas de empoderamento do SER HUMANO. 

A vida proporcionou-lhe  excelentes contextos para colocar alguns desses conhecimentos em prática consigo própria, ao elevar a sua percepção dos desafios e, também com os outros, durante o exercício da sua profissão como técnica de radiologia, num hospital há mais de 27 anos. 

Marta Costa Gomes

Farmacêutica de formação, gestora de pós graduação e experiência profissional e curiosa de espírito. Desde muito cedo desenvolveu a arte de perguntar e querer saber mais e tem uma ligeira obsessão pela melhoria contínua e pela produtividade. Adora movimento e conhecimento. Procura desafios e mudanças. Gosta de pessoas e das suas muitas histórias de vida e tem a clara ambição de impactar positivamente os que se cruzam consigo. 

Vive entre Lisboa e Barcelona, num equilíbrio dinâmico entre uma vida profissional intensa e uma intensa família patchwork, composta por filhos, enteados, um cão e o amor da sua vida. 

Tem um grande orgulho em trabalhar numa multinacional da indústria farmacêutica, que proporciona oportunidades de desenvolvimento e respeita os seus colaboradores, que diariamente transformam a vida de muitos doentes. 

LinkedIn Profile: Marta Costa Gomes | LinkedIn

Miguel Teixeira

O Miguel sempre gostou muito de desporto, tendo inclusivamente jogado rugby pela seleção nacional e pelo Benfica. No entanto, quis o destino que a ciência fosse o caminho escolhido. Após se licenciar em Biologia saiu de Portugal em busca de novos desafios e encontrou na Suíça a oportunidade de continuar os seus estudos. Doutorou-se em Neurociências na Universidade de Basel e transitou para a área da saúde pouco depois.

Vive atualmente em Basel, com a sua família e trabalha para uma das três maiores farmacêuticas do mundo na área de medical affairs em personalização de saúde, onde é responsável pela comunicação interna. Tenta mudar a ideia de que uma farmacêutica vende medicamentos, mas sim saúde, ajudando o paciente em toda a sua viagem, desde prevenção, diagnóstico e por fim tratamento.

LinkedIn Profile: Link

Pedro Marques

Licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, desempenhou funções relacionadas com IT em diversos países, sendo o mais recente capítulo, a mudança com toda a família para a Suiça à cerca de 10 anos atrás. Atualmente integra a equipa Global de Business Continuity de uma multinacional farmacêutica na cidade de Basileia.

Nos tempos livres tenta sempre que pode explorar as montanhas e os espaços naturais da Suiça.

Mantém laços fortes a Portugal e em particular às suas raízes na Beira Alta, incluindo o investimento na recuperação e exploração para fins turísticos da estação ferroviária de Almendra. (Link)

LinkedIn Profile: Pedro Marques

Rita Cabral Barata

Licenciada em Marketing pelo ISCTE e tem mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica. 

Ao longo da sua carreira assumiu funções nas áreas de marketing e comercial, tanto a nível nacional e internacional, em diferentes empresas, tendo vivido na Alemanha durante cinco anos.

Vive atualmente em Lisboa onde detém um cargo “double hat”: Country manager Iberia e Head of Marketing Europa da empresa Tilray, contribuindo para uma verdadeira mudança de paradigma, criando uma área terapêutica completamente nova na Europa.

A Rita é uma pessoa inovadora, dinâmica, criativa, prática, com boa capacidade de adaptação e uma sensibilidade multicultural elevada.

LinkedIn Profile: Rita Barata

Severina Moreira

A Licenciatura em Biologia e o Doutoramento em Genética são a parte formal da formação; a outra parte, talvez a mais importante, foi adquirida de forma informal com as várias experiências e vivências acumuladas por Portugal e pelo Reino Unido.

Passou pelas comunicações científicas onde teve de aprender a escrever em Inglês como uma “native” e como uma “expert” nas mais variadas áreas desde a Hepatite C, a osteogénese à asma.

Atualmente na indústria farmacêutica, conta já com experiência sólida na área de Medical Affairs primeiro como MSL e depois como Medical Advisor. 

Focada, estratégica e descomplicada. Acredita que as pessoas são sempre a melhor parte de cada experiência vivida e a que fica por mais tempo.

LinkedIn Profile: Severina Moreira



%d bloggers like this: