Autores Convidados

(Por ordem Alfabética)

Um projecto como o deste Blog não pode nem deve ser um projecto absolutamente solitário! Assim, é com profunda gratidão que agradeço a participação de muitos amigos que aceitaram o desafio de aqui deixar o seu contributo.

Alexandre Pereira

Com background em Ciências Farmacêuticas, trabalha na indústria farmacêutica há 10 anos e tem exercido a sua atividade essencialmente na área comercial. Teve uma passagem por Basileia, num projeto temporário em Medical Affairs, que se tornou ainda mais temporário com o deflagrar da pandemia.

Vila Nova de Famalicão – a origem comum e muito familiar, com o autor deste Blog, o que ativou uma empatia especial desde o primeiro momento. Estudou no Porto e vive em Lisboa, mas sente que há sempre algo de especial quando acasos da vida nos levam a cruzar com gente da nossa terra.

Resume a sua vida com facilidade: família, amigos chegados, trabalho e corrida. Quer conhecer o mundo, mas começando pelos sítios mais altos, difíceis de aceder e não modificados pelo Homem. Medita, procura contacto diário com a natureza e está frequentemente à procura do equilíbrio possível entre o encarnar de um espírito ambicioso vs aceitar-se como uma pessoa muito grata pelo que tem. 

LinkedIn Profile: Link

Alexandre Tavares

É licenciado em Contabilidade, Auditoria e possui um MBA em Gestão Internacional. Desenvolveu a sua carreira profissional na área financeira em empresas multinacionais ligadas ao consumo, biotecnologia e sector farmacêutico.

Vive atualmente em Singapura e lidera a área de Business Development and Finance numa multinacional Suíça. É membro da Direção do Conselho da Diáspora em Portugal e orador convidado na European University, Barcelona.

Exigente consigo próprio e com os que o rodeiam. Gosta de projetos e atividades que requeiram trabalho de equipa, sejam desafiantes e exijam soluções inovadoras. É um eterno curioso, aventureiro e otimista. Desde criança que pratica desporto e hoje aspira a ser um triatleta amador. Adora viajar com a família e ambicionava (pré-COVID) conhecer todo o sudoeste asiático, gosta de estar com os amigos, ir ao cinema e ler biografias.

Considera que família e educação são pilares fundamentais para uma sociedade melhor e mais desenvolvida, procurando diariamente contribuir para um mundo mais equitativo, inclusivo, com mais saúde e melhor qualidade de vida.

LinkedIn Profile: Link

Ana Mendonça

A Ana Mendonça é Mãe de um adolescente de 16 anos, “madrasta” de duas meninas de 23 e 30 anos, Mulher, Filha, Voluntária, Amiga entre outros chapéus e mais recentemente empreendedora. De sorriso fácil e sempre muito alegre é das características que mais lhe apontam, mas nem sempre a vida é só sorrisos e por vezes também o sorriso ficou guardado para enfrentar os desafios da vida. Sempre muito presente nas questões da sociedade, tem como interesses muito presentes a inclusão e por isso faz parte de projetos como a Vencer Autismo e mais recentemente o Café Joyeux. Adora passear o Jonas (rafeiro maravilhoso) pela praia e nas caminhadas ouvir música e apreciar o mar e esta nossa costa maravilhosa.  

A Ana é licenciada em Gestão de RH e toda a sua vida profissional foi dedicada às pessoas. É uma profissional de Recursos Humanos que desenvolveu a sua carreira profissional, nos últimos 22 anos sempre em projetos ligados com a gestão de pessoas e a maior parte da sua carreira em equipas multidisciplinares e multiculturais em diferentes projetos e em áreas de negócio diversificadas, em vários momentos da vida das empresas e dos colaboradores, desde start-up, gestão da mudança, reestruturações, downsizing e fusões.

Desenvolveu a sua carreira profissional e projetos de consultoria em vários setores de atividade, nomeadamente Farmacêutica, IT & Telecomunicações, Aviação, Consultoria, Retalho, Comunicação e automóvel entre outros e como consultora trabalhou igualmente em empresas nacionais. Nos últimos 2 anos tem estado focada em desenvolver competências em novas formas de trabalho e novas organizações que começam a trabalhar em auto-gestão, desenvolvendo “Talentos e Equipas” e com forte capacidade para influenciar e impulsionar a mudança, assumiu funções sempre na área dos RH mas teve alguns projetos ligados ao desenvolvimento de equipas comerciais, procurando ativamente novas soluções.

LinkedIn Profile: Link

Anabela Garcia

Anabela Garcia é formada em Relações Internacionais, mas foi na Indústria Farmacêutica que encontrou a sua realização profissional. 

Nos seus 22 anos de experiência trabalhou em áreas tão desafiantes como as Doenças Raras, Hematologia e Oncologia.

Considera fundamental o contínuo processo de aprendizagem assim como os valores da honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade. 

É uma apaixonada pela vida considerando o amor da família como o seu maior tesouro. É mãe de uma jovem de 16 anos que pratica basquetebol. Foi dirigente desportiva da sua equipa e também nesse papel se sentiu muito feliz! 

Adora viajar e considera-se um “bom garfo” da comida tradicional portuguesa.

Encara as adversidades como desafios e sente uma enorme gratidão por tudo o que aprendeu no seu percurso pessoal e profissional.

LinkedIn Profile: Link 

André Coelho

André Coelho conta com mais de 10 anos de experiência na área da saúde assumindo ao longo do seu percurso profissional diferentes responsabilidades como especialista e gestor de producto, responsável regional e nacional de vendas em diversos sectores da industria tanto em Espanha como em Portugal: Diagnósticos in-vivo, in-vitro e Industria Farmacêutica.

Vive actualmente em Barcelona, e trabalha para uma multinacional de consultoria tecnológica, analítica avançada, e informação na área da saúde.

O André é Licenciado e Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e completou um Executive MBA na ESADE (Espanha).

LinkedIn Profile: Link 

André Correia

André Correia conta com 20 anos de experiência em gestão de projetos de transformação digital, em ambientes internacionais, em que tem assumido várias posições de liderança, evidenciando uma versatilidade em conjugar experiência de gestão com conhecimento tecnológico. Atualmente vive em Portugal com a sua família, e exerce a sua atividade profissional numa multinacional tecnológica, tendo anteriormente feito o seu percurso em Angola, Suíça e Inglaterra, em consultoria.

É co-fundador do Podcast Cruzamento, um podcast que aborda a área do digital e da saúde; e autor de “Strategic Impact of IT Trends in the Pharmaceutical Industry“, um livro eletrónico que resultou da sua paixão por tecnologia. Foi co-fundador da Conferência INOFARMA, onde se debateram oportunidades estratégicas e tecnológicas na área da saúde digital.

É licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, e completou o seu MBA na Cass Business School (Londres).

LinkedIn Profile: Link

André Rombo

O André Rombo tem desenvolvido a sua actividade profissional na área financeira, com 25 anos de experiência em diversos sectores de actividade, diferentes funções e repartida entre Portugal e Suíça.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e com uma especialização em Controlo de Gestao pelo INDEG/ISCTE, iniciou o seu percurso profissional, durante 10 anos, no Grupo Amorim.  Seguiu-se um periodo de dois anos na área de consultadoria SAP. Nos últimos anos, mais de 10, a sua carreira segue na industria Farmaceutica, Sandoz e Novartis em Portugal; Novartis Oncologia e Região Europa (Farma e Oncologia) na Suíça. 

Nutre pela familia e filhos as suas maiores paixões…para além do Benfica. Adora desporto, a cultura desportiva cheia de competitividade, mas acima de tudo com muito “fair-play” e lealdade entre todos. 

Adora regressar a Portugal nas férias, onde o cheiro do mar, o final de dia na praia, o peixe, a descoberta de fantásticas  praias fluviais são, entre muitos,  o seu ex-libris. 

O maior desafio prende-se com a vontade de transmitir aos filhos tudo aquilo que de melhor recebeu dos pais/avós e de toda a sua familia – amor e carinho.

Um dos seus “mottos” de vida: “The most valuable player is the one who makes the most players valuable”

LinkedIn Profile: Link

Andreia Santos Costa

Farmacêutica de formação, com mais de 8 anos de experiência na Indústria Farmacêutica, principalmente na área de Medical Affairs. Procura constantemente novos desafios e a busca de novas experiências e vivências é a base da sua história – Amsterdão, Londres e Basel já fizeram parte da mesma.

Acredita que diferentes perspectivas e aprendizagens são importantes para uma carreira sustentada e, por isso, abraçou recentemente um novo desafio profissional. 

Contudo, o maior desafio de todos ainda agora começou: o ser mãe! A família é, sem dúvida, o seu pilar mais importante! Está desejosa de voltar a colocar a mochila às costas (e o filho!) e voltar à sua grande paixão: viajar!

LinkedIn Profile: Link

António Lopes

Programador desde muito novo, e curioso desde nascença. Passaria a vida toda a estudar, não fosse a necessidade de ter de trabalhar para se alimentar (e às suas crias). Portanto, o melhor que arranjou que se aproxima desse objetivo é ser programador web e investigador de Inteligência Artificial numa universidade pública Portuguesa.

Desde que comprou o seu primeiro iPod (ca. 2005) que ficou completamente fã do conceito de Podcast e que sonhava ter a sua versão. De modo que há pouco mais de um ano, após 4 décadas de experiências vividas, muitas pessoas conhecidas e várias lições aprendidas, sentiu que estava na altura de lançar o Um sobre Zero.

Encontram-no pelo Twitter e podem saber mais sobre este misterioso ser aqui.

Arthur Faria Carvalho 

Numa linha, Arthur define-se como: Pai de 3, Serial EntrepreneurHotelier, Agricultor, Sailor e Land Rover adict.

Tem um fraco por coisas antigas, o seu carro de uso diário é um Land Rover de 1975 e sempre que pode “foge” para o mar.

Licenciado em Ciências Económicas e Empresariais, trabalhou em ramos tão diversos como imobiliário e construção, sistemas de informação, import/export, vinhos e turismo, sempre na vertente de “Gestão de Projectos”.

Mudou-se diretamente de Paris onde trabalhava em projectos de ERP/CRM numa multinacional Norte-Americana, para São Lourenço de Sande em Guimarães, num regresso às origens de família. 

Há 14 anos que trabalha exclusivamente na 1720 Quinta da Cancela, onde “é curador de um legado que espera a chegada da próxima geração”.

LinkedIn Profile: Link

Bárbara Faria

Curiosa e perguntadora, nunca aceita um ‘porque sim’ ou ‘porque não’ como resposta. Com espírito crítico, considera o seu maior ativo a liberdade de pensamento e opinião e “nunca pertenceria a um clube que a aceitasse como membro”, como Grouxo Marx.

Mãe de 3, apaixonada pela família, pelo sol de Lisboa e por música antiga. Adora viajar tanto quanto regressar a casa depois da viagem. E não perde um jogo do Benfica no Estádio da Luz.

Com 15 anos de carreira diversificada entre consultoria, estratégia, marketing e finanças, mas com o propósito da saúde sempre muito presente. Atualmente numa seguradora de saúde, onde concretiza o seu propósito através de um programa que promove a alteração de hábitos e estilos de vida, contribuindo assim para uma sociedade mais saudável e um sistema de saúde sustentável.

LinkedIn Profile: Link

Carla Pereira

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especializada em Medicina Geral e Familiar, com a Competência em Medicina Farmacêutica atribuída pela Ordem dos Médicos e Mestrado em Medicina Farmacêutica pela Universidade de Aveiro.

Depois de 7 anos dedicada à prática clínica, há 13 anos enveredou por uma carreira em Medicina Farmacêutica, tendo passado por 4 multinacionais farmacêuticas nas quais desempenhou diversas funções com crescentes graus de responsabilidade na área de Medical Affairs, desde Medical Advisor, Medical Manager, Medical Director e atualmente, Global Medical Lead.

Desde sempre curiosa e apaixonada por novos desafios que a façam evoluir e crescer, o que mais a motiva no seu trabalho é sentir que todos os dias dá um contributo efetivo para ajudar a criar um mundo melhor pela intervenção positiva na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Vive em Lisboa, de onde trabalha e está conectada com todo o mundo, com a sua família, na qual tem o seu maior apoio e base de sustentação para os desafios que abraça e projetos a que se entrega. 

Adora boas conversas, conhecer pessoas inspiradoras e se pudesse gostaria que os dias tivessem mais horas para poder ter mais tempo para ler, viajar e aprender – por isso a procura de constante equilíbrio físico, mental, emocional e entre os universos profissional e pessoal é um dos exercícios a que se dedica com mais afinco enquanto aprecia a maravilhosa “viagem” da vida.

LinkedIn Profile: Link

Carolina Relvas 

Trabalha há 16 anos na área da saúde – começou o seu percurso em Portugal mas mudou-se para o Reino Unido em 2006 para fazer um estágio na Agência Europeia do Medicamento. Passou pelo departamento Europeu da GSK onde exerceu funções da área de Regulatory Affairs e Clinical Development e em 2010 faz uma sabática para se dedicar inteiramente ao seu MBA.

Em 2011 decide juntar-se à consultora estratégica ZS Associates onde fica durante 5 anos e trabalha nos mais diversos projectos nas áreas de Marketing & Sales Strategy com as maiores farmacêuticas do mundo. Em 2016 regressa novamente à Indústria como Chief of Staff para a Novartis UK e em 2018 fica como Head of Commercial Excellence nesta mesma empresa. O ano de 2019 marca o regresso a Portugal juntando-se à Roche Portugal como Franchise Head para o portfólio de Não Oncologia.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa com um MBA pela Universidade de Cambridge, orgulha-se da inovação e impacto que a indústria onde trabalha traz todos os dias aos doentes que necessitam. Nos tempos livres gosta de desfrutar da sua família e amigos, e quando pode organiza provas de vinhos uma vez que essa é a sua outra paixão.

LinkedIn Profile: Link

Cláudia Bernardino Bernardo

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de LIsboa. Especialista em Medicina Geral e Familiar. 

Desde cedo aliou ao serviço público, trabalho na privada.
Há um ano abraçou 2 novos projetos: assistente de MGF numa clínica privada e, meses mais tarde aliou a direção clínica na mesma. Ingressou na indústria Farmacêutica e, é diretora do departamento Médico da mesma. 

Nascida e criada numa Vila do interior – Moimenta da Beira, iniciou uma jornada na área da política onde vai estar na Assembleia Municipal nos próximos quatro anos, pois quer dar um contributo para um concelho melhor pela intervenção positiva na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

É mãe de uma menina 7 anos que é a luz da sua vida. Adora estar com amigos e família. Adora o mar e a energia que este lhe traz. Adora desportos radicais, passeios pela natureza e, leitura. 

Acredita que um pouco de si pode fazer a diferença no seu campo profissional.

LinkeIn Profile: Link

Cláudia Dias Pereira

A Cláudia faz da frase “if i can dream it, I can do It” o seu lema de vida. Sonhar é o primeiro passo, depois é uma questão de tempo para fazer acontecer. E sim, ela sonha alto!

Começou por tirar o Mestrado de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mas cedo percebeu que, apesar do fascínio pelo mundo dos laboratórios, não iria ser uma farmacêutica comum e o seu percurso profissional é a prova disso mesmo. Encontrou nas áreas de Comunicação/Marketing e Digital o espaço que pretendia para a sua criatividade e inovação e por isso nos últimos anos investiu em várias formações académicas.

Consciente das dificuldades de uma mudança de carreira, procurou nas melhores faculdades e escolas os alicerces, o conhecimento e o reconhecimento profissional nestas áreas. Começou por traçar o seu novo caminho na Comunicação através da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital no ISCSP – Universidade de Lisboa e mais tarde em Marketing, através da Academia de Marketing Digital da Flag.

Como durante os últimos anos exerceu funções de gestão no setor da saúde (farmácias) e reconheceu desde logo a importância e aplicabilidade transversal desta área, realizou também uma Pós-Graduação em Gestão, o Curso Geral de Gestão da Nova SBE. Recentemente mudou de setor e hoje é responsável de Marketing e Comunicação de uma empresa na área das Tecnologias de Informação.

Assume-se como uma aventureira, seja porque adora a adrenalina de um salto de paraquedas, de uma montanha russa imponente ou porque não deixa de viajar por não ter companhia porque acredita que “ir é o melhor remédio”.

Sente-se na voz a paixão e é visível o brilho no olhar quando fala de tudo em que se envolve. Tem sangue na guelra, dizem aqueles que a conhecem.

LinkeIn Profile: Link

Catarina Carriço

A Catarina é Mestre em Ciências Farmacêutica e conta com um curso complementar em gestão e uma paixão infinita por inovação e ciência. Trabalha há 4 anos numa multinacional Suíça da indústria farmacêutica, tendo tido experiências em distintas áreas como Marketing, Market Access e Medical Affairs, quer na sede global quer em diversos países.

Aventureira de gema, apaixonada pelo mundo e por conhecer os seus mais ínfimos recantos. É uma entusiasta numa busca incessante por novas experiências e aprendizagens, que lhe permitam ultrapassar desafios e encontrar soluções. A trabalhar em equipas dinâmicas é onde se sente mais inspirada e acredita que a curiosidade é um ingrediente chave para o sucesso.

Embarcou recentemente num novo desafio profissional, que a leva a viver entre Portugal e Espanha, numa empolgante e intensa aventura.

LinkeIn Profile: Link

Daniel Guedelha

Trabalha há mais de 12 anos na sede global numa das três maiores farmacêuticas mundiais. É autor da análise estratégica Pharmaceutical Cluster in Portugal, cofundador da conferência INOFARMA sobre Saúde e Digital e mais recentemente cofundador do podcast CRUZAMENTO, sobre saúde e as novas tecnologias. 

Trabalha atualmente na Suíça em estratégia global, na área de Mergers and Acquisitions. Já desempenhou vários cargos de crescente responsabilidade na indústria farmacêutica, nomeadamente Investigação e Desenvolvimento, Engenheiro de Processos, Gestão de Projetos, lançamento de medicamentos, Global Supply ChainGlobal Key Account Management e estratégia global. 

É Mestre em Engenharia Biológica pelo IST e completou em 2015 o seu MBA na escola Suíça de negócios de St. Gallen.

LinkedIn Profile: Link

Eduardo Lopes

Licenciado em Gestão e Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica Portuguesa. 

Com 25 anos, conta com uma vasta experiência na área social, ligado a projetos de voluntariado e empreendorismo social. Trabalha atualmente na Universidade que o formou, como gestor de todas as oportunidades de voluntariado e desenvolvimento integral oferecidas aos alunos e colaboradores. 

Acredita que mudar o mundo é possível e trabalha todos os dias, através das pessoas que o rodeia, para o fazer. 

LinkedIn Profile: Link

Elsa Alves

Formada em jornalismo e audiovisuais, trabalhou em várias revistas nacionais assim como numa produtora de TV onde foi responsável editorial do canal corporativo de um banco.

Até que um dia resolveu mudar radicalmente de vida!

Como sempre foi uma pessoa de muitas teorias resolveu juntá-las e assim nasceram “As Teorias da Elsa”.

A sua maior teoria é a de que a felicidade se conquista! E é na conquista da felicidade que decidiu ser livre assumindo o controlo da sua vida.

E até diz que ganhou o Vidamilhões!

Instagram (Link)

Frederico Neiva

Licenciado em Marketing e mestre em Design e Desenvolvimento de Produto, conta com mais de 20 anos de experiência na indústria do mobiliário, nas áreas de organização produtiva, design industrial, marketing e operacionalização de CNC.

Atualmente é Gestor de Projetos TI na empresa Enersale, na implementação dos softwares Homag iX e imos iX, orientados ao contexto da industria 4.0.

Define-se como um profissional motivado, criativo, com boa capacidade de adaptação e resiliência, gosto pela aprendizagem contínua e com competências ao nível da coordenação e liderança.

LinkedIn Profile: Link

Jaime Pires

Fantástico ser humano com formação em Informática de Gestão e com especialização em gestão de projectos e programas. A celebrar 30 anos de actividade, mais de 20 dos quais na Indústria Farmacêutica. Já viveu em Lisboa, Madrid, Londres e actualmente em Basel.

Gosta de aprender e de debater ideias. Gosta de implementar e analisar resultados. 

Actualmente, aproveita as noites para aprofundar conhecimento em Ciência Politica e Releações Internacionais no âmbito do curso de Estudos Europeus.

E claro, tem tempo para as actividades em familía e para as tertúlias com os amigos. 

LinkedIn Profile: Link

Joana Fonseca Fernandes

Licenciada em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Conta com vinte anos de trabalho, nove dos quais ligados à pediatria. 

É aí que sente que pode fazer a diferença. Na vida das crianças. Gestos mínimos fazem a diferença.  Uma realidade dura, repleta de histórias incríveis, com momentos desconcertantes que, de repente, se transformam num infinito de possibilidades.

Acredita que não existem impossíveis. Que o mundo pode efectivamente mudar, caso as pessoas se disponham a lutar por essa mudança. O poder da mudança está em cada um de nós, no empenho que colocamos nas lutas que decidimos travar, em cada escolha que fazemos e, em cada decisão que tomamos.

Sabe que a democracia funciona e que pode ser movida por Iniciativas de Cidadãos.

Não sabe para onde vai, mas sabe que não pode parar e que a vida é o bem mais precioso que possuímos.  E que devemos sempre sonhar. O sonho continua a comandar a vida. 

Como no primeiro dia. Até ao último suspiro.

Uma das suas frase favoritas é: «Life is like this, and I like this!»

Facebook Profile: Link

Joana Girão Oliveira

Curiosa por natureza, tem vindo a trilhar um caminho por diferentes sectores, mas sempre com foco na área de marketing e comercial! 

Com mais de 10 anos de experiência desenvolvida tanto em Portugal como em Inglaterra e, com uma família que já conta com dois filhos, decidiu que estava na hora de fazer uma pausa para tirar um MBA!

Atualmente a estudar na Porto Business School a full-time, nunca diz que não a um bom desafio!  

Um dos lemas que a move é: Work hard to play harder! 

LinkedIn Profile: Link

João Fraga de Castro

Advogado, com 25 anos de prática, na área do Direito Comercial, Fiscal e do Trabalho e com especial incidência no Direito da Moda e nos principais afloramentos jurídicos, fiscais e laborais que esta realidade tem.

Participou em todos os grandes movimentos de deslocalização têxtil para o Norte de Africa, Brasil e Turquia. É docente na Pós-Graduação de Fashion Law & Business, ministrada na Universidade Católica Portuguesa, e participou em diversas Conferências e Debates na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Lusófona do Porto. Galardoado como o Prémio “The Most Influential Lawyer in Fashion Law”, evento realizado em Istambul, no ano de 2019, e com o prémio “Lawyer of the Year 2021 – Fashion”, evento realizado em Lisboa, em setembro de 2021.

LinkedIn Profile: Link

João Lopes

Licenciado em Som e Imagem na universidade Católica Portuguesa no Porto e mestre em Filme na universidade Middlesex em Londres.

Com 24 anos, conta com vasta experiência na área de audiovisual, mas recentemente descobriu que se quer focar realmente em cinema.

Um amante da setima arte, acredita que é através dela que se pode expressar.

Quem sabe, num futuro proximo, não vêem um filme dele num cinema perto de si.

LinkedIn Profile: Link

Joaquim Castro de Freitas

Joaquim Castro de Freitas é membro do Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista e da direção da Associação Cais.

Tem 36 anos, é casado e tem uma filha. Vive em Vila Nova de Famalicão. É licenciado e mestre em Ciências da Educação e profissionalmente é responsável de comunicação da Agência Erasmus+ Juventude em Ação e Coordenador da Rede Eurodesk Portugal.

Foi Presidente da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude, Chefe Nacional Adjunto do Corpo Nacional de Escutas, e tesoureiro da Junta de Freguesia onde nasceu durante dois mandatos.

LinkedIn Profile: Link

Jorge Braya

O Jorge Braya tem 29 anos , reside em Lisboa e conta com cerca de 7 anos de experiência na área de Talent Acquisition.

É licenciado em Psicologia e mestre em Psicologia das Organizações.

Parte do seu percurso profissional foi desenvolvido em consultoras de recrutamento e seleção em Portugal, sempre ligado ao setor das Life Sciences, onde chegou a assumir cargos de liderança de equipas/projetos e onde geriu inúmeros processos de recrutamento para os setores da Indústria Farmacêutica, Dispositivos Médicos e Healthcare. 

Atualmente faz parte da equipa de Talent Acquisition para a região EMEA de uma multinacional do setor farmacêutico. 

LinkedIn Profile: Link

Mafalda Pereira

A Mafalda é Mestre em Engenharia e Gestão industrial e em Gestão de Recursos Humanos e retrata uma paixão pelas pessoas e por contribuir para a sua felicidade. Trabalha há 6 anos na Accenture, uma multinacional, numa área tecnológica direcionada para Recursos Humanos, tendo vivido experiências em distintos clientes de renome e abraçado inúmeros projetos desafiantes. 

Natural de Guimarães, assumindo-se vimaranense e vitoriana, leva o orgulho da sua cidade ao peito e ainda que tenha vivido 3 anos em Lisboa, regressou à sua origem. 

É escuteira, adora viajar, descobrir o mundo e encantar-se por cada lugar que descobre. Está em constante busca de desafios, novas experiências e destaca o lema por aprender e fazer sempre mais. Acredita no trabalho em equipa, na capacitação das pessoas e na valorização das mesmas. 

Considera que nunca é tarde e luta a cada dia para deixar o mundo um pouco melhor. 

LinkedIn Profile: Link

Manel Menezes


Manel Menezes conta com mais de 10 anos de experiência na Indústria Farmacêutica, liderou 4 lançamentos de fármacos inovadores em 8 países, da Europa e América do Sul, tem especial interesse em entender e melhorar o ecossistema digital da área da saúde com o objetivo de integrar e revolucionar a estratégia digital no mundo Big Pharma.

Vive em Barcelona e trabalha atualmente no departamento de Marketing de Neurociências para uma multinacional suíça da Indústria Farmacêutica.

O Manel é Licenciado em Medicina Veterinária, e completou uma pós-graduação em Marketing Farmacêutico na Barcelona School of Management (UPF).

Sempre que possível gosta de apanhar um avião e perder-se numa praia deserta.

LinkedIn Profile: Link

Manuela Domenech

A primeira autora internacional deste Blog é Doutorada em Física pela Universidade Autónoma de Madrid, tem um MBA pelo IE, e conta com 16 anos de experiência na indústria farmacêutica em diversas posições: Business Intelligence, Marketing & Sales e Access na área de Onco-Hematologia.

Já trabalhou em diversas empresas, entre as quais Alcimed (consultoria estratégica), Roche, Baxalta, Shire e Novartis. Atualmente, ela é diretora de marketing e vendas da GSK em tumores ginecológicos

Manuela é mãe de 2 filhos e adora jogar paddle, a sua casa de campo, viajar (tem um projeto pessoal www.travellikeme.es) e passear com a sua máquina fotográfica.

Manuela se inspira a pensar que um dia o cancro será curado

inkedIn Profile: Link

Manuela Vale

Desde muito cedo, deparou-se com alguns desafios que a empurraram para o caminho do autoconhecimento.

Passou a investir no curriculum da vida, com um trabalho consciente diário, apoio de livros e formações, onde se  destacam a formação em constelações sistêmicas, em Optimal EFT (Emotional Freedom Techniques) com Gary Craig e Sonia Novinsky, e, mais recentemente, a formação em medicina sintergética.

Tudo no sentido de adquirir ferramentas de empoderamento do SER HUMANO. 

A vida proporcionou-lhe  excelentes contextos para colocar alguns desses conhecimentos em prática consigo própria, ao elevar a sua percepção dos desafios e, também com os outros, durante o exercício da sua profissão como técnica de radiologia, num hospital há mais de 27 anos. 

Marta Costa Gomes

Farmacêutica de formação, gestora de pós graduação e experiência profissional e curiosa de espírito. Desde muito cedo desenvolveu a arte de perguntar e querer saber mais e tem uma ligeira obsessão pela melhoria contínua e pela produtividade. Adora movimento e conhecimento. Procura desafios e mudanças. Gosta de pessoas e das suas muitas histórias de vida e tem a clara ambição de impactar positivamente os que se cruzam consigo. 

Vive entre Lisboa e Barcelona, num equilíbrio dinâmico entre uma vida profissional intensa e uma intensa família patchwork, composta por filhos, enteados, um cão e o amor da sua vida. 

Tem um grande orgulho em trabalhar numa multinacional da indústria farmacêutica, que proporciona oportunidades de desenvolvimento e respeita os seus colaboradores, que diariamente transformam a vida de muitos doentes. 

LinkedIn Profile: Marta Costa Gomes | LinkedIn

Martina Navarro Benítez

Graduada en Ciencias Biomédicas por la Universidad de Barcelona y con un máster en Marketing Farmacéutico por EADA Business School.

Tiene dos años y medio de experiencia en la industria farmacéutica, en concreto en el departamento de marketing, donde ha estado llevando productos tópicos, sistémicos y biológicos, tanto a nivel global como local.

Actualmente trabaja en la empresa española Almirall como Product Manager en el área de la Dermatología. 

En el futuro, quiere seguir desarrollando su carrera profesional en la industria farmacéutica, dentro del área comercial, contribuyendo con soluciones innovadoras a mejorar la vida de los pacientes. Además, le gustaría poderlo compaginar dando charlas y clases para perfiles junior y así ayudarles a iniciarse en el mundo laboral.

LinkedIn Profile: Link

Miguel Gaio Victória

Miguel Gaio Vitória nasceu em Abrantes, em 1986. É licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Durante este período, somou ao curso outras funções e valências profissionais: no McDonalds, no papel de atendimento ao público; no Starbucks, enquanto barista; e no Barclays Bank, por fim, na qualidade de backoffice.

O associativismo – ao qual esteve ligado desde muito jovem – levou-o a integrar o Parlamento Europeu dos Jovens e, em 2010, a equipa de protocolo na recepção ao Papa Bento XVI. Enquanto voluntário, participou em projectos com crianças no Brasil e Estados Unidos da América, onde desenvolveu o gosto pela gestão e liderança de equipas.

Em Inglaterra, como Enfermeiro, desempenhou funções no NHS (Sistema Nacional de Saúde Inglês) nas áreas de Urgências, Medicina e Cirurgia. Desempenhou cargos de chefia e gestão de pacientes/camas e, mais tarde, de coordenação de um serviço médico. O plano de se mudar para Inglaterra surgiu no decurso da Licenciatura, com o intuito de realizar um Mestrado em Gestão e um curso de vela. 

Por isso mesmo, interrompeu a carreira hospitalar para se focar nesse objectivo. Finalizado o MBA na Warwick Business School, neste momento, vive na Suíça. Enquanto procura por uma nova oportunidade por terras helvéticas, está a trabalhar como consultor numa start-up biotecnológica inglesa, cujo objectivo é o combate a doenças oncológicas (mais particularmente através de medicina de precisão) através do desenvolvimento de uma nova vacina.

Uma das frases que mais o inspira, do empresário e filantropo Andrew Carnegie, diz-nos que ‘No man will make a great leader who wants to do it all himself or get all the credit for doing it”.

LinkedIn Profile: Link

Miguel Teixeira

O Miguel sempre gostou muito de desporto, tendo inclusivamente jogado rugby pela seleção nacional e pelo Benfica. No entanto, quis o destino que a ciência fosse o caminho escolhido. Após se licenciar em Biologia saiu de Portugal em busca de novos desafios e encontrou na Suíça a oportunidade de continuar os seus estudos. Doutorou-se em Neurociências na Universidade de Basel e transitou para a área da saúde pouco depois.

Vive atualmente em Basel, com a sua família e trabalha para uma das três maiores farmacêuticas do mundo na área de medical affairs em personalização de saúde, onde é responsável pela comunicação interna. Tenta mudar a ideia de que uma farmacêutica vende medicamentos, mas sim saúde, ajudando o paciente em toda a sua viagem, desde prevenção, diagnóstico e por fim tratamento.

LinkedIn Profile: Link

Paula Sequeiros

É licenciada em Gestao Estratégica de Recursos Humanos e Pós-graduada em Gestao de Empresas. Tem uma carreira profissional com mais de 20 anos, em Gestao de Recursos Humanos e em diferentes  sectores de actividade, passou pelo retalho alimentar, automóvel, construção civil e farmacêutico, em empresas nacionais e multinacionais de referencia. 

É mãe de duas meninas, adora a sua familia, o sol e a praia. Vive atualmente em Italia, com a sua familia e lidera a area de Gestao de Talento e de Desenvolvimento Organizacional numa multinacional farmacêutica Suíça.  

A paixão por novos desafios que a façam aprender e a possibilidade de lidar com diferentes perspetivas motivou sempre o seu crescimento profissional. Tem um espirito critico, desafia o status quo e retira sempre o melhor das pessoas. Contribuir para o sucesso de uma empresa através das suas pessoas é a sua grande motivação.

LinkedIn Profile: Link

Paulo Duarte

Natural de Portimão, cresceu no seio de uma família “Católica pouco praticante”, sonhando ser veterinário.

Foi a morte de uma amiga aos 15 anos que o levou a iniciar um processo de questionamento interno que acabou por o levar a Deus!

Mas o caminho até ao sacerdócio não foi linear… 

Foi Comissário de bordo, na Portugalia, até ao dia em que, se juntou a uma peregrinação… e depois a mais outra… e decidiu largar tudo e começar de novo como Padre Jesuíta.

Foi estudar Teologia em Portugal e em Espanha, ordenou-se Sacerdote e, hoje, serve a Deus em Vila Verde – Braga.

Pelo meio, escreveu dois livros “Rezar a Vida” e “Deus como Tu”, mantem um Blog, é activo nas redes sociais (facebook,Instagram)… apesar de não se considerar um influencer…

LinkedIn Profile: Link

Foto: Marta José – Dreamaker

Pedro Fogollin

Licenciado em Gestão de Empresas teve a “sorte” de começar a sua carreira profissional como programador de linguagem Cobol. Precisou apenas de três meses para reconhecer o erro e descobrir a sua veia comercial ao passar por uma primeira experiência numa multinacional farmacêutica em Portugal. 

Ao fim de 14 anos de experiência e três países esta seguro de que tomou a opcao correta e de que este caminho é para continuar.

Define-se como um Pai de 3, que não dispensa treinar no mínimo 4 vezes por semana mesmo sem ter um objectivo desportivo em mente. Há quem diga que é para se manter novo e compensar a forte queda de cabelo.

LinkedIn Profile: Pedro Fogollin

Pedro Marques

Licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, desempenhou funções relacionadas com IT em diversos países, sendo o mais recente capítulo, a mudança com toda a família para a Suiça à cerca de 10 anos atrás. Atualmente integra a equipa Global de Business Continuity de uma multinacional farmacêutica na cidade de Basileia.

Nos tempos livres tenta sempre que pode explorar as montanhas e os espaços naturais da Suiça.

Mantém laços fortes a Portugal e em particular às suas raízes na Beira Alta, incluindo o investimento na recuperação e exploração para fins turísticos da estação ferroviária de Almendra. (Link)

LinkedIn Profile: Pedro Marques

Rita Cabral Barata

Licenciada em Marketing pelo ISCTE e tem mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica. 

Ao longo da sua carreira assumiu funções nas áreas de marketing e comercial, tanto a nível nacional e internacional, em diferentes empresas, tendo vivido na Alemanha durante cinco anos.

Vive atualmente em Lisboa onde detém um cargo “double hat”: Country manager Iberia e Head of Marketing Europa da empresa Tilray, contribuindo para uma verdadeira mudança de paradigma, criando uma área terapêutica completamente nova na Europa.

A Rita é uma pessoa inovadora, dinâmica, criativa, prática, com boa capacidade de adaptação e uma sensibilidade multicultural elevada.

LinkedIn Profile: Rita Barata

Roberto Feijóo

Começou a carreira como engenheiro de pontes e passado quase meia década mudou radicalmente o seu rumo profissional, para trabalhar durante três anos numa sala de mercados de um banco de investimento. Há um ano atrás iniciou um novo desafio profissional trabalhando para uma multinacional farmacêutica, naquele que foi o seu segundo grande career change.

Depois de viver em Lisboa, Paris e Singapura, atualmente vive em Madrid onde tenta equilibrar a vontade de conhecer mais do mundo com as saudades da família e amigos em Portugal. Não consegue viver sem o desporto e a música que, apesar de serem meramente hobbies recreativos, são fonte de energia e prazer. É um adepto fervoroso do Sporting, dos U2 e de Golden Retrievers.

Conta com uma licenciatura e mestrado em engenharia civil no Instituto Superior Técnico, um mestrado executivo em marketing e gestão na Universidade Católica de Lisboa, e um MBA no INSEAD.

LinkedIn Profile: Roberto Feijóo

Rute Teixeira

Médica com licenciatura no Instituto de Ciências Abel Salazar no Porto desde 1995, onde aprendeu “Que um Médico que só sabe Medicina, nem Medicina Sabe”, especialista em Medicina Geral e Familiar com o grau de Assistente Graduado, sendo Médica de Família com paixão há 21 anos.

Trabalha e é Coordenadora numa Unidade de Saúde Familiar(USF) na Vila de Serzedelo (Inspirador), Conselho de Guimarães. Tendo passado também na USF de São Miguel -O- Anjo em Vila Nova de Famalicão, que recorda com saudade. Considera que o seu trabalho não é um trabalho, mas sim uma vocação, mas não podem dizer aos seus chefes, se não, não me pagavam. 

Continua a aprender com Médicos de Família brilhantes no Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar onde é Assessora desde 2019, de modo a deixar mais forte a Especialidade de Medicina Geral e Familiar. Gosta preferencialmente de estar com quem pode aprender alguma coisa.

Oriunda de uma família humilde de Trás-os-Montes, Vive em Vila Nova de Famalicão (cidade que adotou). É Casada, com dois filhos, tendo aprendido com eles uma grande lição de que os filhos foram aquilo que sempre quis e não sabia, agradece ao marido por a ter convencido nesta empreendedora e recompensadora missão.

Prazeres: Ensinar jovens médicos, viajar para países com realidades diferentes, animais (todos), cinema, arte e musica (sonho secreto, saber cantar),fazer compras.

Lemas: Persistência e Coragem (Poder da Vulnerabilidade).

Meta: Nenhuma, já conquistou tudo o que sonhou.

LinkedIn Profile: Link

Sandra Lopes Guerreiro

Apaixonada pela vida e muito curiosa, é nas pessoas que encontra a sua grande fonte de energia: família, amigos e colegas.

É farmacêutica de educação e tem dedicados quase 20 anos à indústria farmacêutica. Sempre na área da Qualidade, apesar de ouvir frequentemente que o seu perfil seria um fit perfeito nas áreas de negócio. Talvez os estudos pós-graduados em Pharmaceutical Management ou Marketing e Gestão de Produto tenham contribuído para a visão diferente da Qualidade que tem.

Convicta absoluta de que o segredo é gerir a energia, mais que o tempo, quase sempre teve duas funções em paralelo nas companhias onde trabalhou, com âmbitos local, regional e global, e abraçando experiências diversas a gerir equipas de Serviço ao Cliente, Assuntos Regulamentares, Supply Chain, Fornecedores, Compliance e Business Continuity.

A idade trouxe-lhe a sabedoria de que devemos cuidar de nós e nutrir o work-life balance. Facilmente a podemos encontrar nos trilhos de BTT em Sintra ou Monsanto, a caminhar nas montanhas dos Pirinéus, a meditar numa praia qualquer, ou a saltar em trampolins com os seus filhos Gabriel e Mariana. Adora imortalizar os momentos com fotografias e já perdeu a conta a quantas tirou até hoje.

Adora desafios e acredita que aprendemos até morrer, pelo que recentemente aceitou o desafio de liderar as organizações de qualidade, compliance, ambiente e segurança de uma empresa espanhola, em Barcelona. Mantém a mentoria de jovens talentos, em Portugal e no mundo, experiência que considera muito enriquecedora.

LinkedIn Profile: link

Sandra Oliveira

A garra de uma minhota e a coragem de uma Nortenha temos a Sandra Oliveira.

Nasceu numa pequena aldeia de nome Lordelo em Guimarães.  O privilégio de acompanhar a avó desde muito pequena nas lides do campo faz dela uma pessoa terra a terra com uma capacidade enorme de trabalho e adaptação a situações menos confortáveis. 

Foram tantas as vezes que ouviu “Quem muda Deus ajuda” que acredita que este lema ficou de tal forma interiorizado que abraça as mudanças e impulsiona os que a rodeiam a fazê-lo com entusiasmo e sem medos.

Nas férias ajudava a Cooperativa Familiar da aldeia a organizar a mercearia, o armazém, as contas mensais e as encomendas de carne semanal. Talvez venha daí o seu fascínio pela melhoria, identificação de desperdícios e processos de mudança que sempre fizeram parte do seu percurso profissional.

Aos 18 anos escondeu dos pais a sua vontade de ingressar no Ensino Superior por constactar a impossibilidade financeira dos mesmos. Mas isso não teve nenhuma repercussão, arranjou emprego de um dia para o outro oferecendo o seu trabalho numa empresa têxtil onde, em pouco tempo estava responsável pela organização contabilística, tesouraria, conferência de facturas e processamento de salários.

Foram precisos 10 anos e uma grande reviravolta com a vinda para Lisboa para retomar um desejo que tinha ficado lá, aos 18 anos, mas nunca esquecido. 

Aos 28 anos ingressou no Ensino Superior e Licenciou-se em Economia. Não satisfeita prosseguiu com o Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais e mais uma vez, um momento de ousadia resultou num convite para retomar o seu percurso profissional já em Lisboa.

Costuma dizer que Lisboa a acolheu, talvez tenha sido a Sandra que se deixou acolher por Lisboa. A maior dificuldade na adaptação foi mesmo a forma de comunicação acolhimento entre Lisboa e o Norte, nada mais! É como se sempre tivesse pertencido aqui, mas nunca esquecendo as raízes e o que caracteriza as pessoas do Norte. 

Não abdica de olhar o mar e se alimentar do seu “silêncio”. Encontra serenidade no lar, num passeio, sentada a observar a “vida a passar”.

As injustiças e falta de verdade tiram-na do sério. 

Adora viajar, andar de mota e fazer desporto. É muito competitiva e faz tudo para ganhar um desafio. É muito optimista e acredita sempre que tudo o que nos acontece é por uma razão maior. 

Os cães fizeram sempre parte da sua vida, acredita que determinado animal vem na hora certa para ensinar algo. Neste momento tem a “Kueen Victória” que apareceu na sua vida depois de perder o “Big” após 14 anos de vida. 

Simples no interior e irreverente no exterior! A Vida é curta demais para não ser aproveitada. 

LinkedIn Profile: link

Severina Moreira

A Licenciatura em Biologia e o Doutoramento em Genética são a parte formal da formação; a outra parte, talvez a mais importante, foi adquirida de forma informal com as várias experiências e vivências acumuladas por Portugal e pelo Reino Unido.

Passou pelas comunicações científicas onde teve de aprender a escrever em Inglês como uma “native” e como uma “expert” nas mais variadas áreas desde a Hepatite C, a osteogénese à asma.

Atualmente na indústria farmacêutica, conta já com experiência sólida na área de Medical Affairs primeiro como MSL e depois como Medical Advisor. 

Focada, estratégica e descomplicada. Acredita que as pessoas são sempre a melhor parte de cada experiência vivida e a que fica por mais tempo.

LinkedIn Profile: Severina Moreira

Sofia Pires

Formada em Gestão Pública e Autárquica pela Universidade de Aveiro, pela paixão à gestão e na crença por um mundo melhor. Prosseguiu a sua formação em Finanças e Gestão da Qualidade. Neste momento inicio o seu caminho como empreendedora.

Já sonhou em viajar de Autocaravana pela Europa. E o melhor sítio para si é perto da natureza, seja praia ou montanha. É de ler livros em papel. E ainda escreve à mão. É de paixões e é racional. É pelas mesas cheias de comidas, vinhos e pessoas. É da empatia e da vida.

Nunca foi de fazer grandes planos mas sempre teve a curiosidade de emigrar, no entanto teve sempre trabalho em Portugal e, portanto, foi ficando. Quando o ímpeto da juventude fez desaparecer a curiosidade, apareceu a oportunidade de emigrar.

Para o Brasil (entretanto) no meio de uma pandemia mundial!

Blog: “Uma Portuguesa no Brasil”

Tiago Sabino

Mestre em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, com especialização em projeto e construção mecânica e com um grande interesse pela investigação. 

Frequenta atualmente o Programa Doutoral em Engenharia Mecânica na mesma faculdade, desenvolvendo investigação na área da Mecânica Computacional.

Curioso por natureza e curioso pela natureza, acredita no poder da educação e da investigação. 

Ávido consumidor de novas ideias e apreciador de debates. 

Fã de desporto, melomano e cinéfilo.

LinkedIn Profile: Link

Tiana Homsani

Tiana é engenheira mecânica e engenheira de produção, com 20 anos de profissão, sendo 14 na indústria farmacêutica.

Ao longo da sua trajetória profissional, assumiu responsabilidades na área de produção, financeira, supply chain e marketing.

Já morou no Brasil, Suíça, Estados Unidos e África  do Sul, tendo trabalhado com mais de 30 países e diferentes culturas. 

Sua grande paixão é maximizar seu impacto no mundo, fazer a diferença na vida das pessoas que cruzam seu caminho.

Seu hobby e passar tempo com sua família e amigos, relaxar ao som de uma boa música, esquecer do tempo nas teclas do piano, brincando com seu filho ou conhecendo um novo lugar, desenvolvendo outras perspectivas. 

LinkedIn Profile: Link

Vasco Capela

Licenciado em Ciências do Meio Aquático e mestre em Marketing Global. Integra neste momento a equipa de Marketing da Pharmacy Business Unit da Viatris, é fotografo de produto e interiores freelance.

Apaixonado por viagens, música e desporto, considera-se uma pessoa eclética. Curioso por natureza, está sempre disponível a aprender algo novo, principalmente com pessoas apaixonadas por aquilo que fazem.

Com a vida dividida entre o Porto e Lisboa, encontra-se prestes a lançar o seu primeiro produto, um travel journal p. 

LinkedIn Profile: Link

Viktoria Pasichnyk

A Viktoria tem mais de 20 anos de experiência a trabalhar com bebés e crianças em idade pré-escolar.

É fotógrafa de recém-nascido certificada, com formação especializada em fotografia de recém-nascidos e vários cursos de atualização, todos feitos na Ucrania, antes da Guerra, acompanhando, assim, de muito perto todas as novas tendências do mundo da fotografia.

Entende que o factor mais importante do seu trabalho é a segurança dos bébés e a entrega de um produto com 100% de qualidade e satisfação.

Professional Facebook Site: Link



%d bloggers like this: