Olá!
Sou a Teresa, uma alfacinha muito curiosa e cheia de vida!
Vivo há 14 anos fora de Portugal (4 países e 3 continentes), tendo nestes anos aprendido que qualquer escolha, pela melhor que seja, implica sempre renunciarmos a coisas que de alguma maneira nos vão fazer falta.


Para mim os meus maiores tesouros são a minha família e as amizades. Gosto de um dia
bem preenchido e com algum desafio, adoro a natureza, o silêncio e a paz que ela nos traz. Sou uma pessoa determinada e tornei-me uma pessoa resiliente.


Sou farmacêutica de formação (especialista em analises clinicas) apesar de já não exercer continuo apaixonada pela área e tento estar sempre em contínua actualização.
Viver fora de Portugal fez-me perceber que não sou a Teresa apenas pela profissão que escolhi ou pela família de onde venho. Sou um acumular de vivências e experiências, uma maré de mudanças, mas sempre fiel aos meus valores e relações.


Deixo para outro texto o que já fiz, o que faço, o que aprendi, o que ainda gostava de aprender e os meus planos e construções para o futuro, mas posso dizer que sair de Portugal me fez ter uma vida em constante aprendizagem, pessoal, familiar e profissional. No entanto vou falar-vos sobre o projecto que eu e a Joana Barbosa temos em conjunto, a plataforma www.vidassemfronteiras.com


O Hugo Barbosa, participante na nossa plataforma, desafiou-nos a apresentar para o seu blog a plataforma vidas sem fronteiras.
A plataforma www.vidassemfronteiras.com é uma plataforma dirigida a portugueses que também aceitaram este desafio de morar fora. A base principal é a experiência de cada um destes participantes, e de muitos outros, que convidamos a participar.
Os textos destes emigrantes espalhados pelo mundo são textos das suas experiências pessoais, bem como dicas do local onde vivem ou já viveram.
Como surgiu a ideia?
Conheci a Joana em 2017, nesta altura eu levava na minha mala um peso de quase 10 anos de expatriação e a Joana ainda a finalizar o estágio desta maneira de vida.
Ainda numa amizade em construção, a Joana partilhava comigo dúvidas e ansiedades normais a um começo de vida de expatriados. Passado uns meses, depois das férias do Natal, a Joana desafiou-me a escrever um livro com ela, pois o que eu lhe dava como conselhos ela não encontrava na net e faziam todo o sentido para ela, indo ao encontro das respostas que ela procurava.
“Eu escrever um livro!? Não é mesmo a minha onda”.
Pensamos em tornar o projeto mais rico com outros testemunhos, diferentes experiências e vivências, e fazer uma coisa mais dinâmica e ajustável. Surgiu assim a ideia de uma plataforma de partilha de experiências e uma rede de contactos.
Uma rede de contactos, porque sabemos que a fase de adaptação de uma mudança de país, ou até cidade pode ser algo muito solitário e que uma rede de contactos pode ajudar e ser um trampolim para uma adaptação mais suave. Assim todos os participantes estão disponíveis para aquele primeiro suporte.
Temos um grupo whatsapp entre todos os participantes onde partilhamos o nosso dia a dia, damos conselhos e suporte uns aos outros.
Vemos a Plataforma como uma maneira de impulsionar as reinvenções de cada participante, pois aos escreveram o artigo na nossa plataforma o alcance é maior neste mundo digital.
Somos ao mesmo tempo uma base crescente e diversa de consumidores e “embaixadores” do que de bom temos em Portugal. Promovemos com isso uma ponte para empresas que queiram connosco ter “vidas sem fronteiras”, aproveitando a plataforma como veículo de promoção ou mesmo expansão, ligando diáspora, mas também dando a conhecer-se além-fronteiras.
Queremos continuar a alargar a nossa plataforma, procurando ter representação em cada vez mais países, e que o vidas sem fronteira seja uma referência para quem vive ou para quem procura morar fora de Portugal.

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!
#SociedadePortugal #VidasSemFronteiras #MudarDeVida #Lifestyle