E eis que quando todos festejávamos o fim, do terrível ano, de 2020!… Entramos em 2021 e batemos de frente com a realidade!… Passou o ano, mas não passou a pandemia… Passou o ano, mas o pior da pandemia ainda estava por vir!
E assim começamos 2021 com os números da COVID-19 a subir em flecha… e dos três ou quatro mil casos de Dezembro depressa passamos para os Dez mil… e até mesmo para os quase 15,000 registados ontem!
As redes sociais estão ao rubro… como sempre acontece quando os tempos são conturbados!… Entre os que insultam o governo… os que insultam chineses… e os que continuam a negar a evidência… a gritaria é tal que chego a pensar duas vezes de cada vez que decido abrir o facebook ou o instagram…
Mas o pior não é a total ausência de senso de realidade em 99,9% desses comentários… O pior mesmo, é que eles escondem uma aparente incapacidade de auto-critica, o que não ajuda nada a que encontremos caminhos para sair deste buraco…
É verdade que o governo cometeu erros… mas, que governo não os cometeria?… Quem se atreve a dizer que teria feito melhor se estivesse no lugar de António Costa ou de Marta Temido?…Eu não me atrevo…
E os mesmos que, hoje, vejo a clamar contra a abertura natalícia das limitações de circulação… via-os, em dezembro, a reclamar, do governo, todas as excepções porque “já não havia paciência e, ao menos, no Natal temos o direito de descomprimir”!
E os mesmos que, hoje, vejo a clamar contra a abertura natalícia das limitações de circulação… via-os nas filas das compras de Natal, nos Saldos de Dezembro e no tradicional mergulho de ano novo!
E eu não os condeno por isso… estávamos, de facto, cansados e a pedir alguma folga!… tanto que não fomos capazes, em muitas ocasiões, de evitar o que sabíamos ser um risco!… E agora, aqui temos o resultado!…
Não!… Não foi o António Costa… Não foi a Marta Temido… Não foi a Graça Freitas… Ou pelo menos não o foram numa medida diferente da de cada um de nós…
Eles terão cometido erros… continuarão a cometer erros… mas parece-me evidente que estão a fazer o melhor que podem…
Poderia “esse melhor que podem” ser melhor ainda? Certamente que sim… mas nem eles escolheram viver uma pandemia nos seus mandatos, nem este é o momento de atrapalhar o seu trabalho por acreditar que o mesmo não é perfeito!
Este é o momento de estarmos juntos… Governo… Oposição… Presidente da República… Autoridades e profissionais de saúde… e… todos nós…
Este é o momento de cada um fazer a sua parte…
A Parte do Governo é tomar decisões… e está a fazê-lo… talvez não as decisões que alguns preferiam… talvez nem sempre tão rápido quando alguns gostariam… mas está a tomar decisões…
O Papel das autoridades de saúde é o de informar as decisões do governo com recurso ao melhor conhecimento disponível e aos melhores especialistas na área… É, ainda, o de nos guiarem nos nossos comportamentos com base nessas informações e pareceres…
O Papel dos profissionais de saúde… esse bem o sabemos… o papel dos profissionais de saúde é serem os nossos heróis!… Mesmo quando lhes faltam as forças… Mesmo quando o nosso comportamento parece não merecer tal heroísmo!…
Já o nosso papel, é o de cumprirmos com as regras impostas pelo governo… seguirmos as recomendações das autoridades de saúde… e contribuir para que estes heróis possam fazer o seu trabalho sem que os hospitais entrem em colapso!…
O nosso papel é reduzir contágios!… Neste momento… o nosso papel é FICAR EM CASA!
Mas isto não significa que precisemos de ser subservientes… ou pouco exigentes!… Pelo contrário… o nosso papel é, também, o de sermos exigentes… apontando caminhos e soluções… pedindo ao governo que decida mais rápido e que decida melhor… mas também exigindo aos nossos amigos e conhecidos que cumpram com a sua parte… que decidam, também eles, ser parte da solução e não parte do problema!…
Pela minha parte, aqui estarei para pedir as decisões que faltarem ou que estejam a tardar… mas ao mesmo tempo, para aplaudir a coragem e a determinação de quem dá a cara e o corpo e o corpo ás balas… mesmo com erros ou atrasos!
Estava em Espanha quando, em Março, passavam uma situação que se parece muito com aquela para a qual caminhamos… Vi, de perto, um país com um sistema de saúde em colapso… a amontoar mortos num pavilhão de hóquei em gelo…
Vi, de perto, o que isto significa e o pesadelo que foram, para os Espanhóis, essas semanas ou meses!…
Mas vi também a determinação daquele povo que saia às suas varandas, todos os dias, às 20h para aplaudir os seus heróis…
É esta a determinação que precisamos mostrar!… Chegou a nossa vez… creio que ainda podemos evitar o pior!…
Agora… Vamos!…
Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!
#PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa; #ConfinamentoGeral;
Como sempre, carregado de bom senso Hugo! És dos poucos que me dá prazer ler! Obrigada por contribuires para um mundo melhor!
GostarGostar
Obrigado Sofia… bem seu que o teu juízo tem o viés da amizade!… mas, por isso mesmo, sabe-me duplamente bem!
beijinhos
GostarGostar
Concordo Hugo, mas ….
Realmente não sei se faria melhor … mas não me candidatei, nem fui eleito, nem pago para o fazer;
Em qualquer organização, empresa,ou outras, um falhanço tão grande de gestão de recursos e de “impreparação” não seria tolerado, e todos sabemos isso;
Eu falo por mim e pela minha família, não falo por todos …. há quase 1 ano atrás, fui um dos primeiros a anunciar o encerramento da minha actividade e do meu negócio, antes que o Estado o fizesse;
Chama-se a isto pro-agir e não reagir !!!
Em 12 meses, trabalhei 1 mês, e segui todas as instruções que me foram dadas;
TODA A GENTE SABE, que pandemias destas tem 2,3 e 4 vagas, não é preciso ser astronauta ….
TODA A GENTE SABE, que ia se juntar um período de gripe sazonal ao COVID….
Quem manda neste País não SABIA? NÃO SE PREPAROU ? NÂO PREPAROU o PAíS?
… EU não fui para as filas do supermercado nas manhas de fim de semana, nem para os shopppings fazer compras de Natal, nem pedi “relaxamento” de restrições no NATAL….
… EU fiz a minha parte e falo por mim e pela minha família…e fiz ainda mais !
Não tenho salário garantido ao fim do mês, nem direito a subsidio de desemprego, mas não me queixo;
Faço o que me mandam …. e faço mais ainda !
…. não é um problema do Governo … É do Estado … e é dos políticos e lideres que temos, que não prestam, não tem preparação para os cargos que desempenham, nem técnica, nem moral, e dos belos exemplos que dão!
… também é um problema de crónico de civismo e de educação!!! É … mas eu vivo no mesmo País que os outros… tenho pais como os outros e filhos como os outros … e não fui passear o cão para a marginal !!!!!
ACCOUNTABILITY ???? QUANDO ???
GostarGostar
Olá Arthur, não podia estar mais de acordo… mas há tempo de pedir colaborar na resolução de um problema (com exigência e consciência critica claro está) e há tempo de pedir responsabilidades…
E este é o tempo de cerrar fileiras e remar todos no mesmo sentido…
Nunca tive duvidas de que o estavas a fazer!… que o saibamos tb exigir dos outros!
abraço
GostarGostar