A Semana em voo picado: Indicadores da pandemia a ceder, será a luz ao fundo do túnel?

Photo by Zhifei Zhou on Unsplash

Na Segunda-feira, em entrevista ao jornal ECO1, Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, anuncia que a administração publica se prepara para contratar, de imediato, quase 500 técnicos superiores e mais cerca de 1.000 durante o próximo ano. Mas o mais interessante é o anúncio de que se estão a preparar condições remuneratórias mais atractivas tendo em conta as qualificações de entrada e uma progressão mais rápida do que a que se aplica actualmente. O objectivo é ter uma função publica mais produtiva e qualificada!

Ora, o princípio parece-me correcto!… Mas falta explicar se estas novas posições vão substituir outras… ou seja, se a intenção é substituir posições pouco qualificadas por outras mais qualificadas e produtivas! Ou se, pelo contrário, se trata, uma vez mais, de engordar o estado!…

Melhorar a função publica deve ser um desígnio de todos… mas, continuar a engorda-la não o deveria ser com toda a certeza!

Ainda na segunda-feira, recebemos a notícia de que a administração da Dielmar tinha pedido insolvência deixando em risco 400 postos de trabalho e uma marca icónica no nosso panorama da indústria do vestuário. A administração culpa a pandemia… O governo culpa a administração da empresa! Provavelmente nenhum dos dois está certo e esta insolvência deveu-se à conjugação destes dois factores!… Mas é uma pena que desapareça uma marca que sempre foi sinónimo de qualidade, que tanto prestigiou o nosso têxtil por esse mundo fora e que tem uma importância central na economia de uma região que muito precisa de investimento!… Espero que ainda tenha remédio!

Entretanto são conhecidos os resultados dos exames de acesso ao ensino superior… e o cenário foi o esperado!… Depois do facilitismo do ano passado, as médias caíram a pique!… E agora, como vamos fazer com os alunos que fizeram exames no ano passado e que concorrem, este ano, com essas notas em condições de desigualdade com os alunos deste ano?… se calhar alguém devia ter pensado nisso antes, não?

Na Terça-feira a DGS publica finalmente a lista de patologias com risco acrescido a ser consideradas para a vacinação de adolescentes entre os 12 e os 15 anos. A lista inclui neoplasias malignas ativas, transplantados, asplenia, asplenia congénita, depranocitose, síndromes drepanociticos,  talassémia major, imunodeficiências primárias, pessoas sob terapêutica crónica com medicamentos biológicos, ou prednisolona > 20mg/dia, ou equivalente, doença neurológica grave e/ou doenças neuromusculares (incluindo paralisia cerebral e distrofias musculares), perturbações do desenvolvimento, trissomia 21, perturbações do desenvolvimento intelectual grave e profundo, diabetes, obesidade  (IMC >120% do P97 ou > 3Z-Score), insuficiência cardíaca com disfunção ventricular, miocardiopatias (incluindo cardiopatias congénitas e síndromes genéticos associados a cardiopatias),  doença cardíaca associada a cianose grave, hipertensão pulmonar, insuficiência renal em diálise Insuficiência renal (estadio III, IV e V), doença pulmonar crónica , doença respiratória crónica sob OLD ou ventiloterapia, asma grave sob terapêutica com corticóides sistémicos, bronquiectasias, fibrose quística, deficiência de alfa-1-antitripsina. 

A lista é extensa e de leitura difícil, mas um passo decisivo para que os médicos possam, finalmente, saber quem referenciar ou não referenciar para vacinação prioritária!

Entretanto surge uma explicação para a sucessão de recordes batidos em Tóquio: a pista de atletismo!… Andrea Vallauri, o responsável pelo desenvolvimento da pista, confirma que apesar da mesma ter sido desenvolvida com foco na salvaguarda da saúde dos atletas ela, na verdade, poderá aumentar em 1-2% o rendimento dos atletas! Muito interessante… 

Na quarta-feira uma boa noticia no JE – O Jornal Economico, a economia da zona Euro cresce ao ritmo mais rápido desde 2006! Esta recuperação é sobretudo explicada pelo sector dos serviços, o mais afectado pela crise pandémica!… Boas notícias, portanto, embora muito tenhamos ainda para fazer!

Entretanto, segundo o ECO, os operadores do sector do turismo reportam que estão a sentir muitas dificuldades em recrutar pessoal!… Parece mentira, não?… Então, depois da pandemia ter atirado para o desemprego milhares de pessoas deste sector… no momento em que as empresas começam a procurar trabalhadores, estes não parecem estar disponíveis para regressar?… Como será possível?

Pois, eu diria a estes empregadores que estas dificuldades dizem muito sobre as condições de trabalho (remuneração, estabilidade, expectativas etc) que este sector oferece a quem nele trabalha!… Se calhar o problema são vocês… não vos parece?

Na quinta-feira, acordamos com a notícia da primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio! Pedro Pablo Pichardo pulverizou a concorrência e trouxe para o país que escolheu como seu, a tão desejada medalha.  

Com esta conquista Portugal carimbou, desde logo, a sua melhor prestação de sempre em Jogos Olímpicos.  

Parabéns a todos os atletas que nos representaram nestes jogos… aos medalhados… aos que conquistaram diplomas olímpicos… e a todos os outros! Parabéns também ao Comité Olímpico Português (COP)… e aos clubes, que são os que verdadeiramente investem nestes atletas e tornam estas participações possíveis!… Onde estariam estes atletas se vivessem num país que investe no desporto?

Na sexta-feira, voltamos ao tema clássico sempre que temos autárquicas!… As queixas de violação dos deveres de neutralidade sucedem-se, com mais e mais candidatos a serem acusados de utilizarem os meios da autarquia para propaganda eleitoral!… Só alguém muito distraído pensará que, grande parte destas queixas, não sejam reais!… Espero, pois que a CNE actue de forma rápida… é inaceitável que o dinheiro dos contribuintes seja utilizado em prol de um qualquer candidato!…

Entretanto Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos peritos que trabalha com as autoridades de saúde, apresenta cálculos que parecem confirmar o potencial da vacinação poder controlar a pandemia de COVID-19. Noticias encorajadoras e que teremos de continuar a acompanhar nos próximos meses.

No Sábado, a organização Transparência e Integridade apresentou um guião de boas práticas para os candidatos autárquicos. No guia “Autarca pelo bom Governo”, a organização deixa aos candidatos, 8 sugestões e 12 compromissos, que incluem a transparência nas contas, a proibição de aceitar borlas ou descontos de fornecedores, o registo de todo o trabalho voluntário ou de doações em géneros, entre outros. Uma iniciativa que entendo bastante positiva mas que teve pouco eco nos meios de comunicação social!… Porque será?

Ainda no sábado, conhecemos as conclusões de um estudo conduzido pelos investigadores Carlos Seixas, professor de Economia e Políticas Públicas na Católica Porto Business School, e Manuel Luís Costa, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Porto, que nos contam que os ministros que acedem ao Governo através dos partidos mantêm-se nos elencos durante mais tempo do que os que têm um perfil mais independente.  Ora aqui está algo que não pode surpreender ninguém, não é certo? Mas que nos deve preocupar a todos!… Queremos os melhores no governo e… estou certo… que uma boa parte desses melhores não estão nos partidos!… 

No domingo, o Correio da Manhã faz manchete na intenção de Ricardo Salgado de se livrar de julgamento no âmbito da operação Marquês, através da devolução dos 10,7 milhões de euros que o Ministério Público alega terem sido desviados do Grupo Espírito Santo!… Então o doutor Ricardo Salgado quer devolver o dinheiro antes do tribunal decretar se, efectivamente, o roubou ou não?! Muito revelador não acham?

Entretanto o Diário de Notícias fala-nos de um estudo, realizado pelos serviços de Patologia Clínica e de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), que revela que os anticorpos contra o vírus da SARSCOV-II caem 3 a 6 meses após vacinação, defendendo a inevitabilidade de uma terceira dose!… À atenção da DGS!

Ainda no domingo, no rescaldo da participação portuguesa nos jogos olímpicos de Tóquio, José Manuel Constantino, líder do Comité Olímpico Português (COP) refere um episódio em que Nelson Évora, no dia da final do triplo salto, esteve na bancada a dar indicações a Hugues Fabrice Zango, adversário de Pedro Pichardo!… A animosidade entre os dois atletas é antiga… e nunca deveria ter sido trazida para a praça pública… neste ponto os dois atletas parecem-me igualmente responsáveis!… Mas daí a fazer, deste episodio, um caso de traição á pátria parece-me ser um exagero!… Que relevância tem que Nelson Évora tivesse falado com o outro atleta durante as finais?… Mas alguém crê que que seria uma dica dada na bancada durante as finais que iria fazer o atleta saltar como se não houvesse amanhã?… Imaginemos que Nelson Évora é amigo de Hugues Fabrice Zango e que, uma vez na bancada, este lhe faz uma pergunta relacionada ou não com o salto!… O que sugere José Manuel Constantino que Nelson Évora tivesse feito? Que lhe dissesse que não podia falar com ele? Sinceramente, esta parece-me uma polémica um bocado tonta!

Para fechar, e no final de mais uma semana, o balanço pandémico volta a ser positivo, com a incidência a cair para 362,7 casos por 100 mil habitantes e o R(t), também a cair, para 0,92, os números parecem continuar a ceder!3… Que assim continue, se Deus quiser!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://eco.sapo.pt/entrevista/governo-prepara-nova-vaga-de-contratacoes-na-funcao-publica/
  2. https://eco.sapo.pt/2021/08/04/turismo-esta-com-dificuldades-em-contratar-apesar-do-desemprego/
  3. https://expresso.pt/politica/2021-08-07-Ministros-partidarios-aguentam-se-mais-revela-estudo-academico-c490ca42
  4. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/524_DGS_boletim_20210808.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

One thought on “A Semana em voo picado: Indicadores da pandemia a ceder, será a luz ao fundo do túnel?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: