A Semana em Voo Picado: E continuamos a desconfinar… pelo menos por agora!

Na segunda-feira avançámos mais um pouco no processo de desconfinamento, passando de “Estado de Calamidade” para “Estado de Contingência”!…

Photo by Jens Maes on Unsplash

Com esta alteração os restaurantes e cafés passam a poder servir grupos de oito pessoas no interior e 15 no exterior… os espetáculos culturais, assim como os eventos, passam a aceitar 75% da sua lotação… e os transportes públicos deixam de ter limites de lotação!…

Apesar disto, a apresentação do certificado de vacinação, ou teste negativo, continua a ser obrigatória nas viagens, nos hotéis (ou similares) e no interior dos restaurantes aos fins de semana e feriados. Assim como, se mantem a obrigatoriedade do uso de máscara na via publica!

Mas, segunda-feira, foi também dia de fazer o primeiro balanço, depois de se ter iniciado a vacinação dos adolescentes na faixa etária dos 12 aos 15 anos!

E as noticias não podiam ser mais animadoras, com estes jovens a “darem-nos uma lição de civismo” na adesão á campanha de vacinação, como muito bem pontuou o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo.  

Na terça-feira ficamos a saber que muitas autarquias já se estão a preparar para fechar os centros de vacinação ainda durante o mês de setembro!…  

Claro que se entende, que estes centros custam um esforço económico extraordinário ás autarquias… entende-se também que, uma vez atingidos os 85% de população vacinada, pode parecer razoável que a campanha siga nos centros de saúde, como ocorre para todas as outras vacinas!…

Mas… bolas… se há coisa que esta pandemia já nos ensinou é que não nos devemos precipitar!… E a mim parecer-me-ia mais prudente manter os centros em actividade por mais algum tempo…  

Pelo menos, enquanto não sabemos como vão evoluir os números depois de atingida esta meta!…

Pelo menos, enquanto não se torna claro, se teremos, ou não, de avançar com uma terceira dose para toda ou para parte da nossa população!

Entretanto, a agencia americana do medicamento, FDA, aprovou de forma definitiva a vacina do consorcio Pfizer/BioNTech para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Trata-se, pois, de uma confirmação (se é que mais alguma era ainda necessária) da eficácia e segurança desta vacina!… E estou seguro que outras se seguirão.

Quarta-feira, uma boa noticia para todos os que alguma vez se sentiram enganados por qualquer fornecedor de serviços domésticos: o fim das letras pequeninas!

A nova lei determina, assim, um tamanho de fonte e um espaçamento de letra mínimos, em nome de uma maior transparência, e menos abusos, nos contratos.

Uma grande vitoria para a DECO que há muito se batia por este objectivo!

Na Quinta-feira, João Leão, ministro das finanças, vem colocar um pouco de água na fervura depois de alguma euforia na semana anterior com os crescimentos da economia portuguesa no ultimo trimestre. Assim, o ministro prevê uma desaceleração nos próximos meses depois da regularização dos efeitos imediatos á abertura da economia.

Sensato da sua parte senhor ministro… mas avise lá o seu chefe… porque já vi por ai muito socialista a embandeirar em arco com os números que o senhor agora coloca, e bem, em perspectiva!

O prémio NonSense da semana, vai para Spencer Elden, o bébé da capa do álbum “Nevermind” dos Nirvana, que vem, 30 anos depois, processar a banda por pornografia infantil e exploração sexual!… E… com a hipocrisia moralista que reina no momento… ainda ganha!…

Na Sexta-feira, conhecemos os resultados da sondagem da Intercampus para o Jornal de negócios e para o Correio da manhã. Sem surpresas o PS continua á frente com quase 35% das intenções de voto, mas com o PSD a recuperar 3,4 ppt para 25,1%!… Será o inicio de algo? Sinceramente, olhando para a performance de Rui Rio e do PSD nos últimos tempos, não me parece!… Destaque ainda para o recuo do Chega para 7,5% e a subida da IL para 6,1% das intenções de voto!… A ver!…

Entretanto Fernando Medina coloca a garras de fora e anuncia que, caso seja reeleito, procurara impedir a abertura de novos alojamentos locais na cidade de Lisboa!… Pois, Dr. Medina!… Estamos todos de acordo com o principio!… Mas falta dizer o que tem o senhor para dar, como alternativa, aos proprietários?… Um programa de rendas baratas?… Não me parece muito entusiasmante, pois não?  O que faria o senhor?

No Sábado, começa o congresso do Partido Socialista (PS) e Antonio Costa abre com as. que diz terem sido, 5 lições da pandemia de COVID-19:

  1. A importância de ter um Estado Social Forte.
  2. A demonstração de que “às crises se responde com solidariedade e não com austeridade “.
  3. A importância de ter boas contas públicas.
  4. A Importância da União Europeia… e de uma resposta Europeia como são o PRR e o plano de distribuição de vacinas.
  5. Necessidade de acelerar reformas.

Uma vez mais Costa a apresentar a sua narrativa da forma que lhe convém… só que esta narrativa esconde muito mais do que revela!… Assim convinha perguntar sobre cada um destes pontos, estas e outras tantas perguntas:

  1. Ao falar num Estado Social Forte Antonio Costa ignorou o impacto negativo da redução da carga horaria para as 35 horas semanais… é verdade que este governo aumentou a despeça com o Estado… mas não dou como demonstrado que lhe tenha “aumentado a produção”!
  2. Quanto ao segundo… Costa ignora… ou omite… as famosas cativações… um Governo que orçamenta mas não implementa, numa espécie de austeridade camuflada que continua a esconder!
  3. Ai está!… Boas contas publicas!… é verdade Sr. Primeiro Ministro… mas estas boas contas publicas produziram-se dizendo uma coisa e fazendo outra… outra vez o tema da austeridade camuflada!
  4. Faltou falar dos erros crassos na contratualização das compras para a União Europeia que nos atrasaram o plano de vacinação para lá do razoável!… Pelos vistos o UK não precisou da UE para fazer melhor!
  5. Aqui estamos de acordo… mas temo que as suas reformas signifiquem mais despesa… e por isso mais impostos! Quando deveriam significar, exactamente, o contrário!

Resumindo, um discurso eficaz, no seu publico… que compra (ou prefere comprar) a sua narrativa… mas insuficiente fora da sua legião de acólitos!

No Domingo o JN o DN e a TSF trazem-nos a sondagem da Aximage para as autárquicas. Destaque para a mais que provável continuidade nas duas maiores cidades do país, com Medina a bater Moedas por 24 pontos e Rui Moreira a bater os dois candidatos de PS e PSD por 47 pontos percentuais!… Quer-me parecer que, a menos que algo de estranho se passe até lá, estas duas camaras não irão mudar de mãos… apesar da aposta forte do PSD em Lisboa!

A semana fecha com os números da pandemia a melhorarem, de novo, face a semana anterior, agora com uma incidência de 312,7 casos por 100 mil habitantes… mas com um R(t) que se começa a aproximar de 1. Espero, pois, que aí por baixo se mantenha!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/545_DGS_boletim_20210829.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: