A Semana em voo picado: uma semana sempre a melhorar!

Na segunda-feira acordamos num sobressalto futebolístico!… Doze dos clubes de futebol mais ricos do mundo (AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona,  Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e  Tottenham Hotspur) anunciam uma Superliga Europeia e abrem uma guerra com a UEFA!… Sobre este assunto convido a lerem o artigo de opinião que publiquei na semana passada: ver aqui1.

Mas segunda-feira, foi também o dia em que a generalidade do país avançou para a terceira, e penúltima, fase do desconfinamento… E digo a generalidade porque há quatro concelhos que recuam á fase anterior, 6 que não avançam e ainda 13 que avançam agora mas que ficam á espera de melhorar os números para que possam continuar a avançar para a última fase a 3 de Maio. 

Ainda na segunda feira ficamos a conhecer o resultado da sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com PS e PSD a cair e Chega e Bloco a mostrarem subidas significativas!… Apesar disto António Costa volta a surgir como o líder partidário com melhor imagem para os portugueses (3,3 Pontos numa escala de 1 a 5), seguido por Catarina Martins (3 pontos), sendo que todos os restantes líderes apresentam pontuações negativas. Por seu turno Marcelo Rebelo de Sousa, mantem uma avaliação muito positiva com 3,7 pontos. 

Na terça-feira atingimos, em Portugal, a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19… um marco importantíssimo na luta contra esta pandemia!… parabéns à task-force e ao seu coordenador o Vice-Almirante Gouveia e Melo.

No mesmo dia o jornal “Público” conta-nos que serão necessários mais cerca de 1.700 profissionais (mil enfermeiros, 140 médicos e 570 auxiliares) para que possamos reforçar o processo de vacinação e atingir as tão faladas 100 mil pessoas por dia!… Pois vamos a isso… é tempo de sermos rápidos!…

Na quarta-feira a Autoridade Europeia do Medicamento (EMA) emite um comunicado a recomendar o uso da vacina da Janssen, reconhecendo a ocorrência, muito rara, de efeitos adversos tromboembolicos, mas reconfirmando a analise risco-benefício da mesma2! Na sequência desta recomendação, Portugal mantem o plano de utilizar a mesma vacina sem restrições, como explica, o presidente o Infarmed, Rui Ivo: “Não há nenhuma razão para constrangimento da utilização das vacinas”. 

No mesmo dia Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force de vacinação, explicam que dada a maior disponibilidade de vacinas, a segunda fase do plano terá critérios mais alargados de modo a abranger mais pessoas. Assim, serão consideradas prioritárias, as pessoas com cancro activo, pessoas com situação de transplantação, pessoas com VIH, doenças neurológicas, doença mental, obesidade e diabetes tipo II! Por outro lado, explicam ainda que esta segunda fase corresponderá, também, a uma aceleração e que se espera que, até à terceira semana de Maio, todos os portugueses com mais de 60 tenham tomado a primeira dose da vacina… 

Na quinta-feira o governo entrega o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia tendo sido o primeiro estado-membro a fazê-lo!… A ver se somos igualmente rápidos a aplicar o mesmo plano, para que não percamos mais esta oportunidade! 

Na sexta-feira é publicada a sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC com o PSD a subir quatro pontos percentuais face a sondagem anterior (de 25% para 29%), enquanto o PS desce dois pontos (de 39% para 37%)!… Talvez o primeiro sinal de erosão mostrado pelo PS poucos dias depois dos desenvolvimentos no processo Marquês. Importa agora esperar, para ver se é uma queda circunstancial ou se se confirma nas próximas sondagens!

Ainda na sexta-feira os jornais contam que os partidos se estão a unir para criminalizar o enriquecimento ilícito!… Este não é um tema novo… na verdade há 15 anos que o mesmo é discutido no Parlamento… tendo, inclusivamente, sido aprovado por duas vezes…  sendo que, das duas, contou com o chumbo do Tribunal Constitucional. 

A mim parece-me obvia a necessidade de legislar sobre este tema… no entanto, temo que os partidos o estejam a fazer a quente e apenas para “eleitor ver”… o que não é, de todo, a forma aconselhável para o fazer… fiquemos atentos, pois! 

Ainda na sexta-feira a imprensa dá-nos conta de que uma sobrinha de José Sócrates está a preparar um processo para pedir a parte da herança, da mãe do ex-primeiro ministro, que tocaria ao seu pai!… Suprema ironia, que a história mirabolesca com que José Sócrates nos está a tentar convencer, possa ser usada contra ele desta forma!… Espetacular!

No sábado os movimentos independentes, candidatos a autarquias locais, mostraram-se satisfeitos com alteração da Lei Autárquica que havia sido aprovada por PS e PSD e que levantava um conjunto de dificuldades a estes movimentos. Também eu me junto a esta reacção, contra uma lei que já aqui havia denunciado como incompreensível e atentatória dos direitos destes cidadãos… os partidos são muito importantes, mas não são donos da democracia!

No plano internacional Joe Biden surpreende ao reconhecer o genocídio Arménio!… É o primeiro Presidente norte americano a fazê-lo mostrando coragem e marcando pontos para aqueles que gostam da verdade na política!… Well done Mr. President!

Domingo festejamos o 25 de abril… o “dia inicial inteiro e limpo” como o descreveu Sofia de Mello Breyner Andressen!… O dia de agradecer aos capitães que, naquela noite de 24 para 25 de abril de 1974, tiveram a coragem de avançar para uma aventura que, tinha tudo para correr mal, mas que nos devolveu a liberdade e a democracia!

As comemorações no parlamento foram, em meu entender, muito adequadas… e o discurso de Marcelo brilhante e certeiro!… Agregador, recusando radicalismos populistas e racistas, Marcelo evita os temas óbvios e concentra-se no essencial, um Portugal plural, diverso, imperfeito e nosso!…

No balanço semanal sobre a Pandemia de COVID-19, fechamos a semana com uma incidência de 72,1 novos casos por 100 mil habitantes e um R(t) de 0,99!… o que nos coloca de volta na zona verde da matriz de risco da DGS3… seguimos assim no bom caminho!

Uma boa semana para todos!

Gostou do que leu? Então, ajude-me a crescer seguindo este Blog e partilhando nas redes sociais!

#SemanaEmVooPicado; #PoliticaPortugal; #ActualidadePolitica; #SociedadePortugal; #DemocraciaParticipativa

  1. https://hugo-barbosa.com/2021/04/23/a-super-liga-da-vergonha/
  2. https://www.ema.europa.eu/en/documents/covid-19-vaccine-safety-update/covid-19-vaccine-safety-update-covid-19-vaccine-janssen-22-april-2021_en.pdf
  3. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/04/419_DGS_boletim_20210425_12h00.pdf

Publicado por Hugo Barbosa

Empenhado em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: